Doenças

Intolerância à Lactose – Causas, Sintomas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 02/03/2017 (atualizado em 11/11/2019)

A intolerância à lactose significa que o organismo não consegue digerir facilmente a lactose, um tipo de açúcar natural encontrado no leite e nos produtos lácteos. Esta não é a mesma coisa que uma alergia alimentar ao leite. Quando a lactose se move através do intestino grosso ( Cólon ) sem ser devidamente digerido, pode causar sintomas desconfortáveis, como gás, dor de barriga e inchaço. Algumas pessoas que têm intolerância à lactose não podem digerir quaisquer produtos lácteos. Outros podem comer ou beber pequenas quantidades de produtos lácteos ou certos tipos de produtos lácteos sem problemas.

A intolerância à lactose é comum em adultos. Ocorre mais freqüentemente em nativos americanos e pessoas de ascendência asiática, africana e sul-americana do que entre pessoas de ascendência européia. Um grande desafio para as pessoas que são intolerantes à lactose é aprender a comer para evitar desconforto e para obter o suficiente Cálcio para ossos saudáveis .

Sintomas de Intolerância à Lactose: Os sintomas de intolerância à lactose geralmente se desenvolvem dentro de algumas horas após consumir alimentos ou bebidas que contêm lactose. Eles podem incluir:

  • Flatulência (gases)
  • Diarréia
  • Estômago inchado
  • Dores de cólicas e estômago
  • Ruídos de estômago
  • Sensação de enjoo

A gravidade dos seus sintomas e, quando eles aparecem depende da quantidade de lactose é consumido. Algumas pessoas podem beber um pequeno copo de leite sem provocar nenhum sintoma, enquanto outros não podem sequer tolerar um pouco de leite em seu chá ou café. Os sintomas de intolerância à lactose pode ser semelhante a várias outras condições, por isso é importante consultar o seu médico para um diagnóstico antes de retirar o leite e os produtos lácteos de sua dieta.

Os sintomas acima também podem ser causadas por:

  • Síndrome do intestino irritável, uma doença que afeta o sistema digestivo
  • A intolerância à proteína do leite – uma reação com a proteína no leite de vacas (não a mesma como uma alergia ao leite)

Se o seu médico pensa que você tem intolerância à lactose, você pode sugerir evitar alimentos e bebidas que contêm lactose, durante duas semanas, para ver se os sintomas melhorarem.

Causas de Intolerância à Lactose: A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado não produz uma enzima chamada lactase. A lactase é a enzima que pode digerir o açúcar do leite lactose também chamado. Normalmente, lactase transforma o açúcar do leite dois açúcares simples – glicose e galactose – que são absorvidos para a corrente sanguínea através do revestimento intestinal.

Se tiver deficiência em lactase, a lactose em que o alimento passe para dentro do cólon em vez de ser processada e absorvida. No cólon, as bactérias normais interagem com lactose não digerida, fazendo com que os sinais e sintomas de intolerância à lactose.

Tipos de Intolerância à Lactose: Existem três tipos de intolerância à lactose. Diferentes fatores causar deficiência subjacente a cada tipo de lactase.

Intolerância à Lactose Primária: Este é o tipo mais comum de intolerância à lactose. As pessoas que desenvolvem intolerância à lactose primária começa a produzir a enzima lactase em grandes quantidades – uma obrigação para os bebês que recebem toda a sua nutrição a partir de leite.

Como as crianças substituem o leite por outros alimentos, produção de lactase geralmente diminui, mas ainda suficientemente elevada para digerir a quantidade de produtos lácteos numa dieta típica para adultos. Na intolerância à lactose primária, a produção de lactase cai drasticamente, tornando os produtos lácteos são difíceis de digerir na idade adulta.

A intolerância à lactose primária é determinada geneticamente, ocorrendo em uma grande proporção de pessoas com latino-americano, Africano ou Asiático. A condição também é comum entre os de ascendência Mediterrâneo ou o sul da Europa.

Intolerância à Lactose Secundário: Esta forma de intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado diminui a produção de lactase depois de uma doença, lesão ou cirurgia envolvendo o intestino delgado. Entre as doenças relacionadas com a intolerância à lactose secundária é a doença celíaca, sobrecrescimento bacteriano e doença de Crohn. O tratamento da doença subjacente pode restaurar os níveis de lactase e melhorar os sinais e sintomas, embora possa levar algum tempo.

Intolerância à Lactose Congênita: É possível, mas raro, os bebês nascem com intolerância à lactose causada por uma ausência completa de atividade de lactase. Esta doença é transmitida de geração em geração em um padrão chamado de herança autossômica recessiva, o que significa que tanto a mãe e o pai devem passar a mesma variante genética para uma criança ser afetada. Prematuros também podem ter intolerância à lactose devido a um nível insuficiente de lactase

Tratamento da Intolerância à Lactose: Não há cura para a intolerância à lactose, mas a maioria das pessoas são capazes de controlar os seus sintomas, fazendo mudanças em sua dieta. Alguns casos de intolerância à lactose, tais como aquelas causadas por caixas de gastroenterite, são apenas temporários e irá melhorar em poucos dias ou semanas. Outros casos, como os causados por um gene defeituoso herdado uma doença subjacente ou a longo prazo, é provável que durar uma vida.

Mudar a Sua Dieta: Na maioria dos casos, reduzir ou evitar fontes de lactose e substituí-los por alternativas é suficiente para controlar os sintomas de intolerância à lactose. As mudanças exatas que você precisa para tornar a sua dieta depende de quão sensível a pessoa é lactose. Algumas pessoas são capazes de tolerar algumas lactoses em sua dieta sem problemas, enquanto outros apresentam sintomas após consumir alimentos que contenham apenas uma pequena quantidade de lactose.

Se você decidir experimentar com o que você pode e não pode comer, certifique-se de introduzir novos alimentos gradualmente, em vez de tudo de uma vez. Isso ajudará você a se acostumar com qualquer alimento que pode ser sensível e identificar quaisquer problemas que causam problemas. Comer menos produtos que contenham lactose, ou completamente evitada, pode significar que você perde certas vitaminas e minerais em sua dieta deve ser substituído por outros alimentos.

Se você ou seu filho são extremamente sensíveis à lactose, fale com o seu médico sobre sua dieta. Você pode ser encaminhado a um nutricionista (um especialista em dieta e nutrição), que pode aconselhar sobre o que os alimentos para incluir em sua dieta ou seu filho para substituir alimentos ricos em lactose.

Como Posso Saber se um Alimento Contém Lactose: Aprenda a ler os rótulos dos alimentos cuidadosamente. Verifique a lista de ingredientes inclui leite ou produtos lácteos. Também procure por palavras como soro de leite, coalhada, os produtos à base de leite, leite evaporado, sólidos de leite e leite em pó. Se tiver qualquer uma dessas palavras no rótulo, o produto contém lactose.

Lactose é encontrada no leite e produtos lácteos, tal como

Lactose também podem ser encontrados em alimentos embalados, enlatados, congelados, embalados e preparados, tais como:

  • Pães e outros produtos de panificação
  • Cereais
  • Almoço e almoço carnes
  • Molhos para saladas
  • Misturas para bolos, biscoitos, panquecas e biscoitos
  • Alimentos congelados
  • Batatas e sopas instantâneas
  • Lanches como batatas fritas e batatas fritas de pacote ou tortilhas de milho
Sair da versão mobile