Grãos e Cereais

23 benefícios da cevada para saúde (comprovado pela ciência)

Por Alan Costa, em 12/12/2017 (atualizado em 02/04/2024)
nutrientes da cevada

Os benefícios da cevada para saúde são variados, pois, a cevada possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.

Além disso, a cevada é uma espécie de grão integral que foi cultivada há cerca de 10 mil anos na Etiópia, bem como em algumas partes do Sudeste Asiático. Foi absolutamente utilizada pelos nossos antepassados ​​históricos não apenas para alimentação, mas também para fazer bebidas alcoólicas.

A cevada contém todos os nutrientes que são vitais para manter a saúde ideal. Protege o coração contra várias doenças cardiovasculares, além de também proteger os rins, trato urinário, fígado, ossos e articulações e garantir o seu funcionamento regular.

A cevada deve ser incluída na alimentação de pessoas que sofrem de condições médicas como hipertensão, artrite, asma, impotência, problemas de pele, anemia obesidade, constipação, diabetes, problemas renais ou doenças cardíacas, devido a isso, é a hora de você aprender sobre os benefícios da Cevada para a saúde.

Valor nutricional da cevada

nutrientes da cevada

Uma única porção de uma xícara de cevada perolada cozida contém o seguinte: 9

  • Calorias: 193
  • Proteína: 3,5 gramas (g)
  • Carboidratos: 44 g
  • Fibra: 6g
  • Cálcio: 17 miligramas (mg)
  • Ferro: 2 mg
  • Magnésio: 34,5 mg
  • Fósforo: 85 mg
  • Potássio: 146 mg
  • Folato: 25 microgramas (mcg)

Benefícios da cevada para saúde

beneficios da cevada

Então, confira agora detalhadamente os benefícios da cevada para saúde.

1. mantem a elasticidade da pele

A cevada contém selênio, que preserva a elasticidade da pele e protege-o contra os danos dos radicais livres. O selênio melhora o funcionamento do seu coração, pâncreas e sistema imunológico. A deficiência deste mineral pode causar câncer de pele, cólon, próstata, fígado, estômago e mama.

2. Melhorar o tom da pele

Ao aumentar a elasticidade da pele, a cevada facilita o aperto da pele, tornando sua pele mais flexível e bem tonificada, assim como proporcionando-lhe uma aparência mais jovem.

3. Retarda o envelhecimento

Os antioxidantes na Cevada ajudam a desacelerar os sinais de envelhecimento. A água de cevada esvazia as toxinas do corpo, proporcionando-lhe uma textura de pele limpa e sem rugas.

4. Ajuda a curar lesões

Cevada é uma fonte rica de zinco, que acelera as propriedades curativas do corpo. A cevada verde, quando tomada por via oral ou aplicada como uma pasta, pode curar lesões faciais dentro de 5 a 6 meses.

5. Restaura a cor do cabelo

O consumo de grama de cevada verde ajuda a restaurar a cor do seu cabelo. Além disso, a cevada contém o cobre mineral que está envolvido na formação de melanina, um pigmento que fornece cor ao seu cabelo.

6. Acelera o crescimento do cabelo

A cevada é rica em micronutrientes, tiamina e niacina, que ajudam no crescimento do cabelo. Também contém Procyanidin B-3, que é um isolado de cevada e identificado como um estimulante do crescimento do cabelo.

7. Combate a queda de cabelo

A anemia é uma das causas mais comuns de perda de cabelo. A cevada contém os minerais de ferro e cobre, que melhoram a produção de glóbulos vermelhos, afastando a anemia e, consequentemente, estimulando o crescimento do cabelo.

8. Reduz o colesterol

A cevada é rica em fibras solúveis e insolúveis. A fibra solúvel dissolve-se e liga-se com os ácidos gordos, diminuindo os níveis de colesterol, bem como a lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecido como o mau colesterol.

A fibra insolúvel, por outro lado, produz o ácido propiónico, que ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos. Os baixos níveis de colesterol reduzem significativamente o risco de acidente vascular cerebral e ataques cardíacos.

9. Auxilia na perda de peso

Consumir a cevada faz com que se sinta mais completo por um longo período e, portanto, suprime o apetite. Além disso, a fibra na cevada facilita a remoção de gordura do corpo. Desta forma, a cevada pode ajudar na perda de peso.

10. Previne o câncer

A cevada contém fitonutrientes chamados lignanas. A lignana, chamada enterolactone, ajuda a prevenir o câncer de mama, bem como doenças coronárias. A fibra dietética fornece boas bactérias ao intestino grosso, que ajudam no bom funcionamento protegendo-o contra o câncer de cólon.

11. Controla a diabete

Comer cevada é benéfico para pacientes diabéticos, uma vez que estabiliza os níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque a fibra beta-glucana encontrada neste grão tem a capacidade de retardar a absorção de carboidratos dos alimentos pelo corpo, levando a uma redução nos níveis de glicose e insulina.

12. Combate a anemia

A cevada contém o cobre mineral que ajuda na formação de hemoglobina, necessária para a produção de glóbulos vermelhos. Desta forma, ajuda a diminuir a anemia.

13. Melhora a digestão

O suco de cevada é extremamente benéfico para o sistema digestivo. Ele ajuda na digestão, permitindo que os sucos digestivos trabalhem horas extras, reduzindo assim o sentimento de inchado no estômago. Ele ajuda a perder as calorias, impedindo o acúmulo de gordura e aumentando a taxa de metabolismo.

14. Prevenir os cálculos biliares

Sendo rica em fibra insolúvel, a cevada ajuda na redução da secreção de ácidos biliares, aumentando assim a sensibilidade à insulina e reduzindo os níveis de triglicérides. Desta forma, a cevada pode ajudar as mulheres a evitar os cálculos biliares de forma eficaz.

15.  Aumenta a Imunidade

cevada contém duas vezes a quantidade de vitamina C do que as laranjas, que suporta o seu sistema imunológico, reduzindo as chances de resfriado e gripe. O ferro aumenta o volume de sangue, evitando anemia e fadiga. Facilita o funcionamento adequado dos rins e o desenvolvimento das células do corpo. O manganês permite que você se sinta bem e enérgico que, por sua vez, beneficia o sistema nervoso e o sistema imunológico.

16. Combate a osteoporose

A cevada contém fósforo e cobre, que são bons para a saúde dos ossos. O fósforo é eficaz na cura de doenças ósseas e dentárias. O suco de grama de cevada tem onze vezes mais cálcio que o leite. O manganês é necessário para a produção óssea e também para o tratamento da deficiência de ferro. Desta forma, a cevada pode ser um remédio natural para a osteoporose.

17. Preveni a aterosclerose

O espessamento das paredes das artérias devido à coagulação de materiais gordurosos, como o colesterol, é conhecido como aterosclerose. A niacina ou complexo vitamínico B contido neste grão reduz os níveis globais de colesterol e lipoproteína, diminuindo assim os fatores de risco cardiovascular. A cevada é benéfica para mulheres pós-menopáusicas com pressão arterial elevada, colesterol elevado ou doenças cardiovasculares.

18. Protege os órgãos do corpo

A cevada protege os órgãos importantes do corpo, como o coração, o pâncreas e o fígado, mantendo doenças perigosas, como doenças cardíacas, cânceres de cólon e mama e problemas de próstata. O fósforo neste grão ajuda a manter os ossos e dentes saudáveis e auxilia o funcionamento dos rins e dos músculos do coração.

19. Ajuda a desintoxica o corpo

De acordo com estudos, a cevada possui propriedades antídoto devido a capacidade de impedir a propagação de veneno no corpo.

20. Melhora a saúde do Intestino

Também ajuda na manutenção de funções intestinais saudáveis devido ao seu rico teor de fibras. Isso ajuda na prevenção da constipação.

21. Possui propriedades diuréticas

É um diurético poderoso e mantém o trato urinário saudável, impedindo infecção do trato urinário (UTI).

22. Regula a temperatura corporal

É a bebida perfeita do verão porque traz para baixo o calor do corpo. É por isso que é geralmente oferecida a pessoas com altas temperaturas.

23. Auxilia na gravidez

A água da cevada tem benefícios específicos para as mulheres grávidas. Ele ajuda a aliviar os problemas comuns como náuseas e náuseas matinais, regula os níveis de açúcar no sangue, ajuda na prevenção da diabetes gestacional. Também evita o edema (tornozelo e pés inchados), melhorando a circulação e evitando a pressão arterial elevada.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6723110/

Sair da versão mobile