Doenças

Luxação – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 02/08/2017 (atualizado em 08/02/2024)
luxação1

Luxação – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos ignoram. Além disso, a Luxação é uma lesão em uma articulação – um lugar onde dois ou mais ossos se juntam em que as extremidades dos seus ossos são forçadas de suas posições normais. Esta lesão dolorosa temporariamente deforma e imobiliza sua articulação.

A deslocação é mais comum nos ombros e nos dedos. Outros sites incluem cotovelos, joelhos e quadris. Se você suspeitar de uma Luxação, procure atendimento médico rápido para retornar seus ossos às suas posições adequadas.

Quando tratados corretamente, a maioria das deslocações retorna à função normal após várias semanas de repouso e reabilitação. No entanto, algumas articulações, como o ombro, podem ter um risco aumentado de Luxação repetida.

Causas da Luxação: Deslocações podem ocorrer em esportes de contato, como futebol e hóquei, e em esportes em que as quedas são comuns, como esqui alpino, ginástica e voleibol. Jogadores de basquete e jogadores de futebol também comumente deslocam as articulações em seus dedos e mãos, atacando acidentalmente a bola, o chão ou outro jogador.

Um golpe duro em uma articulação durante um acidente com um veículo motorizado e pousar em um braço estendido durante uma queda são outras causas comuns.

Sintomas da Luxação: Uma articulação deslocada pode ser:

  • Visivelmente deformado ou fora de lugar
  • Inchado ou descolorido
  • Intensamente doloroso
  • Imóvel

Quando consultar um médico: Pode ser difícil dizer um osso quebrado de um osso deslocado. Para qualquer tipo de lesão, procure assistência médica imediatamente. Se possível, esfregue a junção e mantenha-o imóvel enquanto espera estar visível.
Fatores de Riscos: Os fatores de risco para uma Luxação articular incluem:

Suscetibilidade às quedas: faling aumenta suas chances de uma articulação deslocada se você usar seus braços para obter impacto ou se você aterrissar com força em uma parte do corpo, como seu quadril ou ombro.

Hereditariedade: Algumas pessoas nascem com ligamentos que são mais leves e mais propensos a ferimentos que os de outras pessoas.

Participação esportiva: Muitas deslocações ocorrem durante esportes de alto impacto ou contato, como ginástica, luta livre, basquete e futebol.

Acidentes de veículos motorizados: Estas são as causas mais comuns de luxações do quadril, especialmente para as pessoas que não estão usando um cinto de segurança.

Tratamentos para Luxação: O tratamento da Luxação depende do local e da gravidade da sua lesão. Pode envolver:

Redução: Seu médico pode tentar manobras suaves para ajudar seus ossos a voltarem a posição. Dependendo da quantidade de dor e inchaço, você pode precisar de um anestésico local ou até mesmo um anestésico geral antes da manipulação de seus ossos.

Imobilização: Depois que seus ossos estão de volta à posição, seu médico pode imobilizar sua articulação com uma tala ou estilingue por várias semanas. Quanto tempo você usa a tala ou a ardósia depende da articulação envolvida e da extensão do dano aos nervos, vasos sanguíneos e tecidos de suporte.

Cirurgia: Você pode precisar de cirurgia se o seu médico não puder mover seus ossos deslocados para suas posições corretas ou se os vasos sanguíneos, nervos ou ligamentos nas proximidades foram danificados. A cirurgia também pode ser necessária se você teve deslocamentos recorrentes, especialmente do seu ombro.

Reabilitação. Depois que sua tala ou ardósia for removida, você iniciará um programa de reabilitação gradual projetado para restaurar o alcance e a força de sua articulação.

Sair da versão mobile