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Os 16 Benefícios da Cajá Para Saúde

Revisado por

Graduado em Nutrição

Especialista do Dicas de Saúde

Os Benefícios da Cajá Para Saúde são diversos. Pois, o Cajá possui grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Cajá é o fruto da cajazeira (Spondias mombin) e também pode ser chamado de ambaló, ambaró, Cajá-mirim, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá ou tapiriba. os benefícios da Cajá não se limitam apenas à riqueza de antioxidantes, por isso é conveniente desbravarmos suas funcionalidades.

Benefícios da Cajá

A árvore que dá os frutos pode crescer até 20 metros de altura, e as folhas possuem de 20 a 45 centímetros de comprimento. A fruta pode ser vista inicialmente na coloração verde, mas a luz é responsável por converter a cor em amarelo dourado no processo de amadurecimento. Nesse período é possível notar uma pele mais resistente e fina, além do sabor ser mais apetitoso e com característica ácida. O Cajá é frequentemente preparado com açúcar, caldo de cana, geleias, sucos e sorvetes, formas comuns para neutralizar a sua acidez.

Ele é uma pequena fruta porém com um sabor incomparável. O Cajá é bem Comum na região nordeste do brasil, ele apresenta vários benefícios para nossa saúde, dentre elas, o Cajá ajuda a prevenir Osteoporose, Constipação, e fadiga, aumenta as defesas do organismo, aumenta o poder de imunidade além de ser uma fruta exótica e nutritiva.

O Cajá é fonte de Vitamina A, B e Vitamina C, trazendo para o organismo, inúmeros benefícios. A Vitamina A, por exemplo, faz bem para a pele e mucosas, além de ser importante para a visão e ter capacidade funcional dos órgãos reprodutivos. Pode também ser útil para o controle dos sintomas da famosa TPM.

A vitamina B, garante também a saúde da pele, regula o apetite, melhora o metabolismo do organismo e previne doenças do sistema nervoso. Já a Vitamina C é abundante, pois essa fruta antioxidante trabalha no combate dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e pelo Câncer, além de prevenir Resfriados e  Gripe. Então, confira Os 16 Benefícios da Cajá Para Saúde:

Benefícios da Cajá Para Prevenir a Osteoporose: A fruta é fonte de cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos. O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

Benefícios da Cajá Para Combater a Anemia: Consumindo 100 gramas de Cajá, a fruta contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia. Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo, pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio por todo o corpo.

A hemoglobina é armazenada nas células vermelhas do sangue, dessa forma, quem possui alta quantidade de Ferro na dieta, garante produção regular de glóbulos vermelhos, evitando problemas como a anemia, fator muito comum para pessoas que adotam dietas sem orientação médica e com desequilíbrios nutricionais.

Cajá Auxilia na Proteção de Doenças Cardíacas: Além de ser fonte de Vitamina A, depois de ser estudado por especialistas, o Cajá foi identificado como um potente medicamento para o tratamentos do Coração devido a sua imensa quantidade de antioxidantes. Sem falar da capacidade que essa fruta tem em reduzir o Colesterol.

Benefícios da Cajá Para Saúde dos Músculos: Os melhores nutrientes responsáveis por auxiliar na atuação das moléculas de ATP são encontrados no Cajá. A fruta é repleta de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, ao ser incorporada na dieta ela pode ser muito eficiente para hipertrofia e ganho de Massa Muscular, já que contribui com a saúde dos músculos.

Benefícios da Cajá Como Fonte de Vitamina C: Os Cajás são ricos em Vitamina C, que ajudam a fortalecer o Sistema Imunológico e ainda ajuda a prevenir o corpo de várias doenças como possíveis Gripes e Resfriados. Ao consumir 100 gramas de Cajá, você esta fornecendo ao seu corpo cerca de 46,4 miligramas de Vitamina C. Adicionando essa porção à sua alimentação, você garantirá de 39 a 49% da dose diária necessária dessa vitamina para seu corpo se manter saudável.

Benefícios da Cajá

Cajá Possui Carotenoides: Carotenoides são substâncias químicas tetraterpênicas relacionadas ao caroteno, compreendendo pigmentos amplamente difundidos na natureza. Caracterizam-se por apresentar moléculas oxidáveis, por exibir cores que vão do amarelo ao vermelho, por serem lipossolúveis, por serem encontrados em vegetais e por serem essenciais como precursores da síntese da vitamina A em animais.

Essa fruta é fonte de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral e principalmente no crescimento e saúde dos ossos, visão e o aumento da produção de células brancas. Vale ressaltar que o beta-cripto xantina é um carotenoide solúvel em gordura.

Benefícios da Cajá Para o Sistema Nervoso: Entre tantas frutas, o Cajá está entre as fontes de vitamina B. Entre tantas eficiências da Cajá ele também ajuda no controle de Ansiedade, Fome, Depressão e compulsão alimentar que se estende a todo o sistema nervoso, a presença dessa fruta no plano alimentar não só pode ajudar no controle da TPM mas a todos os amantes da fruta.

Cajá Possui Baixo Teor de Gorduras: Depois dessa informação, você vai passar a ter o Cajá como sua fruta predileta, pois ele não contém nenhuma gordura saturada ou Colesterol. Por ser uma fruta com baixo teor de gordura, o Cajá é uma escolha saudável para quem deseja Perder Peso e garantir uma melhor qualidade de vida.

Cajá Fortalece os Dentes: Outro nutriente que pode ser encontrado em demasia no Cajá que contribui para que os ossos e dentes se mantenham fortes, é o Cálcio. O fornecimento regular de Cálcio fortalece seus ossos e os prepara para diferentes adversidades, eles respondem melhor aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões são reduzidas significativamente. A Vitamina A que também é encontrada no Cajá pode ajudar a prevenir o aparecimento da Osteoporose.

Cajá Previne a TPM: Essa fruta pode fazer milagre sobre os hormônios femininos. São repletas e constantes as variações de humor durante o ciclo menstrual, e o Cajá aparece como fonte de Vitamina A, B, Vitamina C e muitos minerais importantes. A combinação desses nutrientes contidos na fruta são capazes de reduzir as oscilações de humor que são comuns nos períodos da TPM.

Benefícios da Cajá Para Perda de Peso: E para você que deseja um auxiliador no emagrecimento, o Cajá também pode ajudar você a emagrecer. A fruta é rica em Fibras que proporcionam um melhor funcionamento do intestino, fazendo com que você elimine toxinas do corpo. Ainda mais, o Cajá também dá a sensação de saciedade, que é muito importante no processo de Perda de Peso, pois os casos de Ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos.

Cajá Contem Baixo teor de gorduras: Sendo uma das principais preocupações, você gostará de saber que o cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, o Cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

Cajá Oferece um bem-Estar Geral: Segundo a nutricionista, o Cajá contém um elevadíssimo teor de carotenóides: “Essa substância contribui para saúde como um todo, deixando o organismo saudável e nutrido”, explica a profissional.

Benefícios da Cajá

Outros Benefícios:

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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