Dicas de Saúde

Mielofibrose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 03/08/2017 (atualizado em 08/11/2019)

Mielofibrose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Mielofibrose é uma doença rara da medula óssea que perturba a forma como o corpo produz células sanguíneas. Como a Mielofibrose se desenvolve lentamente e nem sempre apresenta sintomas visíveis, pode ser difícil e difícil de diagnosticar.

Se o seu médico de cuidados primários suspeitar de Mielofibrose, ele provavelmente realizará uma série de testes, incluindo um exame físico, exame de sangue e teste de imagem. A Polycythemia vera (PV) é outra condição grave de medula óssea, e mais de 15% das pessoas com PV desenvolverão Mielofibrose.

Causas da Mielofibrose: A Mielofibrose ocorre quando células-tronco do sangue desenvolvem uma mutação genética. As células estaminais do sangue têm a capacidade de se replicar e dividir nas múltiplas células especializadas que compõem o sangue – glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Não está claro o que causa a mutação genética nas células estaminais do sangue. À medida que as células-tronco do sangue mutáveis se replicam e se dividem, elas passam pela mutação para as novas células. À medida que mais e mais dessas células mutáveis são criadas, elas começam a ter sérios efeitos na produção de sangue.

O resultado final é geralmente a falta de glóbulos vermelhos – o que causa a anemia característica da Mielofibrose, e uma superabundância de glóbulos brancos com diferentes níveis de plaquetas. Em pessoas com Mielofibrose, a medula óssea normalmente esponjosa se torna cicatrizada.

Sintomas da Mielofibrose: A Mielofibrose geralmente se desenvolve lentamente. Em seus estágios iniciais, muitas pessoas não experimentam sinais ou sintomas.

Como a interrupção da produção normal de células sanguíneas aumenta, os sinais e sintomas podem incluir:

  • Sentindo-se cansado, fraco ou com falta de ar, geralmente por causa da anemia;
  • Dor ou plenitude abaixo das costelas no lado esquerdo, devido a um baço ampliado;
  • Hemorragias;
  • Saudação fácil;
  • Sudoração excessiva durante o sono (suores noturnos);
  • Febre;
  • Dor óssea.

Diagnósticos da Mielofibrose: O primeiro exame a ser feito para diagnosticar a Mielofibrose, é um hemograma (exame de sangue), para analisar a contagem de células do sangue no organismo.

Ao constatar as alterações, o médico irá pedir uma biópsia da medula (com uma agulha, é retirado um pequeno fragmento do osso para análise), para obter o resultado. Aqui, provavelmente já será possível afirmar se o paciente tem ou não a Mielofibrose.

Para se obter um diagnóstico com mais precisão, também é possível realizar exames de citogenética, que irão avaliar os cromossomos e detectar as alterações pequenas não visualizadas.

Tratamentos Para Mielofibrose: O tratamento para Mielofibrose visa o controle dos sintomas e redução das complicações da doença. Isto significa que o tratamento que você receber para Mielofibrose dependerá dos sintomas que você estiver apresentando.

Se você não estiver experimentando sintomas e não mostra sinais de anemia, aumento do baço ou outras complicações, o tratamento geralmente não é necessário. Em vez disso, o seu médico deverá monitorar a sua saúde de perto por meio de exames regulares, observando quaisquer sinais de progressão da doença. Algumas pessoas permanecem durante anos sem sintomas.

Sair da versão mobile