Dicas de Saúde

Os 6 Passos Para Uma Reeducação Alimentar Correta

Por Alan Costa, em 20/01/2017 (atualizado em 07/11/2019)

Os Passos Para Uma Reeducação Alimentar Correta consiste em adotar uma técnica capaz de auxiliar no emagrecimento saudável. Além disso, já pensou em aderir á adotar uma técnica capaz de auxiliar no emagrecimento para emagrecer com saúde e proteger o organismo? Muitas pessoas, quando estão insatisfeitas com o seu próprio corpo, acabam seguindo as mais variadas dietas – inclusive algumas que comprometem a saúde – para derrubar os ponteiros da balança.

Entretanto, é possível adotar uma técnica capaz de auxiliar no emagrecimento: a Reeducação Alimentar. Esse método consiste em um processo de transformação e mudanças favoráveis a hábitos alimentares saudáveis, mas sem esquecer a individualidade e o prazer em comer bem.

Vantagens Para Todo o Corpo: Quando a pessoa passa a se preocupar com os alimentos que são consumidos, não é só a estética que é favorecida, uma vez que os ingredientes que fazem parte do cardápio são mais saudáveis e, com isso, fornecem uma gama de nutrientes e de vitaminas, beneficiando todo o organismo.

Assim, problemas decorrentes do excesso de peso, como Diabetes e Colesterol alto, são prevenidos, ao passo em que a silhueta também fica mais definida. Além do emagrecimento, a Reeducação Alimentar transmite conhecimento para levar por toda a vida, ensina hábitos alimentares mais saudáveis e contribui para a prevenção de doenças crônicas.

Quer descobrir algumas maneiras simples e eficazes para facilitar o processo de Reeducação Alimentar? Então, confira Os 6 Passos Para Uma Reeducação Alimentar Correta:

Período em Jejum: Você já ouviu aquela história de que é preciso comer a cada três horas? Isso é indicado pelos especialistas não só pelo fato de a ingestão aumentar o metabolismo pelo processo de digestão, mas também para a pessoa não chegar á próxima refeição com fome em excesso.

Cores á mesa: O ideal é sempre variar os tipos de alimentos que irá consumir. Ou seja, deixar o prato colorido. Dessa forma, tenha sempre nas refeições legumes e verduras variadas, sempre associadas a alimentos integrais. Por exemplo: monte seu prato com salada de Alface, Tomate e Cenoura, acompanhada de arroz integral e um filé de frango grelhado.

Atenção aos Rótulos: Essa atitude simples permite verificar o que está sendo consumido, já que os rótulos contêm a propriedades nutricionais dos produtos e, com isso, é possível fazer uma dieta balanceada. No rótulo, devem constar o valor energético e a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras. Fibras e sódio do alimento. Já os dados sobre as vitaminas são opcionais.

Jantar Leve: É importante comer de forma equilibrada em todas as refeições, porém nossa demanda calórica é maior durante o dia do que a noite. Além disso, ao anoitecer, nosso metabolismo desacelera, necessitando de menos calorias. Exatamente por isso, á noite precisamos de uma oferta menor de alimentos e calorias.

Opção mais Saudável: Se você tem muita vontade de comer algo adocicado após as principais refeições, uma boa solução é trocar os doces ricos em açúcar por frutas ou gelatina sem açúcar. Dessa forma, a ingestão calórica torna-se menor, contribuindo com a perda de peso.

Longe da Televisão: Um dos hábitos que contribui para que o consumo de alimentos seja maior do que o necessário é não prestar atenção ao que está sendo ingerido. Por isso, opte por fazer suas refeições á mesa, sem distrações como a televisão ou o celular.

Dieta x Reeducação: Ambos os processos têm como principal objetivo a redução do peso. Contudo, eles são completamente diferentes. Enquanto a Reeducação Alimentar é um processo gradual de construção de novos hábitos alimentares e de conscientização do que faz bem e mal ao organismo (com o objetivo de adquirir uma alimentação mais saudável), a dieta não provoca a mudança de comportamento, pois as pessoas apenas incluem e excluem alguns alimentos temporariamente de seu cotidiano, mas quando terminam ou desistem da dieta, voltam aos antigos hábitos.

Tenha Paciência: É importante dizer que não é do dia para noite que a pessoa vai conseguir o resultado desejado, ou seja, é preciso ter paciência. É uma luta diária contra a balança, sendo que a paciência é fundamental para não desanimar e para conseguir alcançar o objetivo. Aliadas á alimentação balanceada, a persistência e a disciplina contribuem para superar os desafios.

Sair da versão mobile