Dicas de Saúde

Os 6 Efeitos Colaterais do Pepino

Por Alan Costa, em 23/06/2017 (atualizado em 17/10/2018)
Pepino

Os Efeitos Colaterais do Pepino são raros, Porém, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, para outras pode ocorrer certos efeitos colaterais. Além disso, O pepino é um lanche de verão favorito devido seu efeito de resfriamento.

Com uma composição de 96% de água, este vegetariano crocante ajuda a mantê-lo hidratado durante os dias de verão.

Mas lembre-se do ditado: “tudo em excesso é ruim para o corpo?”. Isso também vale para os pepinos. Caso consuma pepinos além da moderação, pode ter efeitos colaterais. Alergias e inchaço são os efeitos prejudiciais mais comuns.

Pepino Tem Efeito Diurético: Os pepinos são diuréticos naturais. Isso significa que incentivam a produção de urina. Quando consumidos com moderação, eles são úteis na luta contra a retenção de líquidos. No entanto, você deve estar ciente dos sintomas da ingestão excessiva de pepino, como a desidratação devido ao excesso de perda de água corporal. Converse com seu médico, caso tenha esses sintomas quando consome pepino medicinalmente.

Caso esteja grávida, você sabe o que significa incluir os diuréticos em sua dieta. Os pepinos são leves o suficiente para serem usados com segurança durante a gravidez. Uma ou duas porções por dia não farão nenhum prejuízo à sua saúde. No entanto, o consumo excessivo de pepinos pode aumentar as visitas aos banheiros.

Pepino contem Toxicidade Relacionada com Cucurbitáceas: Já se perguntou sobre o sabor amargo dos pepinos? Os compostos conhecidos como cucurbitáceas causam esse sabor amargo presente nos pepinos. Eles podem ser tóxicos em níveis elevados. No entanto, as cucurbitáceas em grandes quantidades tornarão o pepino com um gosto demasiadamente amargo. É melhor ficar longe dos pepinos caso estejam muito amargo. A amargura é mais concentrada na extremidade do caule e na casca.

Pepino Pode da Inchaço e indigestão: Já percebeu como arrota depois de comer pepino? Cucurbitáceas presente nos pepinos são o culpado. Elas causam indigestão. Como você sabe, a indigestão causa inchaço e dor no estômago. Além disso, o teor de fibra presente no pepino pode levar a uma flatulência desconfortável. Além disso, quando você sofre de diarreia, a ingestão excessiva deste alimento diurético pode agravar os sintomas.

Pepino Pode  causar Reações alérgicas: Caso seja alérgico ao pólen de amêndoa, você também pode ter reações ao consumir o pepino. Ele causa uma síndrome de alergia oral e seus sintomas são prurido ou inchaço na boca, lábio, garganta e língua. As proteínas em algumas frutas e vegetais são semelhantes às encontradas no pólen, causando uma reação alérgica de um sistema imunológico confuso. Portanto, aqueles que são alérgicos a ambrósias podem ter sintomas similares quando comem alimentos como pepino, melão e banana.

Pepino Pode Ser Nocivo Para o Sistema Renal: A hipercalemia é uma condição médica que surge devido à presença do alto teor de Potássio no corpo. Ele leva ao inchaço, cólicas abdominais e gases intestinais, inicialmente. O problema piora ao longo do tempo, dificultando o funcionamento dos rins de forma eficaz. Isso, por sua vez, coloca seu sistema renal no risco de sucumbir aos danos.

Pepino Pode Causar Danos ao Coração: O pepino, como todos sabem, contém mais de 90% de água em sua composição. E bebe-lo em excesso pode provocar uma ingestão excessiva deste vegetal carregado de fibra. Quanto maior a ingestão de água, maior será o volume líquido de sangue. Isto, por sua vez, exerce pressão sobre os vasos sanguíneos e o coração. O resultado: seu coração e os vasos sanguíneos terá danos indesejados. A presença excessiva de água também pode criar um desequilíbrio nos níveis de eletrólito do sangue, o que realmente provoca uma infiltração nas células. Isso levará a dores de cabeça frequentes e obstrução da respiração.

Sair da versão mobile