Os 15 Benefícios da Rúcula Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dicas de Saúde

Os Benefícios da Rúcula Para Saúde são diversos. Além disso, A Rúcula tem vários nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. A Rúcula (Eruca sativa) tem cor e sabor intensos. As folhas da Rúcula dão um toque levemente picante à salada do dia a dia e tornam pratos quentes muito mais saborosos e ricos em propriedades benéficas a saúde. Veremos a seguir os principais benefícios da Rúcula , mostrando as propriedades mais marcantes e você ficará sabendo exatamente para que serve este vegetal. A Rúcula é muito fácil de ser cultivada, por isso cada vez mais pessoas a tem em seus jardins em todo o mundo.

A Rúcula é mais apreciada por populações das Américas, Europa e norte da África. Vamos explorar neste artigo os principais benefícios da Rúcula e você entenderá para que serve e porque vale pena tê-la na sua alimentação.

Rúcula é um alimento de baixa valor caloria. A Rúcula é da mesma família da folhas da mostarda, Rabanete, Couve-flor e da Couve. a Rúcula é uma ótima alternativa assim como a Alface, pois oferece uma maior densidade de nutrientes com as mesmas calorias.

Valor Nutricional da Rúcula: Em cerca de 2 gramas de uma porção de Rúcula há 0 grama de calorias, 0 grama de colesterol, 0 grama de gordura e 1 mg de sódio. O teor de proteína é em torno de 0,1 grama e outros nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e vitamina A, C, D, E e K estão em boas proporções.

Os 15 Benefícios da Rúcula para Saúde:

Rúcula é Rica em Vitamina K: Três xícaras de Rúcula fornece mais de 100% de sua vitamina diária. A Vitamina K é conhecida por promover a função do cérebro e osso enquanto age como um antioxidante e anti-inflamatório.

Rúcula é Rica em Minerais: A Rúcula também é uma boa fonte de Cálcio, Ferro, Potássio, Manganês e fósforo, todos os minerais essenciais que oferecem seus originais benefícios para saúde.

Benefícios da Rúcula na Perda de Peso: Apesar da Rúcula não ter capacidade comprovada para ajudar na perda de peso por si só, ela tem um baixo teor calórico, e é rica em nutrientes, portanto, uma grande adição a qualquer dieta sera saudável.

Benefícios da Rúcula Como Fonte de Fibras: A rúcula tem uma elevada proporção de fibras que são conhecidas por ajudar o processo de digestão no corpo. Estas fibras beneficiam o metabolismo em geral com o processo de digestão sendo controlado.

Benefícios da Rúcula Como Fonte de Vitamina A: A rúcula é conhecida por ser rica em vitamina A. Assim, os médicos recomendam sua ingestão para aqueles pacientes que precisam de ajuda com o tratamento de doenças relacionadas com os pulmões, pele e cavidades bucais.

Benefícios da Rúcula Para Prevenir o Câncer: A rúcula é bem conhecida por este benefício pelo qual é altamente recomendada pelos médicos. Os agentes causadores de câncer são comprometidos com as ricas propriedades antioxidantes, inibidoras dos radicais livres deste vegetal.

Benefícios da Rúcula Para Gestantes: A rúcula se consumida mesmo na quantidade igual a uma xícara em uma base diária, pode oferecer alguns benefícios para uma mulher grávida. Seu conteúdo de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos no tubo neural no bebê.

Benefícios da Rúcula Para Os Olhos: A Rúcula é uma boa fonte de carotenóides, pigmentos de gordura-solúvel que são conhecidos para ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C presente na Rúcula pode ajudar na prevenção da catarata.

Rúcula é Baixo em Oxalato: O oxalatos inibem a absorção de minerais no organismo. Outras verduras saudáveis, tais como Espinafre, têm altos níveis de oxalato. No entanto, a Rúcula parece oferecer níveis relativamente baixos de oxalato, tornando-se uma alternativa mais saudável para as pessoas que buscam alimentos ricos em cálcio e outros minerais essenciais.

Rúcula é Rica em Ácido Fólico: A Rúcula contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes, o que a torna uma forte aliada na luta contra os radicais livres.

Rúcula é Rica em Carotenoides: Ela também é rica em carotenoides e minerais como Potássio, manganês, ferro e cálcio: Elementos benéficos e necessários para uma dieta saudável.

Benefício da Rúcula Para Regular o Diabetes: Os vegetais de folhas verdes como a Rúcula contêm antioxidantes que já provaram diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a absorção da insulina em pacientes com diabetes. O controle do peso é fundamental para evitar o diabete tipo dois e o consumo de rúcula como uma fonte rica em fibras e com pouquíssimas calorias, pode ser fundamental em uma dieta para perder peso.

Benefício da Rúcula Para Melhorar Oxigenação Muscular: A Rúcula está entre os vegetais com alta concentração de nitrato, substância que melhora a oxigenação muscular durante exercícios físicos. A ingestão de nitrato pode aumentar a tolerância do organismo durante exercícios físicos de resistência e de longa duração.

Benefícios da Rúcula Para Melhorar Vida Sexual: Os benefícios afrodisíacos da Rúcula  podem decorrer devido ao seu efeito energético e estimulante sobre o organismo e ao estímulo que suas vitaminas trazem ao sistema vascular.

Benefício da Rúcula Para Melhorar a Digestão: O gosto amargo das folhas da Rúcula é proveniente dos compostos de enxofre, ou sulforafano, que ela contém. Estes compostos ajudam a melhorar a digestão em pessoas que sofrem de indigestão crônica por excesso de acidez no estômago. Comer folhas de rúcula cerca de quinze minutos antes das refeições estimula a produção da bile, e melhora o processo de digestão dos alimentos.

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Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valéria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

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