Doenças

Leucemia Mielogênica – O que é, Causas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 04/08/2017 (atualizado em 11/11/2019)

Leucemia Mielogênica – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Leucemia Mielogênica é um câncer de sangue e medula óssea – o tecido esponjoso dentro dos ossos onde as células do sangue são feitas. A palavra “aguda” na Leucemia Mielogênica aguda denota a progressão rápida da doença.

É chamada de Leucemia Mielogênica porque afeta um grupo de glóbulos brancos chamado células mieloides, que normalmente se desenvolvem nos vários tipos de células sanguíneas maduras, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos E plaquetas. Então, confira agora Leucemia Mielogênica – O que é, Causas e Tratamentos:

Principais Causas da Leucemia Mielogênica: A Leucemia Mielogênica é causada por dano ao DNA das células em desenvolvimento em sua medula óssea. Quando isso acontece, a produção de células sanguíneas dá errado. A medula óssea produz células imaturas que se desenvolvem em glóbulos brancos leucêmicos chamados de mieloblastos.

Essas células anormais são incapazes de funcionar corretamente, e elas podem criar e expulsar células saudáveis. Na maioria dos casos, não está claro o que causa as mutações do DNA que levam a Leucemia Mielogênica. A radiação, a exposição a certos produtos químicos e alguns medicamentos de quimioterapia são fatores de risco conhecidos para a Leucemia Mielogênica aguda.

Principais Sintomas da Leucemia Mielogênica: Os sinais e sintomas da gerais dos estágios iniciais da Leucemia Mielogênica podem imitar os da gripe ou outras doenças comuns. Sinais e sintomas da Leucemia Mielogênica podem variar de acordo com o tipo de célula sanguínea afetada.

Os sinais e sintomas da Leucemia Mielogênica incluem:

  • Febre:
  • Dor óssea:
  • Letargiar e fadiga:
  • Falta de ar:
  • Pele pálida:
  • Infecções frequentes:
  • Hemorragias fáceis:
  • Sangrado incomum, como hemorragias nasais frequentes e sangramento das gengivas:

Tratamentos da Leucemia Mielogênica Aguda incluem: O tratamento da Leucemia Mielogênica depende de vários fatores, incluindo o subtipo da doença, sua idade, a saúde geral e suas preferências. Em geral, o tratamento da Leucemia Mielogênica cai em trés fases:

Terapia de Indução de Remissão: O objetivo da primeira fase do tratamento é matar as células de Leucemia Mielogênica em seu sangue e medula óssea. No entanto, a indução de remissão geralmente não limpa todas as células de Leucemia Mielogênica, então você precisa de um tratamento adicional para evitar que a doença volte.

Terapia de Consolidação: Também chamado de terapia pós-remissão, terapia de manutenção ou intensificação, esta fase de tratamento destina-se a destruir as células de Leucemia Mielogênica remanescentes. É considerado crucial para diminuir o risco de recaída.

Quimioterapia: A quimioterapia é a principal forma de terapia de indução de remissão da Leucemia Mielogênica, embora também possa ser usada para terapia de consolidação. A quimioterapia usa substâncias químicas para matar células cancerosas em seu corpo.

Sair da versão mobile