Doenças

Os 7 Sintomas de Artrose que Muitos Ignoram

Por Alan Costa, em 28/06/2017 (atualizado em 11/11/2019)

Os 7 Sintomas de Artrose que Muitos Ignoram são muitos importantes para a saúde. Além disso, a Artrose é uma doença na qual ocorre uma degeneração e frouxidão da articulação, o que causa sintomas como inchaço, dor e rigidez nas juntas e dificuldade para realizar movimentos.

A Artrose é uma doença degenerativa crônica, que não tem cura mas que pode ser tratada através do uso de remédios que aliviam a dor e inflamação e através da realização de exercícios diários de estimulação e fisioterapia que acabam controlando e retardando o desenvolvimento da doença.

Causas da Artrose:

Por ser uma doença multifatorial e que acomete muitas pessoas, a Artrose pode estar relacionada com genética, sexo, etnia, densidade óssea, fatores nutricionais e metabólicos, mas as causas principais são:

  • Desalinhamento das articulações, que causa o aumento do impacto e do processo degenerativo;
  • Excesso de carga, que pode ser derivada do sobrepeso ou do aumento de atividade física sem a preparação adequada.
  • Fraqueza muscular: a musculatura é o principal fator de proteção para a articulação e, quanto mais fraca estiver, mais vulnerável estará à Artrose.
  • Alteração no tipo de pé (pé plano ou cavo demais), que causa desalinhamento e desgaste articular. Quanto mais velha for a pessoa, maior será a tendência a desenvolver um pé plano e um desalinhamento prejudicial.
  • Cirurgias prévias: alguns processos cirúrgicos, como a retirada de meniscos ou reconstrução ligamentar, podem deixar a articulação instável e levar à Artrose.
  • Traumas e lesões nas articulações, fratura articular, desigualdade de membros ou uma displasia causará dano na cartilagem e o desalinhamento da superfície articular, levando a uma Artrose precoce.

Sintomas de Artrose que Muitos Ignoram: A Artrose é uma doença das articulações. Ao contrário de muitas outras formas de artrite, tais como artrite reumatoide e lúpus sistémico, a Artrose não afeta outros órgãos do corpo.

  • O sintoma mais comum da Artrose é a dor nas articulações afetadas. A dor articular geralmente piora no final do dia
  • inchaço, calor, rangidos e limitação dos movimentos nas articulações afetadas também são sintomas comuns
  • Rigidez articular também pode ocorrer após longos períodos de inatividade, por exemplo, quando o indivíduo permanece sentado em uma cadeira.

A intensidade dos sintomas da Artrose varia muito de paciente para paciente. Alguns pacientes podem ficar debilitados por seus sintomas. Por outro lado, outros podem ter poucos sintomas, apesar de degeneração das articulações observada na radiografia. Os sintomas também podem ser intermitentes. Não é incomum para os pacientes com Artrose das mãos e dos joelhos passar anos sem apresentar sintomas.

A Artrose do joelho é frequentemente associada com obesidade, histórico de lesões repetidas e/ou cirurgia articular. Nos joelhos, a Artrose pode levar a desvios chamados popularmente de pernas em alicate, quando o desvio é para fora, ou joelhos em “X”, quando o desvio é para dentro.

A Artrose da coluna vertebral causa dor no pescoço, no dorso ou na região lombar. Os bicos de papagaio que se formam ao longo da espinha podem irritar os nervos espinhais, causando dor, dormência e formigamento nos membros superiores ou nos membros inferiores, dependendo da sua localização. Quando afeta os dedos das mãos, a Artrose provoca a formação de nódulos duros nas pequenas articulações, causando deformações. O surgimento desses nós nos dedos auxilia no diagnóstico de Artrose.

Fatores de Risco Para a Artrose: Fatores que aumentam o risco de osteoartrite incluem:

  • Idade Avançada: o risco de Artrose aumenta com a idade
  • Sexo: mulheres são mais propensas a desenvolver Artrose, embora não seja claro o porquê
  • Deformidades Ósseas: algumas pessoas nascem com articulações malformadas ou cartilagem defeituosa, o que pode aumentar o risco de osteoartrite
  • Lesões nas Articulações: ferimentos que acontecem na prática de esportes ou em acidentes, por exemplo, podem aumentar o risco de Artrose
  • Obesidade: carregar mais peso corporal coloca pressão adicional sobre as articulações que suportam o peso, como joelhos
  • Certas Profissões: se o seu trabalho inclui tarefas que envolvem esforço repetitivo em um conjunto particular, essa articulação pode, eventualmente, desenvolver Artrose. Alguns exemplos são pedreiros ou atletas
  • Outras Doenças: diabetes, hipotireoidismo, gota ou doença de Paget do osso podem aumentar o seu risco de desenvolver Artrose

Tratamento Para a Artrose: Como ainda não descobrimos como regenerar o tecido cartilaginoso, devemos tratar os sintomas da Artrose com analgésicos (sempre) e anti-inflamatórios (somente nas crises). Há medicamentos capazes de retardar o processo e amenizar seus sintomas: a glucosamina (associada ou não à condroitina), os chamados insaponificáveis do abacate, entre outros. O uso de medicamentos como a hidroxicloroquina pode ser útil na Artrose erosiva.

A medicação, no entanto, é apenas uma pequena parte do tratamento. Perder peso, fortalecer globalmente a musculatura, utilizar técnicas de fisioterapia, como a hidroterapia, associar acupuntura como aliada no combate a dor são algumas das medidas que podem melhorar muito os sintomas da Artrose.

Prevenção da Artrose: A Artrose pode ser prevenida através da adopção de hábitos saudáveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência, tentando-se evitar aquelas que sobrecarregam as articulações. A prática de exercícios suaves, tais como, caminhar, nadar, pedalar e fazer ginástica a um ritmo moderado também contribuem para a prevenção.

Sair da versão mobile