Uncategorized

Os 6 Efeitos Colaterais do Uso de Protetor Solar!

Por Alan Costa, em 14/10/2016 (atualizado em 14/11/2019)
Protetor Solar

Os 6 Efeitos Colaterais do Uso de Protetor Solar alem disso o que pode ser benéfico pra alguns pode ser maléfico para outros. Nós somos muitas vezes aconselhados a usar protetor solar quando sair ao sol. Proteção solar é essencial, especialmente para evitar câncer de pele, queimaduras solares e envelhecimento prematuro. Mas, os filtros solares químicos podem ter efeitos colaterais e riscos devido a alguns medicamentos usados neles tais como tetraciclinas, sulfonamidas, fenotiazinas etc. Aqui estão alguns dos 6 efeitos colaterais do uso de protetor solar.

Reações alérgicas: As reações alérgicas são Efeitos Colaterais do Uso de Protetor Solar Os protetores solares incluem alguns produtos químicos que podem causar irritação na pele, como vermelhidão, inchaço, irritação e coceira. Algumas pessoas desenvolvem reações alérgicas graves com erupções e coceira intensa.

Esta reação alérgica pode ser o resultado de produtos químicos encontrados em filtros solares, como fragrâncias e conservantes. A PABA é idealmente usada em muitos filtros solares comerciais que podem causar uma elevada taxa de reações alérgicas. Assim, este está sendo removido de muitos  filtros solares populares de marcas.

Você pode até comprar protetores solares com o rótulo de “hipoalergênico”. Os filtros solares que não contêm PABA são frequentemente marcados, mas algum outro produto químico pode conduzir a um problema alérgico. Se você não tem certeza sobre a reação alérgica que pode ser causada por um protetor solar, faça o teste de remendo feito por um dermatologista. É possível utilizar os protetores solares que contêm óxido de zinco, uma vez que são menos alérgicos.

Podem piorar a acne: Se você tem pele propensa a acne, alguns produtos químicos no filtro solar podem agravar o seu problema. Para se livrar deste Efeitos Colaterais do Uso de Protetor Solar, você pode escolher protetores solares não-comedogênico e não-oleosos. É sugerido usar um protetor solar mais adequado para seu tipo de pele. Evite o uso de protetores solares corporais na face, uma vez que estes são demasiado pesados.

 Da Irritações nos olhos: Passar protetor solar no olho pode causar dor e irritação. Isto pode também levar a queimação e sensibilidade temporária à luz. Alguns afirmam que os Efeitos Colaterais do Uso de Protetor Solar também podem causar cegueira. Se o filtro solar entrar nos olhos, lave-os abundantemente com água fria ou consulte o seu médico.

Aumenta o Risco de Câncer da Mama: O protetor solar inclui ingredientes que podem ter efeitos estrogênicos sobre as células do câncer da mama. Alguns filtros solares podem ter efeitos sobre os níveis de estrogênios no sangue. Evite o uso de filtros solares químicos em seus filhos, pois sua pele tende a absorver os produtos químicos instantaneamente.

Dor na Área Cabeluda: Existem variedades de protetor solar que pode ser confuso para escolher. Eles também estão disponíveis em muitas formas tais como géis, loções, spray, pomadas e cremes. É a sua escolha pessoal para escolher o tipo de protetor solar. Géis são melhores para áreas peludas, como o couro cabeludo ou peito masculino. Alguns filtros solares podem levar a aperto ou secagem da pele e pode causar dor nas áreas peludas.

Pus nos folículos pilosos ‘pequenas espinhas, de ponta branca’ : Os Efeitos Colaterais do Uso de Protetor Solar podem causar manchas pruriginosas na pele que tendem a evoluir para manchas vermelhas irregulares. Às vezes, estes também se transformam em bolhas cheias de pus ao redor dos folículos pilosos.

Dicas para evitar os efeitos colaterais causados pelo protetor solar:

  • Lave-se e pare de usar o protetor solar se ele provocar vermelhidão ou irritação.
  • Fale com o seu médico ou procure o conselho do farmacêutico sobre o uso de um novo protetor solar.
  • Reaplique o protetor solar a cada 2 horas, se você estiver fora por longos períodos.
  • Escolha protetor solar para os seus filhos com muita sabedoria.
  • Evite o uso de protetor solar em crianças com idade inferior a 6 meses.
  • Escolha um protetor solar livre de óleo e não comedogênico, se você tem pele oleosa.

Como Usar Protetor Solar:

  • Aplique o filtro solar por toda a pele exposta.
  • Você deve fazer isso 30 minutos antes de sair ao sol.
  • É aconselhado voltar a aplicar o protetor solar após nadar, suar etc.
  • Mesmo se você estiver dentro de casa, mantenha a reaplicação do filtro solar a cada 4 horas.

Como mencionado acima, existem numerosos Efeitos Colaterais do Uso de Protetor Solar. A melhor maneira de se livrar de tais problemas é usar produtos naturais que são livres de produtos químicos. Você pode escolher entre filtros solares à base de óxido de titânio ou zinco para manter reações alérgicas ou efeitos estrogênicos afastados.

Sair da versão mobile