Alimentos

Os 7 Grãos e Seus Benefícios Para Saúde

Por Alan Costa, em 27/10/2016 (atualizado em 17/10/2018)

Os 7 Grãos e Seus Benefícios Para Saúde são diversos, pois ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, as sementes e os grãos são ótimos alimentos para o organismo. A chia é fonte de antioxidantes, substância importantes no combate aos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento do organismo e o surgimento de doenças. Porém, ela é apenas um dos alimentos que fazem bem à saúde, uma vez que outros ingredientes desse tipo podem ser incluídos nas dietas alimentares para deixá-las ainda mais nutritivas, ajudando, também, no controle do peso!

Por que comer Sementes e Grãos?: Por terem alto teor de nutrientes em suas composições contribuindo para o bom funcionamento do organismo, esses ingredientes são ricos em Cálcio e Magnésio, que fortalecem os ossos. Também possuem grande quantidade de vitaminas e minerais, que atuam na saúde de todos os órgãos, e são boas fontes de fibras (que auxiliam no funcionamento do intestino). Além disso, os grãos e as sementes são importantes aliados na prevenção e tratamento de algumas patologias. Então, confira Os 7 Grãos e Seus Benefícios Para Saúde.

Linhaça: A Linhaça é rica em fibras, essa semente ajuda a regular o funcionamento do intestino e, com isso, torna-se uma importante aliada no emagrecimento. Além disso, Por ter a presença de lignanas em sua composição, as fibras formam um gel quando consumidas, aumentando a saciedade”. Assim como a quinoa, a Linhaça também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Suas propriedades são ideais para as mulheres que sofrem com os efeitos da menopausa e com a tensão pré-menstrual.

Quinoa: A Quinoa é uma boa opção para atletas ou para quem precisa aumentar a ingestão de proteínas diárias, como os vegetarianos. Além disso, ela é rica em proteínas, fibras vitaminas B1 e B6 e Ferro e auxilia no aumento da saciedade, ajudando no controle da glicemia sanguínea. Além disso, por ter ômegas 3 e 6 na sua composição, torna-se uma aliado no combate a doenças cardiovasculares.

Soja: A Soja tem grande quantidade de proteínas, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Potássio, Magnésio e Cobre. Ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, de câncer e de osteoporose e auxilia no controle do diabetes.

Semente de Girassol: A Semente de girassol possui gorduras monoinsaturadas, Magnésio, Potássio, Zinco, Selênio, triptofano e  Vitamina E, B1 e B5. É importante na formação e recuperação muscular e potente antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.

Gergelim: O Gergelim por ser rico em ômega-3, auxilia na produção de hormônios que são dependentes dele e também atua como anti-inflamatório. Além disso, por ter metionina, também ajuda na desintoxicação do fígado. Além disso, ele é uma excelente fonte de proteína e gorduras boas, então colabora na redução do colesterol. Ele também ajuda no funcionamento do intestino e no controle da glicemia sanguínea.

Lentilha: As fibras encontradas nesse alimento contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL), enquanto o Magnésio, a Vitamina B6 e o triptofano auxiliam na sensação de bem-estar. A lentilha é um ótimo protetor cardíaco e contribui para a circulação sanguínea. Além disso, como vários outros grãos, também é benéfico para o funcionamento do intestino, facilitando a perda de peso.

Grão-de-bico: Quer um alimento que contribua para sua felicidade? Então, aposte no grão-de-bico. Além disso, Por ser rico em triptofano, é ótimo para auxiliar o corpo a produzir o hormônio que dá a sensação de felicidade e bem-estar. E os benefícios continuam: colabora na redução do colesterol e do diabetes, ajuda no funcionamento do intestino, é um importante aliado na perda de peso e combate a depressão, pois melhora o bom humor.

Sair da versão mobile