Remédios Caseiros

5 melhores óleos essenciais para tratar alergias!

Por Alan Costa, em 30/05/2018 (atualizado em 09/06/2022)

Os melhores óleos essenciais para tratar alergias que poucos conhecem, nos últimos 50 anos, o aumento da prevalência de doenças e distúrbios alérgicos continuou no mundo industrializado. A rinite alérgica, o termo médico para a febre do feno e o que está por trás dos desagradáveis sintomas sazonais de alergia que todos conhecemos tão bem, se desenvolve quando o sistema imunológico do corpo se sensibiliza e reage excessivamente a algo no ambiente.

melhores óleos essenciais para tratar alergias

Melhores óleos essenciais para tratar alergias:

1. Óleos essencial de hortelã-pimenta:

Inalar o óleo de hortelã-pimenta quando difuso pode muitas vezes desentupir os seios e oferecer alívio para as gargantas arranhadas. A hortelã-pimenta atua como expectorante e proporciona alívio para alergias, bem como resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite. Tem a capacidade de liberar a fleuma e reduzir a inflamação – uma das principais causas de reações alérgicas.

Remédio: Difunda cinco gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em casa para desentupir os seios e tratar uma garganta inflamada. Isso também ajudará no relaxamento dos músculos nasais, permitindo que o corpo elimine o muco e os alérgenos como o pólen. Para reduzir a inflamação, tome 1 a 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta puro internamente uma vez por dia.

2.  Óleo essencial de manjericão:

O óleo essencial de manjericão reduz a resposta inflamatória dos alérgenos. Ele também suporta as glândulas supra-renais, que estão envolvidas na produção de mais de 50 hormônios que dirigem quase todas as funções corporais. Essencialmente, o óleo essencial de manjericão está ajudando seu corpo a reagir apropriadamente a uma ameaça, levando o sangue ao cérebro, coração e músculos..

Remédio: Para combater a inflamação e regular a reação exagerada do sistema imunológico quando confrontado com um alérgeno, tome uma gota de óleo de manjericão internamente, adicionando em sopa, molho para salada ou qualquer outro prato. Para apoiar o sistema respiratório, dilua 2–3 gotas de óleo de manjericão com quantidades iguais de óleo de coco e aplique topicamente no peito, nuca e têmporas.

3.  Óleo Essencial de eucalipto:

O óleo de eucalipto abre os pulmões e os seios da face, melhorando a circulação e reduzindo os sintomas de alergias. Estudos mostraram que produz uma sensação de frio no nariz que ajuda na melhora do fluxo de ar.

O eucalipto contém citronelal, que tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios; também funciona como expectorante, ajudando na limpeza das toxinas e microrganismos nocivos que atuam como alérgenos no corpo.

Remédio: Para tratar os problemas respiratórios associados a alergias, difunda cinco gotas de eucalipto em casa ou aplique-o topicamente no peito e nas têmporas. Para limpar as passagens nasais e aliviar o congestionamento, despeje uma xícara de água fervente em uma tigela e adicione 1-2 gotas de óleo essencial de eucalipto. Em seguida, coloque uma toalha sobre a cabeça e inspire profundamente por 5 a 10 minutos.

4. Óleo essencial de limão:

O óleo de limão suporta a drenagem do sistema linfático e ajuda na superação das condições respiratórias. Estudos mostraram que o óleo essencial de limão inibe o crescimento de bactérias e estimula o sistema imunológico. Quando difundido em casa, o óleo de limão pode matar bactérias e eliminar os disparadores de alergia no ar.

Adicionar 1 a 2 gotas de óleo essencial de limão à água também ajuda no equilíbrio do pH. Além disso, a água de limão melhora a função imunológica e desintoxica o corpo. Estimula o fígado e elimina as toxinas que podem levar à inflamação e a um sistema imunológico super-reativo. A água de limão também estimula a produção de glóbulos brancos, que é vital para o funcionamento do sistema imunológico, pois ajuda na protecão do corpo.

5. Óleo essencial da árvore do chá:

Este óleo poderoso pode destruir patógenos no ar que causam alergias. Difundir o óleo da árvore do chá em casa vai matar fungos, bactérias e fungos. É um agente anti-séptico e possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o óleo da árvore do chá pode ser aplicado na pele para matar bactérias e microorganismos; Ele também pode ser usado como limpador doméstico para desinfetar a casa e eliminar alérgenos.

Solução: Use óleo de melaleuca em erupções cutâneas e urticária ou como limpador doméstico. Ao usar a arvore do chá topicamente, adicione 2 a 3 gotas em uma bola de algodão e aplique suavemente na área de interesse. Para pessoas com pele sensível, dilua a árvore do chá com um óleo transportador primeiro, como o óleo de coco ou jojoba.

Sair da versão mobile