Nutrição

Os 25 Alimentos Detox que Você Precisa Incluir na Dieta!

Por Alan Costa, em 24/02/2016 (atualizado em 13/11/2019)

Os alimentos detox que você precisa incluir na Dieta são basicamente ricas em nutrientes que ajudam na eliminação de toxinas do corpo. Além disso, é preciso ingerir os alimentos corretos e abrir mão daqueles que prejudicam ainda mais o processo. ou seja, A dieta detox evita a entrada de toxinas e estimula a saída.

As toxinas estão presentes também no ar poluído, nos medicamentos, álcool, corantes, aditivos químicos e até nos cosméticos, como cremes e perfumes. Elas se acumulam nos tecidos do corpo, nas células de gordura, e bloqueiam os sinais de saciedade. Além do ganho de peso e da dificuldade para perdê-lo, gera problemas de pele, inchaço, Dor de cabeça, gases, intestino preso, memória ruim, e aumenta a probabilidade do surgimento de várias doenças.

Os Alimentos Detox ajuda no bom funcionamento do intestino, que forma uma barreira e age como um filtro, impedindo que as toxinas cheguem ao fígado. Assim o fígado não fica sobrecarregado e consegue trabalhar da forma correta, fazendo com que as toxinas fiquem solúveis na água, para serem eliminadas. Então, confira os 25 alimentos detox que você precisa incluir na Dieta.

Abacaxi: O Abacaxi é um excelente alimento detox que você precisa incluir na Dieta. Pois, ele possui boa quantidade de fibras solúveis, aliadas ao processo digestivo.

Açafrão: O Açafrão é uma erva que geralmente aparece como um chá, e tem sido estudada com relação ao efeito que tem no fígado. Dizem que você pode fazer uma detox usando apenas o chá de açafrão e bebendo por uma semana junto com uma dieta saudável.

Alface: A Alface é rica em vitaminas e minerais e possui pouco carboidrato e gordura.

Agrião: O Agrião possui baixo teor calórico e é uma das principais fontes de Vitamina A. Além de ser um agente anti-infamatória e diurética.

Chá Verde: O Chá Verde é outro alimento detox que você precisa incluir na Dieta. Pois, ele é rico em vitaminas e minerais, fortalece o sistema imunológico, é antioxidante e tem efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura.

Couve: A Couve é um dos Alimentos detox que você precisa incluir na dieta. Pois, ela é rica em fibras e magnésio, contribui para um melhor funcionamento intestinal.

Espinafre: O Espinafre é rico em antioxidantes, auxilia no bom funcionamento do intestino.

Gengibre: O Gengibre acelera o metabolismo em até 20%, favorecendo a queima das calorias extras. Também auxilia na desintoxicação do organismo, controla a fome exagerada e diminui a ansiedade.

Água de coco ou Água: Elas são responsáveis pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantêm a pele com aspecto bem cuidado.

Gergelim: O Gergelim é rico em ácidos graxos insaturados e proteínas, possui cálcio, fibras e Vitaminas do complexo B.

Hortelã:Hortelã ajuda na digestão e impede a formação de gases, auxiliando na luta contra os quilinhos a mais. Por possuir propriedades calmantes, controla a ansiedade e à vontade de comer doces.

Laranja: Laranja é uma excelente fonte de Vitamina C, protege o organismo das toxinas e, quando consumida com o bagaço, também auxilia no bom funcionamento do intestino e no controle da glicemia e do colesterol.

Limão: O Limão pode ser aproveitado por inteiro, já que a casca conta com uma substância chamada limoneno, que tem capacidade de penetrar com facilidade nos tecidos e células do organismo, agindo como um poderoso solvente anti-gorduras.

Linhaça:Linhaça é rica em lignina, uma fibra insolúvel que controla a fome e ajuda a reduzir a gordura no organismo.

Maçã: A Maçã é rica em pectina, polifenois e flavonoides, cuida do coração e protege as células dos radicais livres.

Melancia:Melancia possui bastante água, vitaminas e minerais em sua composição, ajuda a desinchar.

Melão: Melão tem boa quantidade de fibras, alto teor de água e é levemente laxante, contribuindo para o bom funcionamento intestinal.

Pepino: Pepino tem baixo consumo de energia, fornecendo cerca de 15 calorias a cada 100g.

Beterraba: A Beterraba melhora o funcionamento do fígado e rins, ajudando o organismo a eliminar toxinas. Além disso, ela é rica em fibras que ajudam na digestão e equilibram as funções gastrointestinais em geral.

Pera: A Pera é fonte de fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino e na desintoxicação do organismo.

Rúcula: A Rúcula tem baixo valor calórico e contém ácido fólico, Vitamina C e minerais como, Cálcio, Ferro e Potássio.

Salsão: O Salsão de fácil digestão e alto percentual de água, é rico em fibras e favorece a sensação de saciedade.

Sair da versão mobile