Dicas de Saúde

Os 13 Efeitos Colaterais das Pílulas Anticoncepcionais

Por Alan Costa, em 04/05/2017 (atualizado em 11/11/2019)

Os Efeitos Colaterais das Pílulas Anticoncepcionais são diversos. Alem disso, As Pílulas Anticoncepcionais são um dos melhores métodos para prevenir a gravidez. É para ser tomado uma vez por dia, todos os dias. Estes contraceptivos contém hormônios que realmente pára o corpo de ovular ou alterar o muco cervical para tornar difícil para o esperma para encontrar é caminho para o ovo. No entanto, existem inúmeros efeitos colaterais negativos trazidos por estas pílulas e a maioria das mulheres não estão cientes destes. Então Confira Os 13 Efeitos Colaterais das Pílulas Anticoncepcionais que você Deve Saber.


Infecção por fungos: Uma vez que há uma interrupção súbita o equilíbrio dos hormônios no corpo, o risco de infecção por fungos também dobra ou às vezes triplica.

Coágulos de sangue: Alguns estudos provam que as mulheres que usam Pílulas Anticoncepcionais estão em maior risco de coágulos sanguíneos.

Ternura do peito: Embora este seja um efeito colateral suave, isso pode ser incômodo como seios podem aumentar depois de algum tempo.

Varizes: Se as varizes são causadas pela má circulação sanguínea, não é de se estranhar que associar o problema como um dos Efeitos Colaterais Mais Comuns das Pílulas Anticoncepcionais.

Enxaqueca e dores de cabeça: Devido à redução de estrogênio natural no corpo, isso pode levar a dores de cabeça e enxaquecas, mas mais tarde desaparecerá uma vez que o corpo se ajusta à medicação.

Câncer: Alguns cânceres têm receptores hormonais, ou seja, podem ser desenvolvidos de acordo com os níveis hormonais. Assim, o uso da Pílulas Anticoncepcionais pode agravar esse quadro.

Aumento de peso: As pílulas podem aumentar o apetite e a retenção de água, levando ao ganho de peso. Mas isso pode ser compensado através da escolha de pílulas com menos estrogênio ou intensificação de atividades físicas.

Hipertensão: Hipertensão e Pílulas Anticoncepcionais podem não ser uma boa combinação, se você sofre com essa doença, é preciso procurar auxílio médico e fazer exames antes de usar o medicamento. Os riscos são similares aos do tópico anterior: AVC, e outros problemas relacionados aos vasos sanguíneos.

Saudação Avançada: Este pode ser um caso para os primeiros 3 meses de tomar pílulas. Isso geralmente é associado com Pílulas Anticoncepcionais de baixa dose.

Mudanças de humor: Desde pílulas desprende hormônios sintéticos, isso pode causar desequilíbrio nos neurotransmissores que podem afetar muito o estado emocional.

Náusea: Estrogênio adicional no corpo pode perturbar o estômago e pode causar náuseas no primeiro trimestre de tomar pílulas.

Perder a Libido: As pílulas detém a produção de testosterona, que pode levar à perda de interesse na vida sexual, particularmente diminuição da capacidade de orgasmo e aumento da dor.

Mudanças visuais: Isso pode ser um risco para as mulheres usando lentes de contato que podem levar a glaucoma ou hipertensão ocular.

Diminuição da Líbido: As Pílulas Anticoncepcionais podem provocar uma diminuição da líbido devido à redução da produção de testosterona no organismo, no entanto, este e um dos Efeitos Colaterais que são mais frequente em mulheres que apresentam grandes níveis de ansiedade.

Sair da versão mobile