Benefícios dos nutrientes

7 benefícios da niacina para saúde!

Por Alan Costa, em 19/04/2014 (atualizado em 04/09/2020)

A niacina, também é conhecida como vitamina B3, que auxilia muitos processos metabólicos diferentes no corpo. Ela funciona através do fornecimento de energia em um nível celular e por manter a saúde celular, o que é essencial para praticamente todos os processos dentro do corpo.

Benefícios:

1. Circulação e saúde do coração:

Quando você come alimentos que contêm niacina, você pode prevenir doenças do coração e manter uma boa circulação. Ela pode diminuir os níveis do colesterol e prevenir o colesterol que se deposita nas artérias e no fígado. Além disso, evita que a aterosclerose, que é uma condição que pode impedir a circulação sanguínea adequada.

2. Prevenção da diabetes:

Algumas pesquisas ainda estão tentando identificar o porquê, mas eles estão começando a descobrir que a diabetes pode ser afetada pelo consumo de niacina. Algumas pessoas têm sido capazes de atrasar a sua necessidade de insulina suplementar usando niacina como um complemento.

3. Musculares e articulares:

Aumenta a força do seus músculos e também reduz a dor e fadiga nos músculos e articulações. A pesquisa preliminar revelou que a niacina pode melhorar a mobilidade articular em pessoas com osteoartrite, diminuindo a necessidade de medicamentos anti-inflamatórios.

4. Benefícios digestivos:

Comer alimentos saudáveis não é benéfico, a menos que os nutrientes são absorvidos pelo sistema digestivo. A niacina ajuda na absorção de nutrientes, de modo que você possar recebe as proteínas, carboidratos e gorduras que são necessários para uma ótima saúde.

Deve notar-se, contudo, que doses elevadas de niacina pode ter problemas digestivos, tais como náuseas e refluxo do ácido. Tomando niacina antes de dormir com um lanche leve pode impedi de aparecer esses sintomas digestivos.

5. Hormônios:

Pode equilibrar os níveis hormonais no organismo, o que pode ter inúmeros benefícios à saúde. Ajuda a regular os hormônios sexuais e completando com alimentos ricos em niacina pode ajudar a melhorar a vida sexual.

6. Cérebro:

Uma pesquisa descobriu que os níveis elevados da niacina na dieta pode ser associado com um menor risco da perda de memória e doença de Alzheimer.

7. Aumento da energia:

Funciona dentro do corpo melhorando os níveis de energia, em parte, porque ajuda o corpo a atingir a absorção de nutrientes ideais. Quando o corpo está recebendo os nutrientes que são necessários, você vai se sentir mais enérgico, porque tudo está funcionando normalmente.

Cuidados:

Apesar da niacina ser essencial para a função do corpo, mais pode ter efeitos secundários graves. Demasiada a niacina pode causar algo chamado “niacina rubor”, que faz com que a pele do rosto e no peito fique vermelha. Doses excessivas de niacina também pode causar problemas no fígado e úlceras estomacais.

A niacina também pode interferir com alguns medicamentos como aspirina, antibióticos, diluentes de sangue, drogas para baixar o colesterol, e medicamentos para baixar a pressão arterial. Não deixe de consultar o seu médico antes de suplementar com niacina.