plantas medicinais

Os 15 Benefícios da Capuchinha Para Saúde

Por Alan Costa, em 23/06/2017 (atualizado em 08/02/2024)

Os Benefícios da Capuchinha Para Saúde são variados, pois, a Capuchinha possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Capuchinha, é uma planta de origem americana, que é amplamente conhecido como uma planta ornamental. Sendo uma planta com uma flor muito atraente foi trazido para a Europa, e hoje é frequentemente encontrada em jardins residenciais ou em alguns parques como decoração. A planta tem outros nomes comuns que são muito diferentes: Chagas, sangue flor de Cristo, e outros semelhantes a estes nomes.

Chagas hastes são concurso e ligeiramente torcido, vinha em forma cresce assim não alcança grandes altitudes. As folhas de Capuchinha são grandes, têm um longo pecíolos (a parte juntar a folha ao caule). A partir das axilas das folhas surgem flores, que como disse anteriormente, são muito atraentes.

A Capuchinha são laranja, amarelo ou vermelho com intensidade animada. Após a floração das frutas pode ser encontrado o que é uma pequena cápsula que contém as sementes. A Capuchinha pode dar toda a primavera e verão. Para fins medicinais e culinárias toda a planta é coletada. Então, confira agora Os 15 Benefícios da Capuchinha Para Saúde.

Benefícios da Capuchinha Para o Cabelo: Misturado em extrato alcoólico, as folhas frescas de Capuchinha são indicadas para fortalecer o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos cabelos e prevenindo a sua queda.

Este remédio caseiro deve ser preparado com duas colheres (sopa) de folhas frescas de Capuchinha, bastante amassadas e trituradas manualmente, adicionadas a uma xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Após a infusão, deixe macerando durante cinco dias em recipiente limpo, de preferência de vidro, para depois ser utilizado diariamente, direto no couro cabeludo, com a ajuda de um borrifador.

Benefícios da Capuchinha Para a Pele: Essa receita é um potente adstringente natural para pele oleosa e cansadas, ideal para tratar as infecções da acne e purificar os poros, evitando cravos e espinhas. Misture o suco de uma xícara de folhas trituradas a duas colheres de vaselina líquida para facilitar a aplicação no rosto. Faça uma máscara uma vez por semana.

Benefícios da Capuchinha Para Problemas Renais: Os povos andinos costumavam utilizar a Capuchinha para tratar infecções urinárias e problemas nos rins. Os efeitos da planta realmente são benéficos nestas condições, mas é importante dar atenção à moderação, neste caso. Embora seja bastante útil, o chá de Capuchinha não deve ser tomado diariamente por mais de uma semana, uma vez que é bastante carregado em nutrientes. Por isso, dê uma semana de descanso para o organismo, no mínimo, a cada uma semana de consumo recorrente. Isso potencializa seus efeitos e evita danos ao organismo.

Capuchinha Concentra Alta Vitamina C: A Capuchinha é rica em presença de Vitamina C, além de ser um antibiótico natural. Comer algumas folhas da planta no início de um resfriado, por exemplo, pode auxiliar a combater o desenvolvimento do problema. Sua ação antibiótica auxilia no combate de problemas leves, e comer algumas folhas da Capuchinha pode ser uma forte estratégia em momentos propícios para o desenvolvimento de gripes e resfriados.

Benefícios da Capuchinha Para Ação Antibiótica: A Capuchinha é conhecida por ser um antibiótico natural. Estes efeitos eram aproveitados desde os primeiros povos andinos para prevenir infecções e combater febres. O efeito antibiótico é moderado, o que o torna ideal para condições de saúde leves, especialmente aquelas e beneficiem-se da presença de Vitamina C.

Benefícios da Capuchinha Para Alimento Nutritivo: As flores de Capuchinha são altamente nutritivas, decorativas, condimenta e aromatizantes, podendo ser acrescentadas em qualquer salada. A combinação com quibe de trigo é a mais comum. E um recipiente, coloque um punhado de folhas e flores frescas picadas, uma cebola média picada bem fininha e uma maçã picada.

Misture tudo bem e acrescente a cada xícara de chá de trigo de quibe já preparado. Tempere com sal e limão. Em saladas de mix de folhas, as folhas e flores da planta também podem ser acrescentadas, sempre em uma medida um pouco menor que os demais ingredientes, devido ao seu acentuado sabor.

Outros Benefícios da Capuchinha:

  • Anti-inflamatória das vias urinarias;
  • Antirreumática;
  • Anti-ofídica;
  • Diaforética;
  • Diurética;
  • Emenagogo;
  • Laxante;
  • Pulmonar.

Diante destas propriedades, é possível tratar diversos problemas de saúde como bronquites, tosses com presença de secreção catarral e outros distúrbios pulmonares. Além disso, a planta é eficaz no tratamento de disfunções no estômago, facilitando digestão, aumentando o apetite de quem possui problemas para comer, age como calmante e ainda evita prisão de ventre.

Todos estes benefícios são relacionados à saúde, porém, esta planta também pode ser usada com cunho estético. Assim, ela combate a queda de cabelos e ainda é eficaz para melhorar os aspectos da pele.Formas de Usar: Para utilizar a Capuchinha e usufruir de seus benefícios, use a seguinte proporção de ingredientes: para cada litro de água filtrada, quatro colheres (de sopa) da folhas picadas ou duas colheres (de sopa) das sementes.

Em ambas as situações, o tratamento terá um retorno positivo. Portanto, coloque o líquido no fogo e após a fervura, retire do fogão e acrescente as folhas. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá e utilize-o para o fim desejado.

Caso a ideia seja fazer com que a bebida trate problemas internos, você deve ingerir de duas a quatro xícaras por dia. Contudo, se a proposta é cuidar da estética, então, este chá deve ser colocado nos cabelos ou nas regiões da pele. Depois de 15 minutos na área aplicada, basta lavar com água corrente e repetir o processo uma vez por semana.

Sair da versão mobile