Dicas de Saúde

Os 5 Efeitos Colaterais do Orégano

Por Alan Costa, em 08/08/2017 (atualizado em 16/10/2018)

Os Efeitos Colaterais do Orégano são preocupantes. Além disso, o orégano é uma erva medicinal que é usada também para fins culinários. Desde milhares de anos, esta erva proporciona benefícios medicinais e culinários para o corpo. O orégano é uma espécie do origanum e pertence à família da hortelã (lamiaceae). A altura máxima desta erva é de 50 cm com folhas de cor roxa que tem um comprimento de dois a três cms. O único cheiro agradável desta erva é devido à presença de certos produtos químicos que são cariofileno, ocimeno, timol, carvacrol e pineno.

Verificou-se que o orégano é totalmente seguro quando tomado em quantidade controlada pela boca ou como uma pomada para fins de pele. Mas, ainda assim, alguns casos de efeitos colaterais foram encontrados após o uso desta erva na quantidade controlada.A perturbação do estômago é um dos Efeitos Colaterais do Orégano. Além disso, algumas reações alérgicas na pele foram vistas se esta erva é usada na forma de unguento. Então, confira Os 5 Efeitos Colaterais do Orégano:

Durante a Gravidez e Amamentação: As pesquisas mostraram que o orégano é totalmente inseguro quando é consumido oralmente sob a forma de propósitos medicinais durante a gravidez. A ingestão de orégano em grande quantidade aumenta o risco de aborto espontâneo. Durante a enfermagem ou a amamentação, a mãe também deve evitar a ingestão de orégano, uma vez que pode desbalancear o teor de nutrientes do leite. Esse é um dos Efeitos Colaterais do Orégano que podem ser de grande risco para mulheres gravidas ou amamentando.

Alergias: Pessoas que são alérgicas a plantas da família Lamiaceae como manjerona, lavanda, manjericão, sálvia e hortelã têm chance de desenvolver alergias cutâneas ou internas devido à ingestão ou aplicação de orégano. Esses Efeitos Colaterais do Orégano, podem causar erupções cutâneas, vermelhidão da pele, irritação ou comichão e remoção da pele são alguns dos sinais de alergias.

Diabetes: A ingestão regular de orégano reduz o nível de açúcar no sangue e, portanto, aumenta a chance de desenvolver diabetes. As pessoas que já têm diabetes devem usar orégano sob consulta de médicos. Pois, os Efeitos Colaterais do Orégano podem ser prejudiciais para pessoas com diabetes.

Cirurgia: Os médicos geralmente recomendam parar de usar orégano duas semanas antes de uma cirurgia, pois pode interferir na cura dos danos das células e tecidos que ocorre após a cirurgia. Além disso, o orégano aumenta o risco de desenvolver sangramento durante e após a cirurgia. Esse é um dos Efeitos Colaterais do Orégano que podem ser fatais.

Distúrbios Hemorrágicos: Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem parar totalmente de usar orégano em sua dieta, pois pode piorar sua condição. Além disso, os Efeitos Colaterais do Orégano são de grande prejuízo à saúde, como você viu a cima.

Sair da versão mobile