Alimentos

Os 10 Alimentos que Controlam a Ansiedade

Por Alan Costa, em 08/07/2017 (atualizado em 07/11/2019)

Os Alimentos que Controlam a Ansiedade de forma simples e natural. Além disso, fazer refeições com a presença de todos os grupos alimentares (corno frutas, verduras, legumes, carboidratos complexos e gorduras “boas”) preserva o organismo de situações estressantes no metabolismo, como por exemplo, o aumento de hormônios como adrenalina e do cortisol — ambos envolvidos no processo de ansiedade. A alimentação e a ansiedade possuem uma ligação, porque muitas pessoas quando ficam ansiosos ‘descontam’ seus problemas na comida, ingerindo alimentos calóricos, causando uma descarga de neurotransmissores positivos, químicos cerebrais relacionados ao prazer e ao bem-estar.

Alimentos que Controlam a Ansiedade

Para quem convive com o transtorno, existem algumas sugestões de alimentos que podem ser inseridas na dieta. São opções ricas em vitaminas e aminoácidos, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e relaxamento. Então, confira Os 10 Alimentos que Controlam a Ansiedade.

Frutas Cítricas: Frutas cítricas são Alimentos que Controlam a Ansiedade. Além disso, frutas cítricas são ricas em Vitamina C, que diminui a secreção de cortisol, hormônio que é liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse. Além disso, consumir frutas como Acerola, Laranja e Caju aumenta a sensação de bem-estar e promove o bom funcionamento do sistema nervoso.

Banana e Grão-de-Bico: Banana de Grão de Bico são alguns dos melhores Alimentos que Controlam a Ansiedade. Além disso, são alimentos ricos em triptofano, aminoácido que participa da produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e relaxamento. Os benefícios da fruta no combate da depressão e o alívio dos sintomas da ansiedade já foram comprovados em um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas.

Peixes e Carnes Magras: São a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que, em conjunto com a vitamina B3 e o Magnésio, produz serotonina, neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e para regular os níveis de ansiedade. Além disso, contêm taurina, aminoácido que aumenta a disponibilidade de GABA, neurotransmissor que controla a ansiedade.

Leite, Ovos e Derivados Magros: Esses são uns dos principais Alimentos que Controlam a Ansiedade. Além disso, contêm aminoácidos e triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar. Além disso, o leite e derivados magros, como Iogurte e queijo branco, são ricos em vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.

Carboidratos Integrais: Os carboidratos são boas opções de Alimentos que Controlam a Ansiedade. essenciais para que o cérebro funcione da melhor forma. No entanto, é ideal optar por opções integrais, como arroz integral e aveia. Esses alimentos, além de possuírem mais fibras e vitaminas, favorecem a digestão e as necessidades nutricionais.

Alimentos que Controlam a Ansiedade

Cacau e Chocolate Acima de 60% de Cacau: Este é um dos melhores Alimentos que Controlam a Ansiedade. Por conter flavonoides, antioxidantes excelentes que atuam melhorando o humor, o doce é bem vindo para a dieta. No entanto, atente-se para a quantidade de consumo e escolha versões com no mínimo 60% de concentração de cacau, pois estas possuem menos gordura e açúcar.

Mel: O mel é um dos principais Alimentos que Controlam a Ansiedade. Além disso, o mel é considerado um calmante natural, o mel também estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Folhosos Verde-Escuros: Verduras como o espinafre e a rúcula possuem ácido fólico, por isso, são boas opções de Alimentos que Controlam a Ansiedade. A vitamina que atua na produção de serotonina, além de antioxidantes, que favorecem a saúde do cérebro.

Chás: Existe uma variedade enorme de ervas que pode ajudar a relaxar. É o caso da camomila, erva doce, erva cidreira e das folhas de maracujá, que possuem substâncias calmantes, analgésicas e sedativas.

Sair da versão mobile