Nutrição

Os 15 Benefícios do Café Para Saúde

Por Alan Costa, em 03/06/2017 (atualizado em 08/02/2024)

Os Benefícios do Café Para a Saúde do corpo. Além disso, consumir café de forma moderada traz uma série de benefícios para a nossa saúde. Essa bebida mundialmente popular, por exemplo, proporciona um efeito termogênico que facilita o processo da perda de peso. Que notícia boa, não é? Ah, o café também desenvolve uma ação estimulante e contribui para a diminuição das dores de cabeça e enxaquecas.Uma das características marcantes do café é a sua alta quantidade de cafeína. A cafeína é importante por proporcionar um efeito estimulante no nosso sistema nervoso central, além de seu consumo estar associado à melhora no nosso estado de alerta, na nossa capacidade de aprendizado e principalmente na resistência ao esforço físico, proporcionando mais energia para o dia a dia. A substância também contribui para o processo da perda de peso. Então, confira agora:

Os 15 Benefícios do Café Para a Saúde:

Benefícios do Café Como Estimulante: A cafeína é o principal componente encontrado no café. Quando consumida de forma moderada, em pequenas doses, ela desempenha uma importante ação estimulante. A ingestão de cafeína ajuda a diminuir o sono e aumente a nossa energia. Portanto, tomar café de maneira moderada ajuda a aumentar a disposição física e mental.

Benefícios do Café Para Melhora a Concentração: Devido ao efeito estimulante que a cafeína desempenha no nosso organismo, consumir café proporciona uma melhora significativa na nossa concentração e, consequentemente, na nossa capacidade de aprendizado e de atenção.

Melhora o Desempenho nas Atividades Físicas: Uns dos principais Benefícios do Café é Melhorar o desempenho nas atividades físicas. Poisdevido à ação estimulante que a cafeína possui, tomar café nos ajuda a ter mais ânimo e energia para praticar atividades físicas.

Ainda nesse contexto, um dos benefícios do café é o estímulo que ele dá à ação dos músculos durante a prática dos exercícios físicos prolongados, fazendo com que estes passem a utilizar a gordura armazenada como forma de obter energia, ao invés da utilização dos açúcares obtidos nos carboidratos.

Beber café também ajuda na redução da sensação de fadiga, melhorando o desempenho e rendimento físicos. Assim, após ingerirmos cafeína, há o aumento da força muscular, e consequentemente nós conseguimos aumentar o grau de carga e de repetições na execução dos exercícios físicos.

Benefícios do Café Para o Crescimento dos Músculos: A cafeína poupa a glicose do músculo esquelético. Quanto maior é a quantidade de glicose no músculos, menos ele fica com fadiga, além de aumentar e facilitar a entrada de cálcios no nosso músculo.

Benefícios do Café Para perder Peso: De acordo com estudos realizados, a ingestão de café contribui para o processo da perda de pesso. Isso acontece devido à presença de cafeína no alimento, que desempenha uma ação termogênica, levando ao aumento do gasto de calorias. A substância, inclusive, também colabora para a queima de gorduras.

Benefícios do Café Para Protege o Sistema Respiratório: Dentre diversos estudos realizados – inclusive um do Cochrane Database Review em 2010 – demonstraram que, dentre os diversos benefícios do café, um deles é o efeito broncodilatador que a bebida tem. Isso é bastante positivo, principalmente para as pessoas que sofrem de asma, uma vez que o consumo do café previne a doença. O café também contribui para a redução da fadiga dos músculos respiratórios.

Benefícios do Café na Prevenção da Doença Parkinson: Consumir café também é eficaz na prevenção da doença de Parkinson, segundo a indicação de alguns estudos realizados. Em um dos experimentos foram analisados homens que consumiam entre 3 e 4 xícaras de café diariamente. O resultado obtido foi que esses homens apresentaram cinco vezes menos chances da doença de Parkinson se desenvolver, quando comparados aos que não consomem.

Em um outro estudo realizado, os homens que consumiram de uma xícara (café) de cafeína diariamente apresentaram 50% menos chance de desenvolver a doença de Parkinson. Já o consumo do café descafeinado não apontou nenhum efeito parecido. A conclusão foi de que a cafeína é o grande responsável pela prevenção da doença de Parkinson.Café Diminui o risco de Depressão: Diversos estudos e pesquisas apontaram uma relação inversa entre o consumo de café e o risco de suicídio. Entretanto, não há um fato comprovado de que essa relação é real, apesar da associação inversa. O que se sabe é que o consumo de pequenas doses de cafeína interfere de maneira positiva no nosso humor. Também é sabido que o ácido acético – amplamente presente no café – proporciona um efeito antidepressivo, ao menos quando administrado em animais.

Benefícios do Café  na Prevenção do Câncer: O consumo regular e moderado da bebida também contribui para a prevenção de câncer. Isso acontece devido ao fato do café possuir ação antioxidante, combatendo os radicais livres responsáveis pelo surgimento de tumores.

Café Diminui o Risco de Morte: Um estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine, realizado com cerca de 400 mil americanos, chegou à conclusão de que consumir café, de maneira moderada, pode estar relacionado à mortalidade total. As pessoas que tomaram café apresentaram menor mortalidade em decorrência de doenças cardíacas, doenças respiratórias, diabetes, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças infeccionas e causas externas.

Café Reduz o Risco de Perda de Memória: Café melhora a memória. Mostrou-se que prevenir a demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas. Isso ajuda a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. O bloqueio dos efeitos inibidores de adenosina ajuda a aumentar a eficiência do neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Ela ajuda na melhorar o humor e alivia o stress.

Benefícios do Café na Prevenção da Cirrose: De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Nacional de Singapura com 63 mil indivíduos, consumir diariamente duas ou mais xícaras de café contribui para a redução do risco de morte por cirrose.

Sair da versão mobile