Doenças

Neurofibromatose – O que é, Causas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 06/07/2017 (atualizado em 08/11/2019)

Neurofibromatose – O que é, Causas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Neurofibromatose é o nome geral de uma série de condições genéticas que causam tumores crescerem ao longo de seus nervos. Os tumores são inchaços formados por um crescimento de células.

Na neurofibromatose, os tumores geralmente não são cancerígenos (benignos). Neurofibromatose tipo 1 (NF1) é o tipo mais comum, afetando cerca de um em 3.000  nascimentos. A neurofibromatose tipo 2 (NF2), que é muito menos comum, tem sintomas diferentes e é causada por mudanças em diferentes genes, portanto, é coberta separadamente.

Neurofibromatose

A neurofibromatose, também conhecida como Doença de Von Recklinghausen, é uma doença genética rara que se manifesta por volta dos 15 anos e que provoca o crescimento anormal de tecido nervoso pelo corpo, formando pequenos tumores externos, chamados de neurofibromas. Geralmente a neurofibromatose é benigna e pode ser dividida em dois grupos. Então, confira agora Neurofibromatose – O que é, Causas e Tratamentos:

Principais Causas: É causada por uma mutação genética, que é uma mudança permanente na sequência de DNA que compõe um gene. Como resultado, o crescimento do tecido nervoso não é devidamente controlado. Na metade de todos os casos de Neurofibromatose, a mutação genética é passada de um pai para o filho.

Em outros casos, a mutação genética parece se desenvolver espontaneamente. Embora os testes genéticos possam ser realizados durante a gravidez para verificar se o seu filho terá Neurofibromatose, a maioria dos casos são diagnosticados após o nascimento a partir dos sintomas característicos.

Sintomas:  É uma condição com a qual você nasceu, embora alguns sintomas se desenvolvam gradualmente ao longo de muitos anos. A gravidade da condição pode variar consideravelmente de pessoa para pessoa. Na maioria dos casos de Neurofibromatose, a pele é afetada, causando sintomas como:

  • Manchas pálidas e de café (manchas de café com leite )
  • Fracções suaves e não cancerosas sobre ou sob a pele (neurofibromas)

Alguns problemas de saúde são frequentemente associados à Neurofibromatose, como dificuldades de aprendizado. Menos comumente, Neurofibromatose está associada a um tipo de câncer conhecido como tumores malignos da bainha do nervo periférico.

Tratamentos: O tratamento envolve monitoramento regular e tratamento de quaisquer problemas à medida que ocorrem. Isso pode envolver uma cirurgia para remover tumores e melhorar as anormalidades ósseas, medicação para controlar condições secundárias, como pressão alta e terapia para problemas comportamentais.

Em muitos casos, monitoramento cuidadoso e tratamento podem ajudar as pessoas com Neurofibromatose a viver uma vida plena. No entanto, existe o risco de desenvolver sérios problemas como certos tipos de câncer, o que pode reduzir a expectativa de vida em algumas pessoas até 15 anos.

Sair da versão mobile