Dicas de Saúde

12 benefícios do óleo de cominho para saúde!

Por Alan Costa, em 01/12/2017 (atualizado em 24/09/2020)

Os benefícios do óleo de cominho são variados, pois, possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Óleo de Cominho é extraído das sementes de cominho secas e trituradas através de um processo de destilação a vapor. O cominho é cientificamente conhecido como Cuminum Cyminum, é bastante popular por ser um tempero bem forte, e dificilmente precisa de acompanhamento para suas devidas funções.

Quase todas as propriedades medicinais do cominho vêm de seus óleos essenciais, que, na sua forma pura, é muito mais eficaz e benéfico do que as sementes de cominho. O Óleo de Cominho é composto principalmente de ácido cuminico, cimeno, dipenteno, limoneno, phellandrene e pineno. E devido a essas propriedades, possui benefícios extraordinários para a saúde.

O Óleo de Cominho pode trazer um entusiasmo a qualquer refeição e pode transformar um prato suave em uma culinária apimentada e saborosa. Além dos seus usos culinários, ele também pode ser usado aromaticamente em um difusor. O aroma do Óleo de Cominho é quente e picante. Quando tomado internamente com alimentos, água ou em cápsulas, o Óleo de Cominho pode fornecer benefícios que vão de problemas respiratórios até a prevenção do envelhecimento precoce.

Benefícios do óleo de cominho para saúde:

Para uma boa digestão: 

O Óleo de Cominho ajuda na digestão devido suas propriedades diuréticas, que promovem uma digestão mais rápida e previne doenças como o câncer de cólon.

Eliminar as flatulências: 

O Óleo de Cominho tem poderosas propriedades carminativas e também evita as flatulências com sucesso. Além disso, ele ajuda a evitar qualquer evolução futura dos gases.

Combate a bactérias: 

O Óleo de Cominho é um grande bactericida e pode ser usado para tratar diarreia e a cólera, que são provocadas por bactérias. Além disso, o Óleo de Cominho pode curar as infecções bacterianas internas no cólon, estômago, intestinos e sistema urinário.

Como diurético: 

O Óleo de Cominho aumenta a micção, tanto em frequência como em quantidade. Isto pode parecer sem importância, no entanto, pode ser muito bom para a saúde, pois é através da urina que as gorduras e as toxinas são liberadas.

Tratar furúnculos: 

A ocorrência de furúnculos indica o acúmulo de substâncias tóxicas no corpo. O uso regular de Óleo de Cominho em seus alimentos ajuda a manter sua pele livre de furúnculos, erupções e espinhas.

Para a pele: 

O Óleo de Cominho tem um alto teor de vitamina E, que mantém a pele saudável e brilhante. Além disso, o Óleo de Cominho tem propriedades desinfectantes e anti-fúngicas que protegem sua pele de infecções fúngicas e microbianas.

Contra o envelhecimento precoce: 

Desencadeia os processos anti-envelhecimento no interior do corpo, impedindo, assim, os sintomas do envelhecimento precoce. O Óleo de Cominho atua como um antioxidante para combater os radicais livres que atacam a pele.

Tratar a caspa: 

O Óleo de Cominho é um grande estimulante carminativo e antioxidante. Ele é frequentemente usado em tratamentos no couro cabeludo para se livrar da caspa.

Tratamento da asma: 

Contém timoquinona, o que reduz o processo inflamatório e outros mediadores que causam asma. Ele também atua como um broncodilatador.

Fortalecer o sistema imunológico: 

Possui propriedades antioxidantes que lutam contra impurezas dos radicais livres. Isso ajuda a fortalecer a imunidade do corpo e combater doenças virais.

Prevenção da anemia: 

É rico em Ferro que é necessário para a formação da hemoglobina no sangue. Consumir Óleo de Cominho vai manter seu corpo protegido contra a anemia.

Atividade metabólica: 

O Óleo de Cominho atua no processo de metabolismo o que ajuda a manter todos os outros processos do corpo. O Ferro presente no Óleo de Cominho ajuda a manter adequadamente a nossa atividade metabólica.

Sair da versão mobile