Bulas e Remédios

Metadona: o que é, para que serve e efeitos colaterais!

Por Alan Costa, em 08/08/2018 (atualizado em 07/02/2024)
metadona

A metadona é um ótimo anestesístico é um medicamento opioide. Um opioide é às vezes chamado de narcótico ele reduz os sintomas de abstinência em pessoas viciadas em heroína ou outras drogas narcóticas sem causar o “alto” associado ao vício em drogas.

Além disso, ele é usada como analgésico e como parte de programas de desintoxicação e manutenção de dependência de drogas. Está disponível apenas em farmácias certificadas. Você não deve usar se tiver asma grave ou problemas respiratórios, ou um bloqueio em seu estômago ou intestinos.

A metadona pode retardar ou interromper a respiração e pode ser viciante. O USO INDEVIDO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR VÍRUS, SOBREPOSIÇÃO OU MORTE, especialmente em uma criança ou outra pessoa usando o medicamento sem receita médica.

Tomar este medicamento durante a gravidez pode causar sintomas de abstinência fatais no recém-nascido. Efeitos colaterais fatais podem ocorrer se você usar este medicamento com álcool ou com outros medicamentos que causam sonolência ou retardam a respiração.

A metadona pode causar um distúrbio do ritmo cardíaco com risco de vida. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver dor de cabeça com dor no peito e tontura grave e batimentos cardíacos acelerados ou acelerados.

Precauções Antes de Tomar Metadona:

Você não deve usar metadona se você é alérgico a ela, ou se você tem:

  • Asma grave ou problemas respiratórios; ou
  • Um bloqueio em seu estômago ou intestinos.

A metadona pode causar um distúrbio do ritmo cardíaco com risco de vida. Sua função cardíaca pode precisar ser verificada durante o tratamento. Alguns medicamentos podem interagir com e causar uma doença grave chamada síndrome da serotonina.

Certifique-se de que seu médico sabe se você também toma medicamentos estimulantes, produtos à base de plantas ou remédios para depressão, doença mental, mal de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou prevenção de Náusea e vômito. Pergunte ao seu médico antes de fazer qualquer alteração em como ou quando você toma seus medicamentos.

Informe seu médico se você já teve:

  • Problemas cardíacos, síndrome do QT longo (em você ou um membro da família);
  • Problemas respiratórios ou doença pulmonar;
  • Uma lesão na cabeça, tumor cerebral ou convulsões;
  • Vício em drogas ou álcool ou doença mental;
  • Doença hepática ou renal;
  • Problemas de micção;
  • Problemas com sua vesícula biliar, pâncreas ou tireoide; ou
  • Se você usar um sedativo como o Valium (diazepam, alprazolam, lorazepam, Ativan, Klonopin, Restoril, Tranxene, Versed, Xanax e outros).
como usar a metadona

Se eu perder uma dose de metadona?

  • Metadona para dor: Tome a dose esquecida assim que se lembrar, depois tome a dose seguinte 8 a 12 horas mais tarde.
  • Se você toma metadona para o vício em drogas: Tome sua dose no dia seguinte no horário regular. Se você perder suas doses por mais de 3 dias seguidos, ligue para seu médico para obter instruções.
  • Pode ser necessário reiniciar com uma dose menor. Não use remédio extra para compensar uma dose perdida. Não tome duas doses ao mesmo tempo.

Se eu tiver overdose de metadona?

Procure atendimento médico se tiver uma overdose de metadona, pois, pode ser fatal, especialmente em uma criança ou outra pessoa usando o medicamento sem receita médica. Os sintomas de sobredosagem podem incluir respiração lenta e frequência cardíaca, sonolência grave, fraqueza muscular, pele fria e úmida, pupilas pontiagudas e desmaios.

O que devo evitar ao usar metadona?

Não beber álcool. Efeitos colaterais perigosos ou morte podem ocorrer com o uso da metadona. Além disso,  ela pode prejudicar seu pensamento ou reações. Evite dirigir ou operar máquinas até saber como esse medicamento afetará você. Tontura ou sonolência severa podem causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Efeitos colaterais da metadona:

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica : urticária; dificuldade respiratória; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Como outros medicamentos opióides, a metadona pode retardar sua respiração. A morte pode ocorrer se a respiração se tornar muito fraca.

Uma pessoa que cuida de você deve procurar atendimento médico de emergência se você tiver respiração lenta com longas pausas, lábios azuis ou se você for difícil de acordar. Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

  • Respiração fraca ou superficial;
  • Constipação grave;
  • Um sentimento de tontura, como se você fosse desmaiar;
  • Sintomas de um distúrbio do ritmo cardíaco com risco de vida – uma dor de cabeça com dor no peito e tontura grave, e batimentos cardíacos rápidos ou acelerados;
  • Baixos níveis de cortisol – náuseas, vômitos, perda de apetite, tontura, cansaço ou fraqueza.

Que outras drogas afetarão os efeitos da metadona?

A medicação narcótica (opioide) pode interagir com muitos outros medicamentos e causar efeitos colaterais perigosos ou morte. Certifique-se de que seu médico saiba se você também usa:

  • Outros medicamentos narcóticos – remédio para dor opioide ou remédio para tosse prescrita;
  • Drogas que deixam você com sono ou retardam a respiração – uma pílula para dormir, relaxante muscular, sedativo, tranquilizante ou medicamento antipsicótico;
  • Drogas que afetam os níveis de serotonina em seu corpo – remédios para depressão, doença de Parkinson, enxaquecas, infecções graves ou prevenção de náuseas e vômitos.

Outras informações:

Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use metadona apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.

Sair da versão mobile