Doenças

Leucemia – Causas, Sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 28/04/2017 (atualizado em 08/11/2019)
leucemia

Leucemia – Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos ficar informados. Além disso, a leucemia é uma doença do sangue para os quais a medula óssea produz glóbulos brancos anormais, chamadas células blásticas, de células leucêmicas ou de leucemia.

Estas células dividem-se reproduzem-se, gerando uma proliferação neoplásica das células afetadas não morrem quando gasto ou danificado, de modo que eles se acumulam e deslocam as células normais.

Este decréscimo em células saudáveis pode causar dificuldades no transporte de oxigênio para os tecidos na cura de infecções ou controle da hemorragia. Sendo uma proliferação anormal de células sanguíneas imaturas, leucemia é considerado um “cancro do sangue” .

leucemia

Principais Causas da Leucemia: A medicina ainda não tem provas da causa da Leucemia, o que se sabe é somente quais fatores incentivam o surgimento da doença. São eles:

  • Contato intenso com produtos químicos
  • Contato com radiação ionizante
  • Tabagismo
  • Hereditariedade
  • Histórico de quimioterapias
  • Síndrome de Down

O fator de risco mais intenso entre todos os listados é a carga hereditária. Em estudos realizados pessoas que tiveram parentes próximos diagnosticados com leucemia tem até 3X mais chances de ter a doença ou de desenvolver células leucêmicas. O tratamento específico e preventivo deve ser feito ao longo de toda a vida para evitar a manifestação da Leucemia.

Sintomas: Os sintomas variam dependendo do tipo de leucemia antes de nos encontrarmos. Estes são os mais comuns:

  • Leucemia Mieloide Aguda: Cansaço, perda de apetite e perda de peso, febre e suores noturnos.
  • Leucemia Mieloide Crônica: Fraqueza, sudorese inexplicável e, como no caso anterior, febre e perda de apetite e de peso.
    Leucemia Linfocítica Aguda: tonturas ou vertigens, fraqueza e fadiga, falta de ar, infecções recorrentes, a formação de contusões fácil, febre e nariz sangramento freqüente ou grave e gengivas.

Outros sintomas gerais incluem dor óssea como um resultado da multiplicação de células leucêmicas na medula óssea, ou o aparecimento de anemia , cujas características são palidez, fadiga e tolerância ao exercício pobres, o resultado de células vermelhas no sangue. Uma consequência da doença ocorre também uma diminuição do número de células brancas do sangue (leucócitos), uma situação que afeta as defesas do paciente contra infecções.

A redução do número de plaquetas envolvidas leucemia também provoca o aparecimento de manchas na pele (petéquias) e sangramento esporádica . Os mais comuns são através do nariz, boca ou no reto e o pior são aqueles que podem ocorrer no cérebro após uma queda grave no número de plaquetas.

Prevenção da Leucemia: Até o momento não há nenhuma maneira conhecida para prevenir leucemia. Especialistas aconselham a ter hábitos vida saudável e, recomendações válidas também para a prevenção de outros tipos de câncer e também ajudar a um melhor tratamento rosto exigido por este tipo de câncer, se ele começa a ser desenvolvido .

Diagnóstico da Leucemia: Há uma série de exames médicos que são comuns a todos os tipos de leucemia, embora para o diagnóstico de leucemia linfocítica aguda são realizados outros estudos específicos. Testes comuns incluem:

  • Analítica: É a realização de um exame de sangue.
  • Extração: Para diagnosticar a leucemia, o médico pode executar uma biópsia de medula óssea ou de extração de fluido céfalo-raquidiano, que rodeia o cérebro e medula espinhal. A extração é utilizada para estudar a propagação da doença.
leucemia sintomas

Tratamentos da Leucemia: O tratamento recomendado para este tipo de condições é a quimioterapia. Neste várias drogas especiais para destruir usados células leucêmicas. Esse tratamento tem três fases: a terapia de indução, a consolidação e manutenção. Na fase de indução da remissão, que dura de quatro a cinco semanas, você tenta a destruir o maior número de células malignas.

Quando a remissão ocorre, controle ou seja temporária da condição, a criança geralmente parecem normais como sintomas de leucemia desaparecer. Às vezes, a remissão é apenas parcial, por essa razão alguns sintomas não desaparecem completamente.

Apenas uma pequena percentagem de parentes falhar a entrar em remissão. A fase de consolidação dura duas a três semanas, enquanto a manutenção deve ser realizada para completar três anos de tratamento.

Sair da versão mobile