Legumes e Vegetais

14 benefícios da alcachofra para saúde (comprovado pela ciência)

Por Alan Costa, em 26/06/2017 (atualizado em 22/03/2024)
nutrientes da alcachofra

Os benefícios da alcachofra são diversos, pois, a alcachofra possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a alcachofra trata-se de uma flor comestível muito apreciada nos mais diversos países do mundo, sobretudo no continente europeu.

É uma planta perene, procedente da região sul do Mar Mediterrâneo e a Itália é o país europeu que mais cultiva alcachofra, especialmente nas regiões da Sardenha, Sicília e Puglia.

A alcachofra é uma bomba de nutrientes pela quantidade e potencialidade da maioria de seus componentes e por isso ela é considerada um dos alimentos mais nutritivos do planeta.

Valor Nutricional da Alcachofra

nutrientes da alcachofra

Uma porção de corações de alcachofra marinados (cerca de 30 gramas) contém:

35 calorias
1g de carboidrato
0,5 g de fibra
3g de gordura
0,5 g de proteína
0 g de açúcares
8 mg de cálcio
24 mg de potássio
100 mg de sódio

Enquanto o coração fornece alguma nutrição, a alcachofra inteira, que também inclui a carne comestível da base das pétalas e do centro do caule, oferece mais nutrientes.

Quais os principais benefícios da alcachofra ?

beneficios da alcachofra

Então, confira os benefícios da alcachofra para saúde.

1. Ajude a tratar a indigestão e outros problemas digestivos

O extrato de folhas de alcachofra é recomendado em diversas partes do mundo para tratar indigestão. O extrato aumenta o fluxo da bile e acelera a passagem dos alimentos pelo trato digestivo. Esta é também a razão pela qual o extrato pode aliviar os sintomas de plenitude e inchaço.

Um estudo do Reino Unido também fala sobre como o extrato de folhas de alcachofra pode ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável. E como a alcachofra é um vegetal fibroso, ela alimenta as bactérias probióticas saudáveis ​​no intestino e melhora a saúde intestinal.

2. Prevenir o crescimento do câncer

Descobriu-se que os extratos de alcachofra têm efeitos negativos nas células do câncer de mama em vários estudos. A pesquisa também afirma que as alcachofras podem retardar a atividade das células cancerígenas do fígado e ajudar na prevenção do câncer. Tudo isso pode ser atribuído à silimarina, um flavonóide da alcachofra, que foi considerado um agente anticancerígeno.

Descobriu-se que os antioxidantes das alcachofras, nomeadamente rutina, quercetina e ácido gálico, reduzem o crescimento de células cancerígenas. Descobriu-se também que os polifenóis nas alcachofras induzem a morte das células cancerígenas.

De acordo com outros relatórios, os antioxidantes dos polifenóis também matam as células cancerígenas do pâncreas. Isto pode ser atribuído à apigenina, um dos compostos das alcachofras.

3. Melhorar a saúde do fígado e ajudar na desintoxicação

Alcachofras são bastante populares para desintoxicar o fígado. A cinarina e a silimarina, dois compostos das alcachofras, são conhecidas por melhorar a saúde do fígado, reduzindo a quantidade de toxinas. A alcachofra tem propriedades regeneradoras do fígado semelhantes às do cardo leiteiro (uma planta conhecida particularmente por suas propriedades de melhoria do fígado). O vegetariano também é conhecido por prevenir danos ao fígado.

De acordo com um estudo turco, o extrato de folhas de alcachofra reduz o estresse oxidativo no fígado.

4. Melhora a saúde do coração

A fibra das alcachofras pode contribuir para a saúde do coração. E de acordo com um estudo italiano, as alcachofras apresentam ação redutora lipídica e glicêmica, o que melhora em grande medida a saúde do coração.

Descobriu-se também que o suco de folhas de alcachofra tem efeitos anti-hipertensivos – especialmente em pacientes com hipertensão leve. Reduzir a pressão arterial também é uma forma de proteger o coração contra danos e doenças. E isso pode ser atribuído ao teor de potássio do vegetal.

Um estudo alemão também provou que a alcachofra não só reduz o colesterol ruim, mas também aumenta os níveis do colesterol bom. O extrato de folhas de alcachofra estimula o fluxo da bile – e isso desempenha um papel fundamental na excreção do excesso de colesterol do corpo. Os vegetais também contêm cinarina e lactonas, compostos que impedem a síntese do colesterol.

5. Melhore a saúde da pele

As alcachofras são super ricas em antioxidantes , que melhoram a saúde e a aparência da pele e retardam o envelhecimento da pele. Eles também são ricos em vitamina C, que é um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento saudável do colágeno. E como as alcachofras ajudam na desintoxicação, isso também se reflete na saúde da sua pele – já que se livrar das toxinas do corpo é uma forma de melhorar a aparência da pele.

Usar uma mistura feita de alcachofra pode deixar a pele com aparência mais jovem.

Os antioxidantes das alcachofras também previnem o estresse oxidativo, que afeta a saúde da pele. O extrato da folha também contém outro produto químico importante chamado cinaropicrina, que reduz os danos causados ​​pelos raios UV e protege a pele.

6. Pode beneficiar o cabelo

Sendo uma rica fonte de vitaminas A, B e C, bem como de fósforo e cálcio – as alcachofras revitalizam os cabelos secos e opacos e conferem-lhes aquele aspecto brilhante e saltitante.

Você pode ferver folhas verdes de alcachofra por cerca de meia hora. Deixe a solução esfriar e depois coe. Massageie no couro cabeludo . Você pode deixar agir durante a noite e lavar com água morna pela manhã. Isso não apenas melhora a aparência do seu cabelo, mas também trata outros problemas capilares, como caspa e couro cabeludo seco.

7. Ajuda no tratamento do diabetes

Por serem vegetais ricos em fibras, as alcachofras podem manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que é muito importante para os diabéticos. A fibra permite que a glicose seja absorvida pelo sangue mais lentamente, o que evita picos repentinos nos níveis de açúcar no sangue. De acordo com um estudo, a alcachofra de Jerusalém pode melhorar a secreção de insulina em humanos diabéticos.

Descobriu-se também que o extrato de alcachofra inibe a atividade da α-glicosidase, que é uma enzima que decompõe o amido em glicose e pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

8. Pode ajudar na perda de peso

Por serem ricas em fibras , as alcachofras podem ajudar na perda de peso. As fibras ajudam o corpo a se livrar de resíduos, açúcar, toxinas e excesso de colesterol – todos os quais podem levar ao ganho de peso. Estudos demonstraram que ingerir bastante fibra é uma ótima maneira de prevenir a gordura visceral ( o tipo de gordura que se acumula ao redor dos órgãos internos).

Além disso, a fibra pode se expandir no intestino e mantê-lo saciado por longos períodos. Isso, por padrão, regula o peso corporal.

As alcachofras também têm baixo teor de calorias e gordura e, portanto, são uma excelente escolha alimentar em uma dieta para perda de peso. O alto teor de fibras nas alcachofras também estimula o metabolismo. E o mesmo acontece com outros nutrientes como a niacina, a vitamina B6, a tiamina e o ácido pantoténico – todos estes apresentam atividades metabólicas óptimas.

9. Proteja contra a toxicidade do chumbo

O acúmulo de chumbo nos rins e em outros órgãos pode ser letal. Mas descobriu-se que o efeito antioxidante das alcachofras reduz a concentração de chumbo no sangue.

10. Aumente a imunidade

Um dos motivos é a vitamina C – as alcachofras são ricas nesse nutriente e isso cuida muito bem do seu sistema imunológico. E como a alcachofra é um bom prebiótico, ela melhora a flora intestinal e também melhora a imunidade.

Estudos em animais sugerem que a suplementação de alcachofra de Jerusalém pode ajudar a aumentar a atividade antioxidante e a resposta imunológica. No entanto, estudos em humanos são necessários para apoiar esta afirmação.

A elevada quantidade de proteína nas alcachofras também aumenta a imunidade – uma vez que a proteína é necessária para a regeneração das células.

11. Fortalecer ossos

Os fitonutrientes das alcachofras são creditados com vários benefícios, sendo um deles o aumento da resistência óssea. Eles também são ricos em magnésio , manganês e fósforo – minerais importantes para a saúde e densidade óssea.

O que precisamos analisar novamente é o fósforo nas alcachofras. Este mineral atua em conjunto com o cálcio para construir ossos. Alcachofras também são ricas em luteína e zeaxantina, poderosos antioxidantes conhecidos por manter os ossos fortes.

12. Prevenir defeitos congênitos

As alcachofras são ricas em folato, o que explica tudo. A ingestão adequada de folato antes e durante a gravidez reduz o risco de defeitos congênitos no recém-nascido – alguns dos quais incluem o subdesenvolvimento do cérebro ou da medula espinhal. Tomar 400 a 800 microgramas de folato por dia pode prevenir esses defeitos. Uma alcachofra média contém 107 microgramas de folato.

O ácido fólico nas alcachofras também é um cofator nas reações enzimáticas e na síntese de DNA – ambas importantes, ainda mais durante a gravidez.

Algumas fontes dizem que a ingestão adequada de folato pode reduzir o risco de defeitos congênitos em até 70%.

13. Pode curar a ressaca

Como as alcachofras têm um efeito benéfico no fígado, elas podem ajudar a curar ressacas. Mas queremos dizer-lhe que as evidências são inconclusivas. Na verdade, um estudo afirma quão ineficaz o extrato de alcachofra foi para curar ressacas. Por isso, sugerimos que você converse com um especialista antes de consumir alcachofra por esse motivo.

14. Melhore a função cerebral

A vitamina K das alcachofras faz o trabalho aqui. Esta vitamina protege os neurônios do cérebro contra danos. E isso também pode ajudar a reduzir o risco de Alzheimer. As alcachofras também ajudam a expandir os vasos sanguíneos, o que permite que mais oxigênio chegue ao cérebro.

E depois, temos antocianinas nas alcachofras, que protegem contra doenças cerebrais e mantêm o funcionamento mental. E o folato do vegetal preserva a memória, a saúde emocional e até ajuda a tratar a depressão.

Ótimo. Agora você conhece os benefícios e deseja escolher alguns desses vegetais maravilhosos imediatamente. Mas há um problema. Você também precisa saber como escolhê-los. E como armazená-los.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8398945/

Sair da versão mobile