Bulas e Remédios

Pantoprazol – para que serve, como tomar e contraindicações!

Por Alan Costa, em 09/08/2018 (atualizado em 07/02/2024)
Pantoprazol

O pantoprazol é um inibidor da bomba de prótons que diminui a quantidade de ácido produzido no estômago. Este medicamento é utilizado no tratamento da esofagite erosiva (lesões no esófago causadas pela doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE ) em adultos e crianças com pelo menos 5 anos de idade.

Além disso, ele  é geralmente administrado por até 8 semanas de cada vez, enquanto o esôfago cicatriza ele também é usado para tratar a síndrome de Zollinger-Ellison e outras condições que envolvem excesso de ácido estomacal.

pantoprazol

Para que serve pantoprazol:

O pantoprazol possuí tanto características anti-ulcerosas quanto característica de remédio anti-ácido, e serve para tratar de problemas do estômago. Além disso, ele ajuda à aliviar problemas como a gastrite , que é um problema que ocorre muito nas pessoas, podendo ajudar tanto na gastrite aguda como também pode auxiliar contra a gastrite que se torna crônica.

Assim ele impede inflamações que ocorrem no estômago e que ocorrem no inicio do nosso intestino, que se tornam um grande desconforto para que as possuí. O medicamento também pode curar possíveis lesões que podem ocorrer no estômago, que acontecem principalmente pelo mal uso de medicamento que lutam contra a inflamação estomacal, assim dizendo anti-inflamatórios.

Esses anti-inflamatórios não são considerado hormonais, por conta disso o remédio pantoprazol pode ajudar no tratamento dos problemas que ele pode causar ao nosso estômago.

Precauções antes de tomar pantoprazol:

Azia pode imitar os primeiros sintomas de um ataque cardíaco. Obtenha ajuda médica de emergência se tiver dor no peito que se espalhe no maxilar ou no ombro e se sinta ansioso ou tonto.

  • Você também toma remédio que contém Rilpivirina;
  • Você é alérgico a pantoprazol ou medicamentos similares (lansoprazol, omeprazol, Nexium, Prevacid, Prilosec e outros).

Informe o seu médico se você já teve:

  • Baixos níveis de magnésio no sangue;
  • Lupus ;
  • Osteoporose ou baixa densidade mineral óssea.

Você pode estar mais propenso a ter um osso quebrado ao usar o pantoprazol. Converse com seu médico sobre maneiras de manter seus ossos saudáveis, especialmente se você for um adulto com mais de 50 anos.

como tomar pantoprazol

Como devo usar o pantoprazol?

Tome pantoprazol exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição e leia todos os guias de medicação ou instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Use a dose mais baixa pelo menor tempo necessário para tratar sua condição. Além disso, o pantoprazol é tomado por via oral (oral) ou administrado por perfusão numa veia (injeção). Um profissional de saúde pode ensinar você a usar a injeção adequadamente por conta própria. Além disso, os comprimidos são tomados por via oral, com ou sem alimentos. Os grânulos orais devem ser tomados 30 minutos antes de uma refeição. Não esmague, mastigue nem quebre e Engula tudo.

O que acontece se eu perder uma dose de pantoprazol?

Use o pantoprazol o mais rápido possível, mas pule a dose se estiver quase na hora da próxima dose. Não use duas doses ao mesmo tempo.

O que devo evitar ao usar o pantoprazol?

Pantoprazol pode causar diarreia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Portanto, se você tem diarreia que é aguada ou sangrenta, chame seu médico. Não use medicamentos anti-diarreia , a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.

 Efeitos colaterais de pantoprazol:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao pantoprazol: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Portanto, ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

  • Dor de estômago severa, diarreia que é aguada ou sangrenta;
  • Dor nova ou incomum no pulso, no quadril ou nas costas;
  • Hematomas ou inchaço em que o pantoprazol intravenoso foi injetado;
  • Sintomas novos ou agravantes de lúpus – dor nas articulações ou inchaço com uma erupção cutânea nas bochechas ou nos braços (piora ao sol);
  • Problemas renais – urinar menos que o habitual, sangue na urina, inchaço, ganho de peso rápido ;
  • Sintomas de magnésio baixo – tontura, batimentos cardíacos irregulares, sensação de nervosismo, cãibras musculares, espasmos musculares, tosse ou sensação de asfixia;
  • Sintomas de baixa vitamina B – fraqueza muscular, batimentos cardíacos irregulares, sensação de tontura ou falta de ar, pele pálida, cansaço, alterações de humor, dormência ou formigamento nos braços e pernas.

Tomar pantoprazol em longo prazo pode levar ao desenvolvimento de tumores do estômago chamados pólipos da glândula fúndica. Portanto, converse com seu médico sobre este risco.

Os efeitos colaterais comuns do pantoprazol podem incluir:

  • Dor de cabeça , tontura;
  • Dor de estômago , gás, náusea , vômito , diarreia;
  • Febre, erupção cutânea ou sintomas de resfriado (mais comum em crianças).

Que medicamentos afetam o pantoprazol?

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos. Alguns podem interagir com o pantoprazol, especialmente:

  • Digoxina;
  • Metotrexato;
  • Um diurético ou “pílula de água”.
pantoprazol

Está lista não está completa. Além disso outros medicamentos podem afetar o pantoprazol, incluindo medicamentos sujeitos a receita médica e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações medicamentosas possíveis estão listadas aqui.

Outras Informações:

Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use pantoprazol apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.

Sair da versão mobile