Doenças

Os 8 Principais Sintomas do Tétano!

Por Osmar da Costa Junior, em 27/06/2017 (atualizado em 11/11/2019)

Os Principais Sintomas do Tétano que todos devem ficar atentos. Além disso, o Tétano é uma doença infecciosa e não contagiosa, causada pela toxina da Clostridium tetani – uma bactéria gram-positiva e anaeróbica, que penetra no organismo via lesões da pele e provoca espasmos nos músculos voluntários, principalmente os do pescoço, sendo que os músculos respiratórios podem ser atingidos, causando a morte por asfixia. Então, confira Os 8 Principais Sintomas do Tétano:

O que é Tétano: Tétano é uma grave doença bacteriana que afeta o sistema neurológico e que, entre outras complicações, pode levar inclusive à morte.

Sintomas de Tétano: O tempo entre a infecção e os primeiros sinais dos sintomas é geralmente de uma a três semanas. O período de incubação da bactéria é de, em média, sete a oito dias.

  • Espasmos e rigidez no maxilar
  • Rigidez nos músculos do pescoço e da nuca
  • Rigidez nos músculos do abdômen
  • Espasmos corporais que provocam dor e duram por vários minutos, geralmente causados por sons altos, toque físico e sensibilidade à luz
  • Febre
  • Sudorese
  • Hipertensão
  • Batimentos cardíacos acelerados

Como Prevenir o Tétano: A principal forma de prevenção do Tétano é através da vacinação. Todas as crianças devem receber uma vacina tríplice contra a doença. Após os 5 anos de idade a criança também pode tomar a vacina dupla, contra Tétano e difteria.

A vacina dupla também é indicada para adultos e pode ser tomada em postos de saúde. Doses de reforço devem ser tomadas a cada 10 anos para garantir a eficiência.

Outra medida importante de prevenção contra o Tétano é limpar sempre muito bem com água e sabão qualquer tipo de ferimento, desta forma fica dificultada a penetração da bactéria. Recomenda-se ainda manter a carteirinha de vacinação em dia e realizar consultas periódicas a um médico.

Tratamento do Tétano: Este é feito basicamente através do uso de antibióticos e de relaxantes musculares. O paciente deve permanecer em um ambiente agradável, de penumbra e sem muitos estímulos.

É constantemente realizada a limpeza dos ferimentos e também se aplica no indivíduo um soro antitetânico. O Tétano é uma doença grave que quando não recebe o devido tratamento pode levar à morte. A pessoa necessita de internação e o tratamento pode durar até mesmo 15 semanas.

Sair da versão mobile