Dicas de Saúde

Os 10 Efeitos Colaterais do Mel

Por Alan Costa, em 26/12/2016 (atualizado em 22/10/2018)

Os 10 Efeitos Colaterais do Mel não são amplamente conhecidos, porém você com certeza você deverá conhece-los. Além disso, o Mel é famoso pelos seus benefícios, mais você deverá conhecer seus Efeitos Colaterais, pois o que pode ser benéfico para alguns pode ser maléfico para outros.

O Mel é amplamente conhecido por seus benefícios à saúde e medicinais. Também é considerado como um alimento básico em todo o mundo. Mas esta substância surpreendente tem alguns Efeitos Colaterais, que você deve ter em mente ao compra-lo ou comê-lo. Então confira agora Os 10 Efeitos Colaterais do Mel:

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Causar Intoxicação Alimentar: Isto é o resultado do consumo de Mel cru. Se você nunca consumiu o Mel não pasteurizado, as suas chances são altas de se tornar vulnerável a intoxicação alimentar. Como não é aquecido nem processado, pode conter partículas estranhas, como o pólen, pedaços minúsculos de asas de abelha, própolis, pedaços de favo de Mel. Estas partículas podem desencadear uma desordem do sistema digestivo no consumidor.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Causar Botulismo: O Mel cru pode incluir esporos tóxicos de Clostridium botulinum. Quando consumido por crianças com idade inferior a 12 meses, pode levar a um grave problema médico chamado “botulismo”. Este é basicamente um envenenamento causado pelo veneno de abelha, e seu bebê pode experimentar seus sintomas. Alguns dos sintomas são febre, náuseas, vômitos, fraqueza, letargia, constipação, irritabilidade, diarreia, cólicas, perda de apetite, paragem respiratória, paralisia muscular, etc.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Causar Desconfortos Abdominais: O consumo excessivo de Mel pode causar desconforto abdominal grave. Sendo rico em frutose, pode interromper a capacidade de absorção de nutrientes do seu intestino delgado. Ele também pode impor efeitos à longo prazo sobre o seu sistema gastrointestinal e causar vários problemas gástricos, tais como inchaço, gases, cólicas, etc. Às vezes, também leva a condições agudas como diarreia ou um estômago virado.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Causar Reações Alérgicas: A ingestão de Mel cru também pode lhe proporcionar uma leve a moderada alergia. O néctar não processado das flores podem conter pólen, pesticidas, inseticidas e muitos outros produtos químicos. Seu consumo direto pode levar ao desenvolvimento de sintomas alérgicos como inchaço, coceira, inflamação, erupções cutâneas, urticária, tosse, asma, sibilos, problemas respiratórios, dificuldade em engolir e assim por diante.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Causar Choque anafilático: Comer Mel cru pode causar reações alérgicas graves como anafilaxia. Ele contém alérgenos na maioria dos casos, que geram um problema médico grave chamado “choque anafilático”. É caracterizada por uma alergia no corpo inteiro, juntamente com tonturas, desmaio, falta de ar, hipotensão, insuficiência cardíaca, etc. Este é um efeito colateral grave do Mel, uma vez que às vezes pode levar à morte.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Elevar o Níveis de Açúcar no Sangue: Se você quiser manter seu nível de açúcar no sangue sob controle, limiteo seu consumo diário de Mel . Não é só rico em sacarose, mas também contém uma grande quantidade de glicose, que aumenta o nível de glicose no sangue. Em outras palavras, a solução doce e espessa aumenta o nível de açúcar no sangue em sua corrente sanguínea, criando uma perfeita condição para diabetes.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Reduzir a Pressão Arterial: O Mel pode baixar o nível de pressão arterial significativamente, que, às vezes, pode vir a ser ruim para a sua saúde. É constituída por oligossacarídeos que, sendo um certo tipo de carboidrato com propriedades antioxidantes, pode reduzir os níveis elevados de pressão arterial. Às vezes, o nível de pressão arterial até mesmo desce do nível normal, desencadeando uma série de problemas de saúde, caso sua pressão já esteja baixa.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Causar Danos ao Sistema Nervoso: O Mel cru consiste em um grupo de compostos químicos chamados “grayanotoxins”, que são venenosos a nosso sistema nervoso. Em geral, estas toxinas são eliminadas do alimento durante a sua pasteurização. Mas, quando o Mel cru é consumido, elas entram em ação e danificam as nossas células nervosas. Como resultado, interrompe as atividades normais do nosso sistema nervoso.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Causar um Ganho de Peso: A obesidade é algo que pode arruinar a sua saúde geral, e o Mel pode ser o culpado por trás disso. Como ele contém grandes quantidades de calorias, contribui fortemente para o seu peso corporal. Além disso, ele detém carboidratos simples no lugar de carboidratos complexos, que quebram facilmente no corpo assim que é consumido. Como resultado, a energia é empilhada como gordura corporal e você acaba ganhando excesso de peso.

Os Efeitos Colaterais do Mel Podem Causar Deterioração dos Dentes: Segundo os pesquisadores, o Mel é composto por 82% de açúcar (açúcares naturais – glicose e frutose). Isso significa que 1 colher de sopa de Mel pode nos dar quase 17 gramas de açúcar. Consumi-lo todos os dias em grandes quantidades pode estimular atividades bacterianas dentro de nossa boca, e até casos graves de caries, que por sua vez pode levar ao câncer de boca.

Seu consumo leva à cárie dentária em uma extensão considerável. Se você quer manter a saúde dos seus dentes e prevenir a cavidade oral, tente manter sua ingestão de Mel sob controle. Essas informações sobre os efeitos secundários do Mel foram úteis? Deixe-nos um comentário na seção de comentários abaixo.

Sair da versão mobile