Doenças

Penfigoide Bolhoso – O que é, Causas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 10/07/2017 (atualizado em 05/11/2019)
Penfigoide Bolhoso

Penfigoide Bolhoso – O que é, Causas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Penfigoide Bolhoso é uma condição de pele rara que causa grandes bolhas cheias de líquido. As bolhas se desenvolvem em áreas de pele que geralmente se flexionam, como a parte inferior do abdômen, parte superior das coxas ou axilas. O Penfigoide Bolhoso é mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Penfigoide Bolhoso ocorre quando seu sistema imune ataca uma fina camada de tecido abaixo da sua camada externa de pele. A razão para esta resposta imune anormal é desconhecida, embora às vezes possa ser desencadeada por tomar certos medicamentos. Então, confira agora Penfigoide Bolhoso – O que é, Causas e Tratamentos:

Principais Sintomas: A principal característica do Penfigoide Bolhoso é a aparência de grandes bolhas que não se quebram facilmente quando são tocadas. O fluido dentro das bolhas geralmente é claro, mas pode conter algum sangue.

pele ao redor das bolhas pode parecer normal, avermelhada ou mais escura do que o normal. Algumas pessoas com Penfigoide Bolhoso desenvolvem eczema ou rash em forma de colmeia em vez de bolhas.

Na maioria dos casos, as bolhas aparecem na parte inferior do abdômen, virilha, parte superior das coxas e braços. As bolhas são muitas vezes localizadas ao longo de vincos ou dobras na pele, como a pele no lado interno de uma articulação.

As áreas afetadas da pele podem ser muito pruriginosas. Você também pode desenvolver bolhas ou feridas na boca. Se as mucosas dos seus olhos e boca são principalmente onde suas bolhas estão concentradas, esse tipo de condição é chamado Penfigoide Bolhoso. Se você desenvolver bolhas em seus olhos, é mais provável que você tenha cicatrizes. Esta condição requer um diagnóstico e tratamento imediatos.

Principais Causas: A causa do Penfigoide Bolhoso não é bem compreendida. As bolhas ocorrem devido a um mau funcionamento em seu sistema imunológico. O sistema imunológico do seu corpo normalmente produz anticorpos para combater bactérias, vírus ou outras substâncias estranhas potencialmente nocivas. Por razões que não são claras, o corpo pode desenvolver um anticorpo para um tecido específico em seu corpo.

Em Penfigoide Bolhoso, o sistema imunológico produz anticorpos contra as fibras que conectam a camada externa da pele (epiderme) e a próxima camada de pele (derme). Esses anticorpos desencadeiam inflamação que produz as bolhas e prurido de Penfigoide Bolhoso.

Complicações: Se as bolhas quebradas se tornam infectadas, isso pode levar à sepse – uma infecção sanguínea potencialmente fatal que afeta todo o seu corpo. É mais provável a ocorrência de sepsis em adultos mais velhos que geralmente estão em baixa saúde. Formas raras de Penfigoide Bolhoso bolhoso envolvendo as mucosas da boca ou olho podem levar a cicatrizes.

Tratamento: Os objetivos do tratamento com Penfigoide Bolhoso são ajudar a curar a pele o mais rápido possível e aliviar a coceira. Seu médico provavelmente irá prescrever uma combinação de drogas que inibam as atividades do sistema imunológico que causam inflamação. Esses medicamentos podem incluir:

Corticosteroides: O tratamento mais comum é a prednisona, que vem em forma de pílula. Mas o uso a longo prazo pode aumentar seu risco de ossos fracos, diabetes, pressão alta, colesterol alto e catarata. A pomada de corticosteroides pode ser esfregada na pele afetada e causa menos efeitos colaterais.

Drogas que Suprimem o Sistema Imunológico: Essas drogas inibem a produção de células brancas do sangue de seu corpo contra a doença. Exemplos incluem azatioprina (Azasan, Imuran) e micofenolato de mofetil (CellCept). Os imunossupressores são frequentemente usados ​​para ajudar a reduzir a dosagem de prednisona que você pode precisar.

Outras Drogas que Combatem a Inflamação: Outros medicamentos com propriedades anti-inflamatórias podem ser usados ​​sozinhos ou com corticosteroides. Exemplos incluem metotrexato (Trexall), um fármaco de artrite reumatóide; Tetraciclina, um antibiótico; E dapsona (Aczone), um tratamento de hanseníase.

Sair da versão mobile