Frutas

Pitaya: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas

Por Alan Costa, em 27/10/2022

No geral, a Pitaya cai bem em preparações com iogurte, na elaboração de geleias e na salada de frutas. Na forma congelada, vira um saboroso picolé natural.

A Pitaya parece ser segura, no entanto, as pessoas podem desenvolver uma reação alérgica em alguns casos raros. Além de tudo, a Pitaya, também é conhecida como fruta dragão cresce no cacto de Hylocereus , também conhecido como a Rainha de Honolulu, cujas flores só abrem de noite.

 

Pitaya: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas

 

A planta é nativa do sul do México e da América Central. Hoje, cresceu em todo o mundo. Ele passa por muitos nomes, incluindo Pitaya , pitahaya e pera de morango.

Os dois tipos mais comuns têm uma pele brilhante e vermelha com escamas verdes que se assemelham a um dragão – daí o nome. A variedade que está mais disponível é a polpa branca com sementes pretas.

A variedade menos comum possui polpa vermelha com sementes pretas. Outra variedade tem pele amarela e polpa branca com sementes pretas. É referido como Pitaya amarelo.

A Pitaya pode parecer exótica, mas seus sabores são semelhantes a outras frutas. Seu sabor foi descrito como uma cruz ligeiramente doce entre um kiwi e uma pera. Então, confira agora uns dos principais Benefícios da Pitaya para saúde:

Valor Nutricionais da Pitaya

 A Pitaya contém pequenas quantidades de vários nutrientes e é uma boa fonte de vitamina C e ferro. Aqui estão os fatos de nutrição para uma porção de 3,5 onças, ou 100 gramas:

  • Calorias: 52;
  • Proteína: 1,1 grama;
  • Gordura: 0,4 gramas;
  • Carboidratos: 11 gramas;
  • Fibra: 3 gramas;
  • Vitamina C: 34% da RDI;
  • Ferro: 10,6% do RDI;
  • Tiamina: 2,7% da RDI;
  • Riboflavina: 2,9% da RDI.

Dada a alta quantidade de fibra e vitamina C, bem como o conteúdo extremamente baixo em caloria, pode ser considerado uma fruta altamente nutriente e densa.

Propriedades da Pitaya

Apesar de pouco consumida, a Pitaya é um ótimo alimento, rico em diversos nutrientes e minerais essenciais para o nosso organismo.

Então, confira melhor os benefícios da Pitaya e entenda por que essa peculiar fruta cor de rosa ganhou tanta fama nos últimos tempos:

 

Propriedades da Pitaya

 

Benefícios da Pitaya para saúde

Benefícios da Pitaya para saúde

Para Prevenir o Câncer: 

Pode parecer bastante extravagante, mas estudos mostraram que a Pitaya tem a capacidade de conter a multiplicação de células cancerígenas perigosas.

Pitaya é rica em uma enzima chamada de licopeno, além da vitamina C e do caroteno essenciais, que é dito ter qualidades anti-cancerígenas.

Eles juntos ajudam a prevenir a formação de tumores. Além disso, as cascas da Pitaya estão cheias de polifenóis, produtos químicos que podem nos proteger de certos tipos de câncer.

Para Acelerar a Perda de Peso: 

Existem duas substâncias importantes na polpa da Pitaya: a tiramina – que atua na inibição do apetite e o glucagon – que provoca sensação de saciedade e inibe o desejo por doces.

Para Prevenir Doenças no Estômago: 

A Pitaya pode ajudar a curar várias doenças do estômago, como indigestão e constipação sem prejudicar você. A Pitaya é rica em fibras e tem alto teor de água, o que o torna ideal para pessoas que sofrem de constipação.

Eles ajudam a melhorar os movimentos intestinais do nosso corpo, facilitando a passagem adequada de alimentos digeridos através do trato.

A fibra presente também ajuda a aumentar as fezes, auxiliando ainda mais no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável.

Para Melhorar a Visão: 

Aqueles que se queixam de visão embaçada e dor na parte de trás dos olhos devem incluir Pitaya em seu dia a dia. A Pitaya é uma benção para os seus olhos – cortesia da presença de beta-caroteno e outros pigmentos essenciais da planta.

Esses elementos podem proteger nossos orbes preciosos dos efeitos nocivos dos radicais livres, prevenindo ainda mais doenças oculares como catarata e degeneração macular.

Para Manter o Coração Saudável

O consumo da Pitaya ajuda a manter o coração em ótimo estado e em pleno funcionamento, bem como minimiza os riscos de desenvolver quadros de hipertensão e de outras patologias cardiovasculares.

Para Prevenir o Diabetes: 

Sua considerável concentração de fibras auxilia na estabilização dos níveis de açúcar no sangue, bem como inibe os picos exagerados no índice glicêmico que ocorrem após o consumo de alimentos muito doces.

Para Fortalecer o Sistema Imunológico: 

A Pitaya é um verdadeiro impulso no sistema imunológico, pois é rica em vitamina C, uma das substâncias mais ativas no fortalecimento da defesa natural do organismo.

 

Benefícios da Pitaya para saúde

 

Para Acabar com a Prisão de Ventre: 

Para quem sofre com episódios regulares de prisão de ventre, a Pitaya pode servir como um bom remédio natural, pois é composta por um alto teor de fibras, que induzem os movimentos intestinais.

Para Melhorar o Funcionamento do Cérebro: 

Sem dúvida, o cérebro mantém a posição superior na lista de órgãos vitais no corpo. Portanto, o seu bom funcionamento é mais essencial para o bom funcionamento do resto dos nossos órgãos.

A Pitaya, com a capacidade de aumentar a produção de RBC no corpo, contém vitaminas e minerais essenciais que podem proteger nosso cérebro precioso de qualquer dano.

Esses nutrientes também promovem a função nervosa saudável, aumentando ainda mais a nossa função cerebral.

Para Tratar Transtornos Respiratórios: 

Distúrbios respiratórios, como a asma ou a tosse, causados ​​pela gripe comum pode ser irritante para lidar diariamente. Sério, quem gosta de um nariz bloqueado ou respiração incomodada que geralmente chega com a temporada de inverno?

A solução é vitamina C, meu amigo. E a Pitaya, sendo super-alta neste nutriente essencial, automaticamente se qualifica para ser a escolha mais confiável para superar distúrbios respiratórios. Além disso, a vitamina C também pode manter as infecções vagabundas à distância.

Como Comer a Pitaya

Embora pareça intimidante, a Pitaya é realmente muito fácil de comer. Veja como comer a Pitaya:

  • Selecione um fruto maduro com uma cor vermelha brilhante, uniformemente colorida, que cede ligeiramente quando espremido.
  • Use uma faca afiada e corte diretamente a Pitaya, cortando-a pela metade.
  • Você pode usar uma colher para comer a Pitaya fora da pele.
  • Você também pode descascar a pele e cortar a Pitaya em pequenos pedaços.

Ideias Para Servir Pitaya

  • Basta cortá-lo e comê-lo.
  • Cortá-lo em pedaços pequenos e topo com iogurte grego e nozes picadas.
  • Inclua-o em uma salada.

 

Ideias Para Servir Pitaya

 

Como Plantar e Cultivar a Pitaya

A fábrica de Pitaya é realmente um cacto de escalada e precisa de apoio para escalar, geralmente, à medida que a planta se torna madura, forma raízes aéreas dos galhos e encontra algo para escalar. Então, é melhor se você estiver crescendo, procure algo para apoiar sua planta.

A Pitaya é uma planta sub-tropical, adora calor e sol, mas é melhor plantá-la em um local que permanece seco e recebe apenas sol parcial.

Se você está vivendo em um clima mais temperado ou se você é um jardineiro urbano e não tem muito espaço, cresça a Pitaya no pote, é bastante fácil de cultivar e se adapta bem em recipientes.

Em pote, você pode se mover e passar o inverno para economizar de geadas, pois a planta de Pitaya pode sobreviver apenas um curto período de temperatura de congelamento (abaixo de 28 F é prejudicial) e geada.

Efeitos Adversos

No geral, a Pitaya parece ser segura. No entanto, as pessoas podem desenvolver uma reação alérgica em alguns casos raros. Em dois casos, mulheres sem história de alergias alimentares desenvolveram reações anafiláticas após o consumo de uma mistura de frutas que continha Pitaya.

Os testes confirmaram que tinham anticorpos contra ele. Estas são as duas únicas reações alérgicas relatadas neste momento, mas muitas outras pessoas podem ser alérgicas à Pitaya sem saber disso. Gostou do artigo? Se você gostou, temos muito mais. Então, veja outros benefícios da Pitaya para sua saúde:

Sair da versão mobile