Nutrição

Pequi engorda ou emagrece? como consumir, benefícios, malefícios e dicas

Por Alan Costa, em 21/11/2022
pequi emagrece ou engorda

Pequi engorda ou emagrece? como consumir e benefícios. O Pequi engorda ou emagrece é uma duvida em que muitas pessoas tem pois ele é uma fruta típica do cerrado brasileiro, muito utilizada na culinária das regiões Nordeste e Centro-Oeste e também no Norte de Minas Gerais. Além disso, a medicina popular atribui uma série de usos.

O nome pequi significa “pele espinhenta” e se deve à característica do seu caroço, que é cheio de espinhos. Ele é um fruto do tamanho de uma maçã com a casca verde, mas no seu interior há uma semente revestida por uma polpa amarela e macia, que é a parte comestível desse alimento.

 

Pequi engorda ou emagrece? como consumir, benefícios, malefícios e dicas

Valor nutricional do pequi

O Pequi possui uma rica composição nutricional, que pode fazer muito bem à nossa saúde. Entre os seus nutrientes podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C, minerais como cobre, sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo.

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g da polpa de pequi:

Quantidade em 100 g de pequi
Energia: 203 kcal
Proteína 60,0 g Vitamina C 40 mg
Carboidratos 230 g Potássio 2000 mg
Gordura Totais 55 g Fósforo 1400 mg
Gorduras Saturadas 21,7 g Sódio 500 mg
Vitamina B2 (riboflavina) 1,8 mg Ferro 18 mg
Vitamina B1 (tiamina) 1,6 mg Cobre 2 mg
Vitamina A (retinol)  20 mg Magnésio 300 mg

Benefícios do Pequi para saúde

Benefícios do Pequi para saúde

1. Contem efeitos anti-inflamatórios:

 Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. Além disso, ele é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios.

2. Saúde digestiva: 

A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e ele não é excepção. Os altos níveis de fibra ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia.

No entanto, a fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol “ruim” do seu sistema, melhorando ainda mais sua saúde cardíaca.

3. Tratar asma: 

Além disso, o pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

4. Saúde do Coração:

O Pequi tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e protege o nosso coração.

Oleico, linoleico e ácido esteárico são encontrados no fruto, que tudo melhorar os efeitos oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, assim, proteger os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.

5. Anti-Flamatórios:

Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de Pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no Pequi.

Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

6. Para Pele:

O óleo de Pequi pode ser extraído das nozes sementes dentro do mesocarpo da fruta Pequi. Este óleo essencial é frequentemente incluído em Shampoo e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também.

Além disso, o elevado teor de tocoferol e de vitamina A em Pequi significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos.

7. Proteção da visão:

O pequi é uma boa fonte de vitamina A por ser rico em carotenoides, substâncias que são precursoras desse nutriente. além disso, Eles atuam principalmente como antioxidantes nos olhos, prevenindo a degeneração macular e a catarata que geralmente são causadas por radicais livres.

Os carotenóides presentes neste alimento são caroteno, licopeno, criptoxantina, zeaxantina, luteína e neoxantina. Dentre eles, a luteína é o composto mais importante que atua na estrutura do olho.

Além dos benefícios acima, assista o vídeo abaixo e confira outros Benefícios do Pequi Para saúde!

Outros benefícios do pequi

Pequi engorda ou emagrece?

Pequi engorda ou emagrece?

Sim, o pequi engorda com base nos valores nutricionais citados anteriormente, podemos ver que que, chegando a 205 calorias somente em 100 gramas da fruta.

Deve ser consumida com moderação, pois a partir desses dados. Devido a essa riqueza nutricional, ele é conhecido no Norte de Minas Gerais e em algumas outras localidades como a “carne dos pobres”.

Algumas pessoas que vivem em regiões do Brasil onde é comum, encontrado com facilidade, costumam utilizar seu óleo no preparo das receitas.

Embora seja uma “gordura boa”, de origem vegetal, com propriedades semelhantes ao azeite extra-virgem, seu consumo exagerado vai alterar consideravelmente os ponteiros da balança para cima.

Para os consumidores da fruta e seus derivados, que ainda tinham dúvidas se pequi engorda ou emagrece, está esclarecido que, por ser uma fruta calórica, o consumo exagera de pequi engorda mesmo.

Quais os malefícios do pequi?

O pequi não tem contraindicações. No entanto, por seu alto valor calórico, principalmente do óleo, o ideal é que pessoas com sobrepeso ou que querem emagrecer o consumam com moderação, caso o consumo seja em consumido de forma exagerada o pequi engorda.

Receita de Pequi ao molho

Receita de Pequi ao molho

Ingredientes:

  • 1 kg pequi,
  • 1 xícara de café de azeite extra virgem,
  • 1 pimenta verde fresca,
  • 3 dentes de alho amassados,
  • 1 cebola pequena picada.

Modo de Preparo:

  1. Leve uma panela ao fogo com o azeite e doure a cebola e o alho. Quando dourados, acrescente o pequi e refogue por alguns minutos.
  2. Quando começar a agarrar o fundo da panela, acrescente a pimenta e água quente até cobrir, ajuste o sal e deixe cozinhar por uns 30 a 40 min. Se necessário vá pingando água quente. Fica um caldo grosso.
  3. Sirva acompanhado de frango e Arroz Cristal.
Sair da versão mobile