Bulas e Remédios

Naloxona  – o que é, para que serve e efeitos colaterais!

Por Alan Costa, em 08/08/2018 (atualizado em 07/02/2024)

A naloxona bloqueia ou reverte os efeitos da medicação opioide, incluindo sonolência extrema, respiração lenta ou perda de consciência. Um opioide é às vezes chamado de narcótico. A naloxona é usada para tratar uma overdose de narcóticos em uma situação de emergência. Este medicamento não deve ser usado no lugar de atendimento médico de emergência para uma overdose. A naloxona também é usada para ajudar a diagnosticar se uma pessoa usou uma overdose de um opióide.

O que é Naloxona :

Naloxona, ou Narcan, é usado pelos socorristas em todo o país para salvar vidas quando alguém sofre overdose de opiáceos como heroína ou pílulas de prescrição. A naloxona é um medicamento para reversão de overdose, mas não é tratamento para dependência.

Além disso, este fato é muitas vezes mal compreendido: muitas pessoas confundem como um tratamento para o vício em opiáceos. Em vez disso, é mais como um desfibrilador salte para iniciar o coração após um ataque cardíaco.

Quando as pessoas só usam após uma sobredosagem sem tratamento, é muito provável que continuem a utilizar opiáceos e correm um risco elevado de sobredosagem novamente.

Informações Importante Sobre Naloxona:

Numa situação de emergência, pode não ser possível, antes de ser tratado, informar os seus prestadores de cuidados sobre os seus problemas de saúde ou se está grávida ou a amamentar. Além disso, certifique-se de que qualquer médico que cuide de você saiba que você recebeu naloxona.

Beber álcool pode aumentar alguns efeitos colaterais. Naloxona pode prejudicar seu pensamento ou reações. Além disso, tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta. Se você estiver usando qualquer medicação para dor narcótica, os efeitos do narcótico serão revertidos enquanto você também estiver recebendo.

Precauções da Naloxona:

Você não deve receber este medicamento se você é alérgico. Além disso, se possível, antes de receber uma injeção de B, informe o seu médico se você tem uma doença cardíaca. Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida. Não se sabe passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação. Informe o seu médico se estiver a amamentar um bebé.

Em uma situação de emergência, pode não ser possível informar seus cuidadores se estiver grávida ou amamentando. Certifique-se de que qualquer médico que esteja cuidando de sua gravidez ou seu bebê saiba que você recebeu .

Cuidados da Naloxona?

É injetada em um músculo, sob a pele ou em uma veia através de um IV. A injeção pode ser administrada por um profissional de saúde, um provedor médico de emergência ou um familiar ou cuidador treinado para administrar adequadamente uma injeção .

Se você é um cuidador ou um membro da família dando uma injeção de naloxona, leia todas as instruções quando você tomar este medicamento pela primeira vez. Se fornecido, use o dispositivo “trainer” para praticar a injeção , assim você saberá como fazê-lo em caso de emergência. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida. Certifique-se de que você sabe reconhecer os sinais de uma overdose de opiáceos na pessoa que você está cuidando. Os sintomas de sobredosagem da naloxona podem incluir:

  • Respiração lenta, ou sem respiração;
  • Muito pequenas ou pontuadas pupilas nos olhos;
  • Batimentos cardíacos lentos;
  • Sonolência extrema, especialmente se você não conseguir acordar a pessoa do sono.

 O Que Acontece se eu Perder uma Dose de Naloxona?

Como você receberá em uma situação de emergência, provavelmente não perderá uma dose.

O Que Evitar ao Usar Naloxona:

Evite deixar uma pessoa sozinha depois de lhe dar uma injeção. Uma overdose pode prejudicar o pensamento ou as reações de uma pessoa.

Efeitos Colaterais de Naloxona:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Uma vez que a naloxona reverte os efeitos dos opiáceos, este medicamento pode causar sintomas de privação súbita, tais como:

  • Além disso, náusea, vômito, diarreia, dor de estômago;
  • Febre, suor, dores no corpo, fraqueza;
  • Além disso, tremores ou tremores, ritmo cardíaco acelerado, batimentos cardíacos acelerados, aumento da pressão arterial;
  • Sentindo-se nervoso, inquieto ou irritado;
  • Além disso, arrepios, tremores;
  • Coriza, bocejando;
  • Além disso, (em bebês com menos de 4 semanas de idade) convulsões, choro, rigidez, reflexos hiperativos.

Medicamento que Afetaram a Naloxona?

Outras drogas podem interagir com , incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Além disso, diga a cada um dos seus profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que você usa agora e qualquer medicamento que você iniciar ou parar de usar.

Outras Informações:

Lembre-se, mantenha e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use naloxona apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.

Sair da versão mobile