Gravidez

Os 18 Sintomas da Gravidez Ectópica que não Devem Ser Ignorados

Por Alan Costa, em 26/04/2017 (atualizado em 09/02/2024)

Os Sintomas da Gravidez Ectópica que não Devem Ser Ignorados, pois, caso não seja tratada cedo, trará sérios riscos a saúde da gestante. Além disso, quando ouvimos falar em gravidez, logo imaginamos o feto sendo formado no útero.

Mas, o que muitos não sabem é que a gestação pode acontecer fora do útero materno e quando ocorre esse problema, é chamado de Gravidez Ectópica que significa “no lugar errado”, o qual pode trazer sérios riscos para a saúde da gestante se não for detectada logo no inicio da gestação.Em cerca de 95% das vezes quando o embrião não encontra-se dentro do útero, ele está na trompas, mas ele também pode se desenvolver na cavidade abdominal, no ovário, no ligamento largo, no colo do útero ou no interstício tubário.

E saber exatamente onde o embrião está é importante para saber qual o melhor tratamento, já que quando está na cavidade abdominal a gravidez pode continuar embora seja uma situação rara e delicada.

No início, uma Gravidez Ectópica pode não causar quaisquer sinais ou sintomas. Em outros casos, os primeiros sinais e sintomas de uma Gravidez Ectópica podem ser os mesmos de qualquer gravidez – um período de atraso na menstruação, sensibilidade mamária e náuseas. Então, confira Os 18 Sintomas da Gravidez Ectópica que não Devem Ser Ignorados:

Sangramento Anormal ou Ausência de Menstruação: A paciente que tem um atraso menstrual e logo em seguida tem um sangramento anormal e principalmente com dor, na região pélvica ou abdominal, tem que procurar o serviço de emergência, para pelo menos fazer um diagnóstico para afastar a hipótese de gravidez já que esse pode ser um dos Sintomas da Gravidez Ectópica.

Dor Lombar: Esta dor abdominal não é bem localizada, pois pode estar na lombar mas refletir no abdômen, algumas pacientes acham que pode ser cólica porque está no período menstrual, mas não é, pois a cólica piora no começo e melhora no final, esta dor lombar vai piorando cada vez mais.

Nestes casos a paciente é examinada, para descartar além das complicações já citadas, apendicite que é bem predominante em jovens. Além disso, a paciente pode não ter sangramento e mesmo apresentar um diagnóstico de má gestação.

  • Sensação de peso na vagina;
  • Abdômen inchado;
  • Forte dor à palpação do útero;
  • Sensibilidades nos seios, cólicas em um dos lados da pélvis e dor abdominal ou pélvica;
  • Dor de barriga ou dor pélvica, que pode piorar com o movimento ou esforço. Pode começar bruscamente de um lado e depois se espalhar por toda a região pélvica;
  • Sinais de choque hipovolâmico;
  • Dor no ombro causada por hemorragia no abdômen sob o diafragma. O sangramento irrita o diafragma e é sentido como dor no ombro;
  • Dor no coito ou durante um exame pélvico;
  • Tonturas, vertigens ou desmaio, causada por hemorragia interna;
  • Sangramento vaginal moderado ou intenso.

Alguns outros Sintomas da Gravidez Ectópica, já indicam uma situação mais séria que é quando há o rompimento desta trompa:

Piora da Dor: Este quadro é chamado de abdômen agudo, onde tem muita dor e irritação na barrigada.

Pressão no Reto: Localizada na parte pélvica, é o sangramento que o irrita o abdômen pode estar pressionando o reto.

Pressão Baixa: A pessoa fica pálida, palpitação e taquicardia, e em muitas vezes precisa de uma transfusão.

Piora da Dor: Este quadro é chamado de abdômen agudo, onde tem muita dor e irritação na barriga.

Pressão nos Ombros: O sangue irrita o diafragma, que é o músculo da respiração, e dá uma dor irradiada para o ombro, podendo haver desmaio e até perda da consciência.

Sair da versão mobile