Nutrição

Manjericão: benefícios, nutrientes, efeitos colaterais e como usar

Por Osmar da Costa Junior, em 06/11/2017 (atualizado em 20/03/2024)
manjericao

O manjericão é da mesma família de outras ervas nutritivas, densas e benéficas, incluindo menta, orégano e alecrim. O manjericão, é claro, é usado para agregar sabor a uma variedade de receitas, mas o que pode surpreendê-lo é os muitos benefícios do manjericão que o tornam conhecido por suas propriedades que aumentam a imunidade.

O óleo de manjericão, provou ajudar a prevenir uma ampla gama de condições de saúde, o que torna uma das mais importantes feridas médicas conhecidas hoje. A manjericão contém óleos essenciais voláteis ricos em antioxidantes, que são considerados hidrofóbicos.

Isso significa que eles não se dissolvem na água e são leves e pequenos o suficiente para percorrer o ar e os poros dentro da nossa pele. Os óleos essenciais voláteis de Basil são o que dão à erva seu cheiro e sabor distintos, mas também são responsáveis ​​pelos benefícios curativos do manjericão.

Tabela de nutrientes do manjericão

manjericao

manjericão é rica em valores culinários e nutricionais. Aqui está uma quebra do conteúdo nutricional de uma ½ xícara (21,20 gramas) de manjericão:

manjericão tem outros nutrientes também, mas em quantidades insignificantes. Ele embala muito poucas calorias e quase sem carboidratos e teor de gordura.

Benefícios do manjericão para saúde

beneficios do manjericao

Então, confira agora, os benefícios do manjericão para saúde.

1. Possui agentes anti-inflamatório

A inflamação é a resposta biológica do seu corpo a estímulos prejudiciais ou irritantes, é a maneira de seu sistema imunológico remover esse estímulo ou se livrar de corpos estranhos. Portanto, a inflamação aguda é uma coisa boa, e sua resposta é fundamental para sua sobrevivência. Por outro lado, a inflamação crônica pode realmente causar doenças, em vez de tratá-las.

A inflamação crônica pode levar a uma série de condições (incluindo aterosclerose, periodontite e febre do feno). O manjericão tem um componente chamado (E) -beta-cariofileno (BCP) que acalma a inflamação. Um estudo mostrou que o manjericão sagrado pode reduzir o inchaço em até 73% em menos de 24 horas. Outros estudos refletem esses resultados.

2. Preveni a artrite

A artrite é dor nas articulações (ou doença articular). Mais de 50 milhões de adultos (e 300 mil crianças) sofrem de artrite, o que pode afetar pessoas de todas as idades, sexos e raças. A artrite envolve rigidez, inchaço e dor. Alguns tipos de artrite podem afetar órgãos, como coração, olhos, pulmões, rins e pele. Nos Estados Unidos, é a causa mais proeminente de deficiência física.

manjericão contém altas quantidades de beta-cariofileno. Um estudo realizado no Instituto Federal Suíço de Tecnologia revelou que o beta-cariofileno pode tratar artrite. E outro estudo mostrou que o produto químico efetivamente curou ratos da artrite.

3. Combate atividades bacterianas

Manjericão tem uma combinação de diferentes óleos. Esses óleos podem protegê-lo de bactérias e micróbios nocivos. As bactérias patogênicas podem causar várias doenças, como estreptococos, cólera, tuberculose, infecções por estafilococos e intoxicação alimentar. Essas bactérias e micróbios podem infectá-lo se você estiver vivendo em condições insalubres, e eles podem se replicar muito rapidamente.

Mas muitos estudos demonstraram que o manjericão pode evitar que essas bactérias assumam o controle. Os óleos no manjericão(como ecogole, inalool, cineole, eugenol, sabinene, myrcene e limoneno) inibem o crescimento de bactérias. Da mesma forma, eles podem protegê-lo de fermento, MLD e vírus.

4. Possui fontes em antioxidantes

O objetivo principal de consumir alimentos que são fontes de antioxidantes é equilibrar o número de radicais livres em seu corpo. Os radicais livres são moléculas altamente reativas. Eles podem causar estresse oxidativo, o que pode danificar as proteínas, moléculas e genes que são necessários para sua saúde.

Os antioxidantes podem neutralizar os radicais livres na corrente sanguínea e reparar as moléculas danificadas. Com o seu alto teor de Vitamina C, o manjericão mostrou-se efetivamente contra o dano oxidativo. Comendo regularmente manjericão, você pode garantir que você está adicionando aos antioxidantes naturais produzidos pelo seu corpo. E protege suas células e órgãos da deterioração.

5. Combate o câncer 

O câncer ocorre devido ao crescimento celular anormal. As células mutadas podem se multiplicar e invadir diferentes tecidos, fazendo com que você perca a função corporal normal. Existem mais de 100 diferentes tipos de câncer, que todos têm seus próprios sintomas. O tratamento para câncer inclui quimioterapia, radiação ou cirurgia. Mas esses tratamentos só são bem sucedidos uma fração do tempo. Além disso, esses tratamentos são caros e podem ter efeitos colaterais e complicações.

Mas com manjericão, você pode adotar uma abordagem preventiva. O manjericão evita a propagação de células malignas e suporta a morte de células nocivas. Estudos têm demonstrado que também protege células normais durante quimioterapia ou radiação. Portanto, é benéfico para aqueles que já têm câncer e estão passando por tratamentos.

6. Trata a diabetes

Diabetes é uma condição que causa níveis elevados de glicose no sangue. Os sintomas incluem micção freqüente, mudanças de peso incomuns, fome e sede intensas, fadiga, cicatrização lenta de feridas, dormência, formigamento nos membros e disfunção sexual masculina. A manha demonstrou reduzir os níveis de glicose. Além disso, alivia os níveis insalubres de colesterol e triglicerídeos que a diabetes pode causar.

Foi realizado em uma universidade do Texas (EUA) testes clínicos para testar os benefícios do manjericão. Eles descobriram que pode ser usado com segurança para tratar ou prevenir diabetes.

7. Proteger o fígado

Algumas das principais funções do fígado são a produção e excreção da bile; excreção de bilirrubina, colesterol, hormônios e drogas; metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos; ativação enzimática; armazenamento de glicogênio, vitaminas e minerais; síntese de proteínas plasmáticas (como a albumina) e fatores de coagulação; e desintoxicação do sangue.

Se você tiver doença hepática, essas funções não podem ser realizadas corretamente. Então, você pode sentir fadiga, náuseas, vômitos e icterícia. No entanto, o manjericão foi comprovado para proteger seu fígado. Descobriu que o extrato de manjericão aumentou significativamente a produção de enzimas desintoxicantes e reduziu o acúmulo de gordura.

8. Aliviar o estresse

Na medicina herbal, os adaptógenos são substâncias naturais que o ajudam a se adaptar ao estresse. Eles o protegem dos efeitos negativos de todos os tipos de estresse. Em particular, o manjericão sagrado é um adaptogen, que melhora força, resistência, energia e clareza mental. Um experimento realizado em coelhos mostrou que as folhas de manjericão frescas poderiam reduzir significativamente o estresse.

Os coelhos foram colocados em um ambiente de alto estresse, depois dão dois gramas de manjericão por dia por um mês inteiro. Eles apresentaram proteção respiratória e cardiovascular melhorada, e diminuição dos níveis de açúcar no sangue e estresse oxidativo.

9. Age como afrodisíaco

A infertilidade pode ser devido à má qualidade do esperma ou à disfunção erétil. A incapacidade de manter uma ereção não é um grande problema, se isso ocorra de vez em quando, mas pode impactar mal a sua confiança e relacionamento se ocorrer com frequência. Historicamente, o manjericão foi considerado um afrodisíaco. Na Itália, foi considerado um símbolo de amor, e em Ayurveda, pensa-se que melhora a excitação. Em Portugal, ainda é um presente romântico dado aos amantes. A pesquisa também indicou que pode melhorar os problemas de disfunção erétil.

10. Combater o envelhecimento precoce

Uma das consequências do estresse oxidativo é o envelhecimento físico e mental. Isso pode levar a sinais de envelhecimento e reduzir suas habilidades cognitivas. No entanto, você pode mantê-lo olhando e se sentir jovem. Os radicais livres podem prejudicar a qualidade da sua pele, enquanto a exposição a raios ultravioleta nocivos pode causar rugas e manchas escuras. Porque é rico em antioxidantes, incorporar manjericão em sua dieta regular pode combater esses efeitos.

11. Melhorar a densidade óssea

Seus ossos são muito importantes para sua saúde, eles suportam sua estrutura e são necessários para um movimento adequado. À medida que envelhece, seus ossos podem perder densidade, o que pode afetar especialmente as mulheres após a menopausa se instalar. Seus ossos podem tornar-se quebradiços e as fraturas podem ocorrer facilmente. O manjericão é uma das melhores fontes de Vitamina K, que ajuda a manter a densidade óssea. E o cálcio não pode ser usado pelo seu corpo sem Vitamina K. A pesquisa mostrou que as pessoas que ingerem alimentos que são ricos em Vitamina K têm uma chance 65% menor de fraturar os quadris. Um estudo realizado sobre atletas também apoiou esta conclusão.

12. Melhorar a coagulação no sangue

A coagulação adequada do sangue é parte integrante da sua sobrevivência e bem-estar. Também conhecido como coagulação, a coagulação do sangue evita o sangramento excessivo quando um dos seus vasos sanguíneos sofre uma lesão. As proteínas no plasma sanguíneo combinam com plaquetas para formar coágulos, que impedem o excesso de sangramento (externo ou interno).

Muitas proteínas são necessárias para formar coágulos sanguíneos, e cada coleta requer pelo menos 12 proteínas. E a Vitamina K é necessária para a atividade de 4 deles. Portanto, o manjericão ajuda a curar contusões e cortes. Em recém-nascidos, a coagulação inadequada pode levar a uma doença hemorrágica, que pode ser combatida com a ajuda da Vitamina K. Então, comendo muito manjericão, você pode garantir que os coágulos de sangue sejam devidamente formados.

13. Mantem seu cérebro saudável

A medida que você envelhece, você começa a perder a nitidez que você gostou durante a juventude. Mas você pode evitar o declínio cognitivo usando regularmente manjericão. A Vitamina K no manjericão está envolvida em um processo chamado metabolismo de esfingolípidos. Os esfingolípidos são moléculas que ajudam a proteger o cérebro do estresse oxidativo.

manjericão também contém Manganês, que pode causar neurotransmissores para criar impulsos elétricos que conduzem mais rápido, então você terá melhores reflexos e habilidades de processamento mental. O cobre também é um estimulante do cérebro, que evita que os distúrbios mentais se estabeleçam.

14. Prevenir a epilepsia

A epilepsia é uma doença neurológica crônica caracterizada por convulsões recorrentes e não provocadas. As apreensões podem afetar sua segurança, especialmente se ocorrer durante a condução ou o trabalho com itens perigosos (como fogo ou facas). Pode reduzir severamente a qualidade de vida dos pacientes, especialmente se eles não têm acesso a cuidados de saúde adequados.

Um dos desencadeantes das crises epilépticas é um baixo teor de Manganês. O manjericão tem alto teor de Manganês e, com isso, regularmente pode garantir que seu corpo não sofra de deficiência de Manganês. O motivo exato não é conhecido, mas pode ser porque o Manganês funciona como um vasodilatador.

15. Acelera o metabolismo do seu corpo

O metabolismo inclui reações químicas que estão envolvidas na manutenção do estado de vida de células e organismos. Quando este processo é interrompido, você pode desenvolver distúrbios metabólicos. O Manganês pode regular o metabolismo. Ele suporta enzimas que ajudam no metabolismo do colesterol, aminoácidos e carboidratos. Além disso, é necessário para o metabolismo de várias vitaminas relacionadas à glicose, incluindo Vitamina B-1 e Vitamina E. Da mesma forma, o cobre no manjericão permite que diferentes enzimas em seu corpo funcionem adequadamente. Essas enzimas são necessárias para manter o metabolismo adequado.

Efeitos Colaterais do Manjericão

O óleo de manjericão não deve ser ingerido e deve ser diluído quando usado na pele devido à sua potência. O manjericão em forma fresca é considerada muito segura e geralmente é bem tolerada, uma vez que geralmente não causa reações alérgicas ou efeitos colaterais na maioria das pessoas. Mas existem alguns riscos para certos grupos de pessoas.

Se você está grávida, tentando engravidar ou a amamentar, é uma boa ideia evitar manjericão, uma vez que tradicionalmente tem sabido ter efeitos anti-fertilidade. O óleo de manjericão ou suplementos também podem interagir com medicamentos para baixar o colesterol e medicamentos para diabéticos, então, se você estiver tomando prescrição para essas condições, você quer falar com um médico antes de tomar suplementos de manjericão.

Como preparar manjericão

Você pode comprar manjericão fresco na seção de produtos hortifrutigranjeiros da maioria dos supermercados. Se precisar de manjericão seco, provavelmente você o encontrará com outras ervas e temperos secos. Ao comprar manjericão fresco, procure folhas verdes vibrantes e profundas. Guarde na geladeira enrolado em um pano levemente úmido ou papel toalha.

Existem muitas maneiras de saborear o manjericão. Se você deseja usá-lo em sua dieta, considere alguns dos seguintes:

  • Camada de manjericão com queijo mussarela fresco e rodelas de tomate, adicione um pouco de pimenta preta fresca e regue com azeite.
  • Use-o para finalizar uma pizza ou prato de massa recém-cozida (inteira ou picada).
  • Misture em sopas ou molhos caseiros.
  • Adicione ao pesto ou homus caseiro.
  • Coloque-o com legumes numa lasanha.
  • Misture em uma salada, como salada de milho grelhado ou salada de melancia .
  • Decore o sorvete de baunilha com algumas folhas pequenas de manjericão.

Lembre-se de que ao cozinhar com manjericão, é melhor adicionar as folhas no final do processo. Os óleos são voláteis, por isso adicionar a erva no final permite manter mais do seu sabor delicioso.

Bibliografia

https://nnc.gov.ph/regional-offices/mindanao/region-ix-zamboanga-peninsula/9113-surprising-health-benefits-of-holy-basil

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4296439/

Sair da versão mobile