Remédios Caseiros

5 melhores óleos essenciais para tratar artrite!

Por Alan Costa, em 30/05/2018 (atualizado em 09/06/2022)
melhores oleos essenciais para tratar artrite

Os melhores óleos essenciais para tratar artrite são produtos vegetais naturais, a maioria dos quais possuem propriedades antioxidantes, antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Óleos essenciais de sementes de gengibre, laranja e cominho preto foram constatados como promessa para o alívio dos sintomas da artrite.

Além disso, os melhores óleos essenciais para tratar artrite possui componentes que são rapidamente absorvidos pela pele e são detectáveis no plasma após aplicação tópica. Portanto, a entrega dérmica tópica de óleos essenciais representa um método eficaz para fornecer diretamente um agente anti-inflamatório natural ao local da inflamação.

melhores óleos essenciais para tratar artrite

O que é artrite?

Artrite é uma doença articular que causa inchaço e dor e em torno das articulações. É geralmente classificado como osteoartrite ou artrite reumatóide. A osteoartrite ocorre quando a cartilagem entre as articulações se desgasta, causando inflamação e dor, e geralmente ocorre nas articulações que mais usamos, como joelhos, quadris, coluna e mãos.

Além disso, a artrite reumatoide (AR) é causada por uma disfunção auto-imune em que os glóbulos brancos destroem a cartilagem. Pesquisas sugerem que a AR pode estar relacionada a alergias alimentares, infecções bacterianas, estresse ou excesso de ácido no corpo, mas a causa exata da artrite reumatoide ainda não é conhecida.

Melhores óleos essenciais para tratar artrite:

1. Óleos essenciais de gengibre:

O óleo essencial de gengibre é um incrível agente de cura que contém produtos químicos com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios no corpo. Foi demonstrado que ajuda na redução da dor associada à artrite, tornando-se um ótimo analgésico. Proporciona esse alívio atuando nos receptores vanilóides, localizados nas terminações nervosas sensoriais.

O gengibre tem aquela leve sensação de queimação semelhante à sensação inicial de queimação intensa quando consome pimenta picante. Embora normalmente durem somente alguns segundos, os pesquisadores descobriram que ela afeta os caminhos da dor diretamente e rapidamente na maioria dos casos, aliviando a inflamação, que por si só causa dor.

2. Óleos essenciais de cúrcuma:

O ingrediente mais ativo da cúrcuma, a curcumina, tornou-se conhecido como um ótimo anti-inflamatório. Os benefícios da cúrcuma incluem ser altamente eficaz em ajudar as pessoas a combater a artrite reumatoide.

Um estudo recente do Japão avaliou sua relação com a interleucina (IL) -6, a citocina inflamatória conhecida por estar envolvida no processo de artrite reumatóide, e descobriu que a curcumina reduziu significativamente a inflamação. Esta evidência sugere que o uso de cúrcuma pode ser uma maneira poderosa de combater o desenvolvimento de osteoartrite.

3. Óleos essenciais de incenso:

O óleo de incenso pode inibir a produção de moléculas inflamatórias essenciais associadas a problemas como artrite e pode ser útil para prevenir a quebra do tecido da cartilagem. Isto foi mostrado para reduzir significativamente os níveis de inflamação, tornando-se uma opção de tratamento natural para problemas relacionados com a dor que afetam os músculos, articulações e tendões.

4. Óleos essenciais de mirra:

O óleo de mirra também tem propriedades anti-inflamatórias, e é frequentemente usados em conjunto para tratar a artrite. Um estudo mostrou que o incenso e a mirra são altamente eficazes no tratamento de doenças inflamatórias, especialmente quando combinados.

O estudo revelou que o incenso e a mirra, especialmente quando usados em conjunto, ajudam na diminuição da inflamação e a intensidade da inflamação das articulações. Além disso, os resultados mostraram que o extrato individual de incenso ou mirra e os extratos combinados usados para tratar os grupos apresentaram diferenças significativas quando comparados com o grupo controle da artrite.

5. Óleos essenciais de laranja:

Os aromas cítricos fazem com que se sinta mais desperto, e as fortes propriedades anti-inflamatórias do óleo de laranja têm sido pesquisadas em relação aos seus efeitos em auxiliar no combate à dor.

Um estudo de 2009 pesquisou o potencial antioxidante de vários óleos essenciais, relatando que o laranja foi o mais eficaz dos estudados, o que torna-se um ótimo óleos essenciais para tratar artrite.

  • Tente diluir algumas gotas do óleo essencial de laranja com 1 colher de chá de óleo de abacate ou amêndoa e, em seguida, esfregue na parte de trás de sua mão ou onde tenha dor artrítica.
Sair da versão mobile