
Os Benefícios da Luteína Para Saúde são diversos, pois a luteína possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Alem disso, a luteína é um dos dois principais carotenoides encontrados na pigmentação colorida do olho humano. A cor serve como um filtro de luz e protege os tecidos do olho contra danos causados pela luz solar.
Além de estar presente nos tecidos e no plasma dos olhos, a luteína juntamente com outro carotenoide chamado zeaxantina, também compõe a pele, o colo do útero, o cérebro, a mama e o sangue. A luteína não é produzida pelo nosso organismo e tem que ser ingerida através dos alimentos ou na forma de suplementos.
É mais freqüentemente encontrado em vegetais de folhas verdes como couve e espinafre, mas também é prevalente em kiwi, abóbora, uvas, brócolis, milho e muitas outras frutas e vegetais, bem como gemas de ovos e gordura animal. Às vezes é chamado de “vitamina olho” e, na verdade, funciona como um pigmento de cor no olho humano.
Conteúdo:
Destaque da Semana:
Benefícios da Luteína Para Saúde Ocular: luteína protege os olhos dos danos do sol e estresse oxidativo. Pode ser essencial na prevenção de doenças oculares como catarata, retinite pigmentosa e degeneração macular.
Benefícios da Luteína Para Saúde do Coração: estudos mostraram que a luteína e outros carotenoides pode ajudar a prevenir ataques de calor e derrame. A luteína pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo ao colesterol e do sistema cardiovascular e prevenir a obstrução das artérias e espessura da artéria carótida. Os testes de laboratório e pesquisas com animais também concluiu que a luteína na dieta pode ajudar a prevenir a aterosclerose.
Luteína é Classificado Como um Antioxidante: Luteína é classificado como um antioxidante na dieta. Os antioxidantes ajudam a combater os danos dos radicais livres nas células e pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo e inflamação crônica para o coração e outros sistemas do corpo.
Benefícios da Luteína Para Diabetes: luteína é bom nos tratamento para várias doenças, incluindo diabetes e retinopatia encefalopatia. Estudos preliminares em animais mostrou a promessa quanto ao papel da luteína como um antioxidante no tratamento da diabetes para estas condições. Pode ajudar a equilibrar o açúcar no sangue e os níveis de glutationa e pode até mesmo melhorar os efeitos da insulina.
Benefícios da Luteína Para Prevenção do Câncer: estudos de câncer envolvendo luteína têm produzido resultados mistos. Enquanto alguns relatórios associado com luteína tem os risco reduzido de câncer de colo do útero, próstata e cólon, outros indicam nenhum benefício para o pulmão e outros cânceres.
Parece que as propriedades antioxidantes da luteína pode ser útil na redução do risco de certos tipos de câncer, no entanto, mais pesquisas são necessárias para comprovar a ligação entre a luteína e a prevenção do câncer.
Outros Benefícios da Luteína Para a Saúde São:
- Saúde e proteção dos olhos e da visão;
- Proteção contra envelhecimento precoce e manutenção da pele;
- Combate à ação deletéria de radicais livres;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Proteção contra replicação de células tumorais;
Com o avançar da idade existe a propensão na redução de luteína dos tecidos oculares, o que possibilita o surgimento de algumas doenças nos olhos, como a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI). A luteína é muito conhecida pela sua função protetora dos olhos e da visão, pois consegue reduzir em 40% a incidência de luz danosa à retina, além de filtrar a luz azul que é prejudicial à mácula (pequena estrutura da retina responsável pela visão de detalhes).
Por ser um potente antioxidante, a capacidade protetora da luteína contra o desenvolvimento das doenças crônico-degenerativas (como a DMRI e catarata, câncer e doenças cardiovasculares) está intimamente relacionada ao seu consumo, sendo assim, é necessária a ingestão regular de luteína para favorecer a sua ação contra os radicais livres.
Links úteis:
Para conseguir uma quantidade maior de luteína, ou para quem não consegue incluir estes alimentos em sua dieta diária, existem suplementos de luteína no mercado.
Deixe um comentário