Nutrição

Os 10 Benefícios do Hibisco Para Saúde

Por Alan Costa, em 30/05/2017 (atualizado em 08/02/2024)

Os Benefícios do Hibisco Para Saúde são diversos, pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o que dá esse poder ao hibisco? Sobretudo a alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e anti-inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). Resultado: “O organismo deixa de acumular toxinas – substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento.

hibisco, alem de possuir propriedades antioxidantes e ter um valor representativo de antocianinas vitaminas C, betacaroteno, licopeno e polifenóis, é tradicionalmente utilizado como diurético. Como se não bastasse todas essas vantagens, ainda é capaz de manter o intestino regulado e prevenir contra o câncer de cólon.perder medidas proteger a saúde intestinal, blindar o sistema cardiovascular e dar um chega pra lá no inchaço são alguns dos benefícios que o hibisco pode fazer pela sua saúde. Mas você sabia que existe uma infinidade de ervas capazes de proteger o corpo e promover um grande bem-estar? A seguir, listamos 17 opções que podem fazer parte do seu dia a dia e afastar uma série de doenças. Mas atente-se às contraindicações de cada uma, combinado. Então, confira agora Os 10 Benefícios do Hibisco Para Saúde.

Boldo: É capaz de aliviar diversos desconfortos que acontecem o estômago, o fígado e o intestino. Ele ainda elimina impurezas do organismo e dá aquela forcinha após excesso no consumo de álcool.

• Contraindicações: em casos de hepatite aguda. Em doses excessivas, pode causar náusea, convulsão e vertigem.

Sem pressão: Saiba que as ervas são ideais para temperar os alimentos e substituir o uso excessivo do sal? Basta adequar o paladar e passar a utilizá-las com maior frequência para proteger seu coração! “O excesso de sódio é prejudicial ao sistema cardiovascular. O mineral tem importância para as funções do organismo, mas seu consumo deve se reduzido”, explica a nutricionista Gabriela Marcelino.

Camomila: Benefícios do Hibisco Para Saúde é indicada para aliviar cólicas intestinais ou menstruais, combater gases e eliminar o inchaço. Também tem efeito digestivo, anti-inflamatório e analgésico.

• Contraindicações: em pessoas sensíveis, pode causar náusea e dermatite de contato.

Dente-de-Leão: Possui ação diurética, proteger o fígado contra a hepatite, age no controle da glicemia e tem ação anti-inflamatória. Além disso, suas propriedades laxativas contribuem para regular o intestino.

• Contraindicação: evite o consumo em casos de vômito, diarreia crônicas em pessoas sensíveis.

Erva-Cidreira: A principal propriedade terapêutica dessa erva é a calmante. Ela ainda combate insônia, tensão nervosa e ansiedade. Problemas relacionados à Tensão Pré-Menstrual (TPM) podem ser tratados com a planta, que também ameniza os desconfortos digestivos são vários  os Benefícios do Hibisco Para Saúde.

• Contraindicação: pessoas com úlcera devem evitar o consumo.

Funcho: Atua contra infecções urinárias e digestivas. O poder diurético ainda faz parte das propriedades dessa erva.

• Contraindicações: pessoas com úlcera gástrica e demais sensibilidades estomacais.

Guaco: Os Benefícios do Hibisco Para Saúde Tem efeito benéfico para os pulmões quando eles estão congestionados, já que a planta ajuda a eliminar as secreções, pois dilata os brônquios. O chá preparado com suas folhas funciona como expectorante natural e é indicado em casos de gripes, resfriados, asma e bronquite. E não é só para aliviar os pulmões que guaco serve. Ele também acalma a tosse e, por ser antisséptico, combate inflamações na garganta.

• Contraindicações: pessoas com doenças no fígado ou com hemorragias não devem consumir guaco.

Hortelã: Os Benefícios do Hibisco Para Saúde Colabora para reduzir cólicas intestinais, retenção de líquidos, gases e problemas estomacais, pois exerce ação tônica e estimulante no aparelho digestivo. Além disso, tem poder analgésico, aliviando dores de cabeça, tosse, dor de garganta e até sinusite. Ainda é relaxante do sistema nervoso, sendo recomendada em casos de insônia, e favorece a memória e a concentração.

• Contraindicações: gestantes, mulheres em faze de amamentação, crianças pequenas (menores de 6 anos) e pessoas com sudorese excessiva e enxaqueca crônica não devem consumir hortelã.Jasmim: Atuando como estimulante diurético, ajuda no combate ao inchaço. Os Benefícios do Hibisco Para Saúde Também funciona em soluções caseiras para xarope contra tosse e colírios oculares.

• Contraindicações: quem tem alergia à planta.

Louro: Na forma de chá, melhora a circulação sanguínea, previne o entupimento das artérias, regula o fluxo menstrual, alivia o cansaço físico e mental, facilita a digestão e combate sintomas de gripes e resfriados.

• Contraindicações: “O chá pode ser tomado após as refeições, com cuidado por quem tem gastrite ou úlcera. Gestantes devem evitar o consumo de louro”, diz o fitoterapeuta José Bassit.

Manjericão: Por sua ação tônica e digestiva, é utilizado contra enjoos, dores de estômago e vômito. Também é indicado, na forma de gargarejos, em casos de dor de garganta e mau hálito. Possui ação antisséptica e desintoxicante, indicado em situações de infecções e inflamações.

Sair da versão mobile