Óleos Medicinais

Óleo de rosa mosqueta – como usar e benefícios!

Por Alan Costa, em 01/06/2018 (atualizado em 10/06/2022)

O óleo de rosa mosqueta além de conter diversos benefícios, também pode ser feito em casa de forma 100% natural e beneficiar sua pele e corpo. Além disso, Originária do Oriente, levada à Europa e finalmente trazida à América do Sul na época da colonização, a rosa mosqueta atende por outros nomes – rosa canina, rosa selvagem ou o científico Rosa rubiginosa affinis -, mas é sempre reconhecida e o Óleo de Rosa Mosqueta é muito procurado devido a suas propriedades cosméticas e medicinais.

É um óleo natural bem consistente, de cor amarelo avermelhado, que é extraído das sementes do fruto de um arbusto chamado Rosa mosqueta. Ele é muito comum em regiões de clima frio e seco, como no Mediterrâneo ou nas regiões dos Andes, no Chile.

É considerado um dos mais potentes regeneradores naturais para a pele. Isso se deve à quantidade de ácidos graxos (como os ômegas 9 e 6) que lhe concedem poder para regenerar tecidos cutâneos e de crescimento celular, além de também evitar a desidratação da pele, agindo como uma barreira impermeável.

Benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta:

Um compilado de estudos científicos feito pela Universidade de Brasília mostrou que o uso de Óleo de Rosa Mosqueta é significativamente benéfico para a saúde, confirmando o saber popular. Os estudos mostraram que os Benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta são devido ele possuir alto poder de tratamento de feridas abertas e cicatrizes, mesmo na preparação pré-operatória de feridas.

Os estudos também confirmaram o alto poder antioxidante do Óleo de Rosa Mosqueta e seu potencial como agente na prevenção de doenças cardiovasculares e até mesmo do câncer. Quando ingerido via oral, de acordo os estudos, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam na diminuição da dor de inflamação das articulações causadas por osteoartrite.

Segundo um dos estudos, pacientes com úlceras varicosas, úlceras pós-traumáticas, eczemas de contato e feridas pós-cirúrgicas apresentaram cicatrização até 29 dias antes que outros pacientes que não utilizaram o óleo.

Na área de cosmética, o Óleo de Rosa Mosqueta também serve como atenuante de rugas, marcas de expressão e envelhecimento. Por ter tantos benefícios ele é indicado como ingrediente alimentar e agente na medicina popular, principalmente por não apresentar efeitos colaterais como alguns medicamentos sintéticos convencionais.

Outros Benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta:

  • Ameniza rugas e linhas de expressão;
  • Além disso, hidrata a pele;
  • Melhora as cicatrizes antigas e de estrias;
  • Além disso, previne o envelhecimento precoce da pele;
  • Previne estrias na gravidez;
  • Além disso, regenera as assaduras;
  • Melhora a psoríase e dermatoses na pele;
  • Além disso, trata as queimaduras.

Ele é um excelente hidratante e protetor da pele, com ótimos resultados em casos de acne, rosácea e para a regeneração das partes do corpo que se racham com o frio, o passar dos anos, que são as mãos, cotovelos, joelhos e calcanhares. Veja a seguir como preparar o Óleo de Rosa Mosqueta em casa:

Receita de óleo de rosa mosqueta:

INGREDIENTES:

  • 30 ou 40 gramas de sementes de Rosa Mosqueta;
  • Óleo de amêndoas;
  • Pote ou frasco de vidro com tampa;
  • Conta gotas.

MODO DE PREPARO

  • Além disso, comece removendo as beiradas de cada uma das sementes com uma faca, cortando em seguida as sementes ao meio, de modo a expor o seu conteúdo.c
  • Depois, adicione as sementes ao frasco de vidro, e adicione Óleo de amêndoas em quantidade suficiente para cobrir todas as sementes.
  • Além disso, tampe o frasco e deixe repousar durante aproximadamente 20 dias.
  • Passado esse tempo, coe o óleo e transfira para um conta gotas.
  • Além disso, o óleo está pronto para ser usado. Sendo recomendado aplique algumas gotas deste óleo sobre a pele 1 a 2 vezes por dia. Especialmente nas regiões mais secas ou com cicatrizes, estrias, rugas ou linhas de expressão por exemplo.

Como Usar o Óleo de Rosa Mosqueta:

O Óleo de Rosa Mosqueta é absorvido facilmente e o ideal é que ele seja aplicado à noite após o banho, na pele ainda úmida. Deixe agir durante toda a noite e retire o produto antes de exposições ao sol. Pois pode manchar a pele.

Para a maioria dos casos uma aplicação ao dia é o suficiente e os resultados aparecem. A partir de quatro a oito semanas de tratamento contínuo. Para peles muito ressecadas ou com escamações, indica-se a aplicação duas vezes ao dia.

Sair da versão mobile