Dicas de Saúde

Lipossarcoma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 31/07/2017 (atualizado em 29/10/2019)
liposarcoma

Lipossarcoma – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, O Lipossarcoma é um câncer raro muito agressivo que se desenvolve a partir de células gordurosas. Os tumores malignos se situam geralmente nas pernas e no abdômen. Ele se manifesta em forma de um nódulo aparecendo sob a pele, e se parece com o lipoma, um tumor benigno felizmente muito mais comum do que o Lipossarcoma. É necessária uma biópsia do tumor após a realização de um ultrassom. O tratamento cirúrgico consiste na retirada do tumor, e é o preferido dos médicos.

Este tipo de tumor afeta especialmente os homens e desenvolve-se entre os 30 e os 70 anos de idade, sendo caracterizado pela presença de uma massa amarelada que vai crescendo aos poucos, sem causar dor.

Dependendo da localização do tumor, tecidos e órgão próximos podem ser comprimidos e podem surgir veias varicosas devido a má circulação sanguínea.
O tratamento cirúrgico para a retirada do tumor é o mais indicado para combater a doença. Se houver o crescimento de um novo tumor no mesmo local, sem causa aparente, é indicado ao paciente a realização de radio e quimioterapia.

Causas da Lipossarcoma: Não está claro o que causa Lipossarcoma.

Os médicos sabem que o Lipossarcoma se forma quando uma célula adiposa desenvolve erros (mutações) em seu código genético. As mutações dizem que a célula se multiplica rapidamente e continua vivendo quando outras células morreriam. As células anormais acumuladas formam uma massa (tumor).

Existem vários tipos de Lipossarcoma. Alguns crescem lentamente e as células permanecem em uma área do corpo. Outros tipos crescem muito rapidamente e podem se espalhar para outras áreas do corpo.

Sintomas da Lipossarcoma: sinais e sintomas Lipossarcoma variam dependendo da parte do corpo, onde as formas de câncer.

Lipossarcoma que se forma nos braços e pernas pode causar:

  • Um nódulo de crescimento de tecido sob a pele
  • Dor
  • Inchaço
  • Fraqueza do membro afetado

Lipossarcoma que se forma no abdômen pode causar:

Faça uma consulta com seu médico se você tiver quaisquer sinais persistentes ou sintoma que o preocupe.

Diagnostico Para Lipossarcoma: Testes e procedimentos utilizados no diagnóstico de Lipossarcoma incluem:

Testes de imagem: Seu médico pode recomendar testes de imagem para determinar o tamanho e a extensão do seu Lipossarcoma. Os testes podem incluir radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Removendo uma amostra de tecido para teste: Durante um procedimento de biópsia, seu médico remove uma pequena amostra de tecido para testar células cancerosas. A localização do seu tumor determina como a amostra de tecido é removida.

Usando testes de laboratório avançados para determinar os tipos de células envolvidas no câncer: Os médicos que se especializam na análise de sangue e tecido corporal (patologistas) estudarão suas amostras de biópsia usando testes laboratoriais especializados, como inumo-histoquímica, análise citogenética, hibridação fluorescente in situ e testes genéticos moleculares. Esses testes fornecem informações sobre seu Lipossarcoma que ajuda seu médico a determinar seu prognóstico e suas opções de tratamento.

Tratamentos da Lipossarcoma: Os tratamentos para Lipossarcoma incluem:

Cirurgia. O objetivo da cirurgia é remover todas as células cancerosas. Sempre que possível, os cirurgiões trabalham para remover todo o Lipossarcoma.

Se um Lipossarcoma cresce para envolver órgãos próximos, a remoção de todo o Lipossarcoma pode não ser possível. Nessas situações, seu médico pode recomendar outros tratamentos para encolher o lipossarcoma para facilitar a remoção durante uma operação.

Terapia de radiação: A radioterapia usa potentes feixes de energia, como raios-X e prótons, para matar células cancerosas. A radiação pode ser usada após a cirurgia para matar todas as células cancerosas que permanecem. A radiação também pode ser usada antes da cirurgia para encolher um tumor, a fim de tornar mais provável que os cirurgiões possam remover todo o tumor.

Quimioterapia: A quimioterapia usa drogas para matar células cancerosas. Nem todos os tipos de Lipossarcoma são sensíveis aos medicamentos de quimioterapia. A análise cuidadosa de suas células cancerígenas por um especialista em patologia pode determinar se a quimioterapia é susceptível de ajudá-lo.

A quimioterapia pode ser usada após a cirurgia para matar todas as células cancerígenas que permanecem ou antes da cirurgia para encolher um tumor. A quimioterapia às vezes é combinada com a terapia de radiação.

Testes Clínicos: Ensaios clínicos são estudos de novos tratamentos. Ensaios clínicos podem dar-lhe a chance de experimentar os tratamentos mais recentes, como novos tipos de quimioterapia e medicamentos terapêuticos específicos. Pergunte ao seu médico se você qualifica para qualquer ensaio clínico.

Sair da versão mobile