Bulas e Remédios

Modafinil – Para que Serve, Dosagem e Efeitos Colaterais

Por Alan Costa, em 27/06/2017 (atualizado em 09/02/2024)

Para que Serve Modafinil, Dosagem e Efeitos Colaterais que não se pode ignorar. Além disso, o Modafinil é o princípio ativo de um remédio usado para se manter acordado por mais tempo e com melhor concentração, sendo indicado para combater o excesso de sonolência provocado por doenças como a narcolepsia. Modafinil atua no Sistema Nervoso Central, excitando áreas do cérebro responsáveis pela vigília, inibindo o sono. A Modafilina, pode ser comprada em farmácias convencionais com o nome comercial de Provigil, Vigil, Modiodal ou Stavigile, sob a forma de comprimidos. Então, confira Para que Serve Modafinil, Dosagem e Efeitos Colaterais.

Para que Serve Modafinil: O Modafinil está indicado no tratamento de sonolência excessiva associada a doenças como narcolepsia, onde a pessoa dorme mesmo durante uma conversa ou durante uma reunião de trabalho, por exemplo, embora também possa ser usado no tratamento da apneia obstrutiva do sono, hipersonia idiopática, distúrbios do sono causado por turnos. Seu uso deve ser feito somente sob orientação médica.

A Modafinil também é conhecido como pílula da inteligência por ser usado por estudantes que estão se preparando para concursos, mas ele nunca foi testado nestas condições e por isso não se sabe a sua segurança em pessoas saudáveis. Além disso, tem graves efeitos colaterais, vicia e causa doping, por isso se precisa melhorar a memória e a concentração, existem outras alternativas mais segura.

Dosagem Para Modafinil: O modo de uso do Modafinil consiste na ingestão de 1 comprimido de 200 mg, uma vez por dia, ou 2 comprimidos de 100mg por dia, podendo ser tomado ao acordar e depois ao meio dia. Para pessoas com mais de 65 anos a dose máxima deve ser 100mg, em 2 doses de 50mg cada. A Modafinil começa a fazer efeito cerca de 1 a 2 horas após a ingestão, com duração de 8 a 9 horas.

Efeitos Colaterais do Modafinil: Os efeitos colaterais mais comuns do Modafinil incluem dor de cabeça, infecção do trato respiratório superior, náuseas, vômitos, nervosismo, ansiedade ou insônia. Também são relatados casos de comportamento agressivo e pensamentos suicidas. Seu uso a longo prazo pode causar vício, dependência e doping.

Em caso de reação alérgica da Modafinil , podem surgir sintomas como manchas na pele, coceira no corpo, feridas na pele, bolhas na pele ou na boca, inchaço nos lábios, olhos ou garganta, falta de ar, dificuldade para engolir ou rouquidão, caso isso ocorra com o uso da Modafinil deve ir ao pronto-socorro imediatamente.

Contraindicações Para Modafinil: O Modafinil não deve ser utilizado sem indicação médica, mas gestantes, hipertensos e pessoas com problemas cardíacos devem se manter ainda mais distantes do medicamento.

Sair da versão mobile