Dicas de Saúde

Os 7 Principais Sintomas de Rubéola

Por Osmar da Costa Junior, em 28/04/2017 (atualizado em 11/11/2019)

Os Principais Sintomas de Rubéola que muitos ignoram é preocupante, muitas vezas relacionado a falta de informação. Além disso, também conhecida como sarampo alemão, a rubéola é uma virose ou doença infecto-contagiosa muito comum no período da infância, mas que também pode ocorrer em adultos não vacinados ou que não tiveram a doença quando crianças. Normalmente, as infecções por estes vírus produzem imunidade permanente, ou seja, ocorre apenas uma vez na vida.

Transmitida por via respiratória, a rubéola é causada por um vírus RNA chamado Togavírus. As epidemias de rubéola geralmente ocorrem em ciclos de 06 a 10 anos, no período do inverno e da primavera, atingindo principalmente crianças em idade escolar até 9 anos e adolescentes após a vacinação.

Causas de Rubéola: A rubéola é causada pelo vírus Rubella vírus e é transmitida de pessoa para pessoa, por meio do espirro ou tosse, sendo altamente contagiosa. Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas desde uma semana antes do início da erupção até uma a duas semanas depois de seu desaparecimento. Ou seja, uma pessoa pode transmitir a doença antes mesmo de saber que tem rubéola. A doença também pode ser congênita, podendo ser transmitida de mãe para filho ainda durante a gravidez. Então, confira agora Os 7 Principais Sintomas de Rubéola.

Sintomas de Rubéola: Os principais sintomas da rubéola costumam ser leves e difíceis de serem notados, especialmente em crianças. Quando surgem, os sinais da doença demoram geralmente de duas a três semanas após a exposição com o vírus para se manifestar e duram, em média, de dois a três dias. O principal deles é o surgimento de erupções vermelhas pela pele, que aparecem primeiramente no rosto e depois vão se espalhando pelo tronco, braços e pernas. Entre os outros sintomas da rubéola estão:

  • Febre leve.
  • Dor de cabeça.
  • Congestão nasal.
  • Inflamação nos olhos (avermelhados).
  • Surgimento de nódulos na região da nuca e atrás das orelhas.
  • Desconforto geral e sensação de mal-estar constante.
  • Dor muscular e nas articulações.

Como Tratar a Rubéola: O tratamento para rubéola é feito de forma a controlar os sintomas da doença. Indica-se o uso de Paracetamol para diminuir as dores e a Febre, além de repouso e hidratação para que a pessoa se recupere mais rápido. A pessoa que está com rubéola deve permanecer em repouso e isolado do contato com os demais membros da família, e as suas roupas e objetos de uso pessoal devem ser separados até que a Febre cesse e que as erupções desapareçam.

Crianças que nasceram com rubéola congênita porque foram contaminadas durante a gestação devem ser acompanhadas por uma equipe de médicos porque existem diversas complicações que podem estar presente. Assim, além do pediatra as crianças devem ser vistas por especialistas e por fisioterapeutas que podem ajudar no seu desenvolvimento motor e cerebral.

A prevenção da rubéola pode ser feita através da aplicação da vacina tríplice-viral, que protege contra a caxumba, sarampo e rubéola. Esta vacina faz parte do calendário básico de vacinação das crianças, mas adultos não vacinados também podem tomar esta vacina, com exceção das grávidas.

Obs: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Sair da versão mobile