Nutrição

Aspargos: quais são os benefícios? como usar (com receitas)

Por Alan Costa, em 22/03/2014 (atualizado em 11/04/2024)

O aspargo é um alimento que merece destaque na dieta, já que é pouco calórico e altamente nutritivo, trazendo vitaminas e fibras.

O aspargo é rico em ácido fólico, betacaroteno, magnésio, manganês, fósforo, fibras e vitamina C, B e K. Além disso, possui ação diurética e auxilia no combate aos radicais livres. Aqui estão nove razões para voce adicionar o aspargos em sua dieta.

aspargos e seus beneficios

O que são espargos?

Espargos (Asparagus) cientificamente conhecido como Asparagus officinalis, é uma erva perene, unissexual, nativa da Europa e Ásia e hoje amplamente cultivada. As folhas são escamosas e o caule é ereto, multi-ramificado, com até 3m de altura. Os caules aéreos ou lanças que surgem dos rizomas são utilizados como vegetal. A raiz tem sabor carnudo e, em menor grau, é comumente utilizada para fins medicinais.

Valor nutricional

Aqui estão as informações nutricionais de uma xícara (135 g) de aspargos crus :

  • Calorias
  • Proteína
  • Gordura
  • Fibra
  • Potássio
  • Vitamina C
  • Vitamina K
  • Folato

Quais são os benefícios do aspargo?

benefícios do aspargo

A seguir veja os principais benefícios do aspargo para saúde são:

1. É um excelente anti-inflamatório

Aspargos não só tem o gosto delicioso, mas também é uma maravilhosa fonte de nutrientes para um corpo saudável e mente. Aspargos contém muitos nutrientes anti-inflamatórios, tais como saponinas e os flavonoides quercetina, rutina, laempferol e isoramnetina, que todos ajudam a combater a artrite, asma e doenças autoimunes.

2. É um poderoso antioxidante

A glutationa, encontrado em aspargos, contém três aminoácidos (ácido glumatic, glicina e cisteína) que se combinam numa molécula que serve como um agente de oxidação-redução poderoso no nosso corpo.

Juntamente com os antioxidantes da vitamina C, vitamina A (beta-caroteno), zinco, manganês e selênio, o glutationa em espargos luta contra os radicais livres que causam envelhecimento e “oxidação celular.

3. Atua na prevenção do câncer

É bem conhecido que a inflamação crónica e de oxidação das células do corpo que podem conduzir a uma variedade de vários tipos de câncer.

Com suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aspargo é um lutador forte contra câncer na bexiga, mama, cólon, pulmão, próstata, ovário e outros tipos de câncer.

4. Mantém a saúde do coração

O folato, uma vitamina do complexo B, é essencial para um sistema cardiovascular saudável e é encontrado em abundância em Aspargos.

Em primeiro lugar, é envolvida em um evento bioquímico chamado o ciclo de metilação, o que permite a transcrição adequada de ADN, a transformação de norepinefrina a adrenalina e a transformação da serotonina para a melatonina.

Em segundo lugar, o folato regula o aminoácido homocisteína, que em níveis elevados pode ser um fator de risco forte na doença cardíaca. E, finalmente, vitaminas do complexo B, como a colina, biotina e ácido pantotênico produz os nossos níveis de açúcar no sangue de forma eficaz, metabolizando os açúcares e amidos.

5. Previne defeitos congênitos

Folato também é essencial para a divisão celular adequada. Porções saudáveis de aspargos pode impedir uma deficiência de folato, que tem sido associada a defeitos de nascimento como a espinha bífida (um defeito congênito em que a medula espinhal é exposta através de uma abertura na coluna vertebral).

6. É um ótimo diurético

O aminoácido asparagina, encontrado em aspargos, é um diurético eficaz e tem sido historicamente usado para tratar inchaço, artrite, reumatismo, e retenção de água causada pela TPM.

7. Ajuda na dieta e na digestão

A inulina, um carboidrato em aspargos, incentiva o crescimento de bifidobactérias e lactobacilos, duas bactérias que aumentam a absorção de nutrientes, e diminui o risco de alergia e câncer de cólon, e ajudar a evitar bactérias hostis de tomar posse em nosso trato intestinal.

A fibra saudável e o teor de proteína de aspargos estabiliza a nossa digestão, inibe excessos, mantém uma baixa quantidade de açúcar no sangue e previne a constipação. E, finalmente, uma xícara de aspargos também contém apenas 43 calorias.

8. Rico em vitamina K

Aspargos é uma excelente fonte de vitamina K (proporcionando 114% da RDA em um copo), o qual é necessário para a síntese da osteocalcina, uma proteína que fortalece a composição dos ossos. Além disso, a vitamina K impede acúmulo de cálcio no nosso tecido que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

9. Rico em vitamina C

Tal como mencionado acima, Aspargos contém uma dose da vitamina C antioxidante forte (mais de 30% da RDA). Outros benefícios de saúde associados com a vitamina C são uma menor pressão sanguínea, o sistema imunológico saudável, e a resistência a doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular.

10. Um afrodisíaco

Os espargos também são frequentemente associados a propriedades afrodisíacas , mas seu efeito na saúde sexual não está comprovado cientificamente. A ideia de que os espargos podem melhorar o desempenho sexual ou a libido provavelmente decorre do seu alto teor de nutrientes, que pode contribuir para o bem-estar geral e a vitalidade.

Dicas para incluir aspargos na dieta

Existem várias maneiras deliciosas de incluir aspargos em sua dieta. Aqui estão algumas ideias:

Cozido no vapor ou fervido: Cozinhe no vapor ou ferva os aspargos até que estejam macios, mas ainda crocantes. Tempere com um pouco de sal, pimenta e um fio de azeite para um acompanhamento simples e saudável.

Espargos assados: Misture os espargos com azeite, sal e pimenta e leve ao forno até ficarem ligeiramente caramelizados e crocantes.

Grelhado: Grelhar aspargos adiciona um sabor defumado. Pincele as lanças com azeite, tempere com sal e pimenta e grelhe até ficarem com marcas de grelha e macias.

Frito: Outra excelente opção é refogar os aspargos junto com outros vegetais e a proteína de sua preferência, sugere o especialista. A textura crocante dos aspargos funciona bem em pratos salteados.

Sopa de espargos: Misture aspargos cozidos no vapor com caldo de frango ou vegetais, cebola e um toque de creme para fazer uma sopa cremosa de aspargos.

Saladas: Adicione aspargos às saladas para adicionar um elemento crocante. Você pode combiná-lo com uma mistura de verduras, tomate cereja e um leve molho vinagrete.

Receita caseira de aspargos ao molho de limão e parmesão:

Ingredientes:

  • 2 maço de aspargos
  • 1 colheres de sopa de manteiga
  • 1 dentes de alho bem picados
  • 1 Limão-taiti
  • 3 xícaras de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  • Lave os aspargos e corte as pontas grossas.
  • Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio.
  • Adicione o alho picado e refogue por cerca de 1 minuto.
  • Adicione os aspargos à frigideira e cozinhe por cerca de 5-7 minutos, mexendo ocasionalmente, até que fiquem macios.
  • Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Adicione o suco de limão e mexa bem.
  • Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima dos aspargos e deixe derreter.
  • Sirva os aspargos ao molho de limão e parmesão quentes e aproveite!

Efeito colaterais dos Espargos

Os espargos são reconhecidos como seguros para consumo humano. Evite tomar doses superiores às encontradas nos alimentos, pois a segurança e a eficácia não foram estabelecidas.
As gestantes precisam ter cuidado ao usar Espargos, pois podem causar distúrbios endócrinos no organismo da mãe. Embora o extrato dos espargos tenha efeitos na fertilidade, na verdade é a causa do desequilíbrio hormonal em mulheres grávidas.
Atualmente, não existem muitos estudos que comprovem os efeitos terapêuticos dos Espargos em humanos. Portanto, ao utilizar Espargos para outros fins que não os alimentares, é necessário consultar um médico.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7022954/

Sair da versão mobile