plantas medicinais

Os 18 Benefícios das Ervas Para Saúde

Por Alan Costa, em 05/07/2017 (atualizado em 08/02/2024)

Os Benefícios das Ervas Para Saúde são variados, pois as ervas possuem uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, tradicionalmente usadas para curar males, as ervas têm seus benefícios conhecidos há muito tempo. E não é para menos: intestinos em dia, ação anti-inflamatória, diurética e perda de peso são apenas alguns itens da lista de vantagens.

O uso das ervas medicinais é a forma mais antiga de tratar da saúde e do bem-estar. Dá para ter uma qualidade de vida muito mais tranquila, combatendo o estresse, depressão, ansiedade, pânico, insônia e compulsão por comida.

Quando o corpo passa a acumular líquidos, significa que os rins estão funcionando bem, o que pode causar aqueles gases desconfortáveis e inchaços. Para reverter essa situação, apostar em ervas como cavalinha e erva-cidreira é uma boa escolha, já que elas são consideradas diuréticas, ou seja, ajudam a aumentar a quantidade de urina, eliminando por ela, toxinas e sódio, grandes inimigos de quem quer emagrecer.

As ervas estimulantes, como a carqueja, ajudam a manter a disposição, além de favorecer o funcionamento, fazendo com que ocorra uma queima calórica rápida e redução de gorduras localizadas. Então confira Os 18 Benefícios das Ervas Para Saúde.

Beneficio da Bardana: Além dos usos mais conhecidos, como o uso externo, a bardana serve para outras indicações, como tratamentos de fígado, nos casos de hepatites e cirrose, além de cálculos biliares. Seu uso como depurativo, para purificar o sangue também é bastante conhecido, sendo usadas suas raízes em decocção.

As raízes também tratam doenças reumáticas, sendo excelente anti-inflamatório para tratar artrite; problemas renais e digestivos e com ela é preparada uma pomada, para uso externo, para curar eczema, além de uma loção para queda de cabelos. As raízes dessa planta são comestíveis, podendo ser consumidas cruas ou cozidas.

Benefícios do Hibisco: Na antiguidade, faraós egípcios tomavam chá de hibisco para refrescar e controlar a temperatura corporal. No Irã, as flores de hibisco são utilizadas para acalmar a mente e melhorar problemas de sono. Mais recentemente, o chá de hibisco tem sido utilizado para queimar gordura, reduzir o inchaço, melhorar o funcionamento intestinal e controlar o colesterol. Como é diurético, o chá de hibisco também serve para baixar a pressão arterial e proteger as funções dos rins e do fígado.

Benefícios da Hortelã: Além de muito saborosa, a Hortelã tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, vasoconstritora, expectorante, previne problemas bucais e, ufa, ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais. Usada muito para preparo de chás e sucos, a Hortelã pode dar mais sabor em pratos como Feijão, Batata, Berinjela e cordeiro.

Benefícios do Sene: O Sene serve para ajudar no tratamento de prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, impinge, doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, doenças da pele e dos olhos.

Benefícios da Cavalinha: Os benefícios do chá de cavalinha são variados, indo do tratamento de hemorroidas, à queda de cabelo. Esta erva é usada com grandes resultados contra quase todos os tipos de hemorragia que ocorrem no corpo humano. Também trata a tuberculose e problemas renais. Quando se esmaga a erva, aplicando de maneira tópica, cura feridas, doenças da pele, queimaduras e frieiras.

Benefícios da Salsa: A Salsa é um dos temperos mais famosos usados no Brasil. Ela possui ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais. A Salsa também é rica em antioxidantes e age como anti-inflamatório. Pode ser utilizada no preparo de legumes, assados, sopas, massas, carne e frango.

Benefícios da Carqueja: A Carqueja serve para ajudar no tratamento de má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, febre, doenças hepáticas, diabetes, vermes intestinais, afta, amigdalite, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas.

Benefícios do Chá Verde: O principal benefício do Chá Verde é ajudar a emagrecer, porque tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia, além de facilitar a digestão, ajudar a regular o intestino e combater a retenção de líquidos no organismo. Além disso, o Chá Verde, que pode ser em pó solúvel, saché ou em cápsulas por exemplo, é rico em antioxidantes e, por isso, tem outros benefícios como:

  • Proteger as células do organismo;
  • Retardar o envelhecimento celular;
  • Combater o colesterol;
  • Prevenir doenças do coração;
  • Ajudar a prevenir vários tipos de câncer.

Dentre os principais efeitos benéficos que as ervas medicinais trazem para o nosso corpo estão:

  • Anti-catarral: Que evita a formação de catarro;
  • Anti-espasmódico: Que previne ou trata as contrações musculares dolorosas;
  • Anti-flatulento: Que combate os gases intestinais;
  • Anti-reumático: Que trata o reumatismo;
  • Anti-tussígeno: Que evita a tosse;
  • Diurético: Que ajuda na eliminação de líquidos pelos rins;
  • Emético: Que provoca vômitos;
  • Expectorante: Que auxilia na eliminação da mucosidade pelo aparelho respiratório;
  • Hemostático: Que ajuda a estancar heragias;
  • Obstipante: Que ajuda a prender os intestinos.

Os benefícios das ervas são inúmeros, mas sozinhas não fazem milagres. Para que você emagreça de verdade, vale segurar um pouco a gula e ingerir alimentos mais saudáveis, não se esquecendo de praticar exercícios físicos. E não se esqueça de consultar um nutricionista, pois assim é possível aproveitar ao máximo os benefícios dos chás.

Sair da versão mobile