Nutrição

Inhame: quais são os benefícios? como usar e efeitos colaterais

Por Alan Costa, em 06/11/2017 (atualizado em 12/04/2024)
valor nutricional do inhame

O inhame possui propriedades que são muito importante para o corpo. No entanto o inhame, também conhecido como cará em algumas regiões do Brasil, é um tubérculo rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, sendo uma ótima opção para dar energia durante a atividade física e para auxiliar na perda de peso.

Além disso, por não elevar os níveis de açúcar no sangue, ele também pode ser utilizado por pessoas com diabetes. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade consumida, pois o inhame em excesso também pode engordar.

Valor nutricional do inhame

valor nutricional do inhame
  • Calorias 69,6 kcal;
  • Carboidratos 16,55 g;
  • Proteínas 0,89 g;
  • Gorduras totais 0,08 g;
  • Gorduras saturadas 0,02 g;
  • Fibra alimentar 2,34 g;
  • Sódio 4,8 mg.

Benefícios do inhame para saúde

beneficios do inhame

Então, confira agora detalhadamente os benefícios do inhame para saúde

1. Combate problemas respiratórios

O Inhame tem sido usado como medicina tradicional na China desde séculos. O inhame contém alantoína, sua decocção é conhecida por estimular e aliviar a irritação brônquica, tosse e outros problemas respiratórios.

2. Melhora a circulação sanguínea

Inhame é uma boa fonte de Vitamina B6, que é necessária pelo corpo para quebrar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos. O consumo diário de inhame fazem as artérias se desentupir melhorando assim a circulação sanguínea.

3. Alivia os sintomas da menopausa

O inhame é particularmente útil para mulheres na menopausa. O inhame contém uma enzima que fornece uma alternativa natural à reposição hormonal em mulheres que atingiram a menopausa.

4. Combate o câncer

O inhame contém antioxidantes saudáveis ​e também possuem propriedades anti inflamatórias. O betacaroteno e a Vitamina C presente no inhame funcionam bem para eliminar os radicais livres que fortalecem as células cancerígenas.

5. Controla a diabetes

Os diabéticos podem comer inhame sem se preocupar com o aumento do nível de açúcar no sangue. O índice glicêmico baixo do inhame reflete os efeitos do alimento sobre o nível de glicose no sangue de uma pessoa.

6. Preveni a Constipação

A Fibra dietética presente no inhame promove uma digestão melhor para o intestino, dessa forma o Inhame ajuda a reduzir a constipação.

7. Melhora a saúde geral do corpo

O consumo diário de suco de inhame pode aumentar a absorção de nutrientes do corpo. O inhame também protege as enzimas valiosas necessárias do corpo para células mais saudáveis, mantendo assim, o bom funcionamento do corpo.

8. Combate a fadiga

inhame contêm carboidratos e fibras complexas, que gradualmente retardam a taxa em que os açúcares são liberados e consequentemente produzindo mais energia para o corpo.

9. Rico em minerais

O Cobre presente no inhame é muito útil para a produção de glóbulos vermelhos e melhora o fluxo sanguíneo no corpo. O Ferro contido no inhame melhora ainda mais a circulação sanguínea no corpo. O manganês é encontrado em altas doses no inhame, e é utilizado pelo organismo como cofator da enzima antioxidante.

10. Combate o envelhecimento precoce

O inhame tem excelentes benefícios anti-envelhecimento. O inhame contém nutrientes incríveis para a pele como betacaroteno, Vitamina C, Vitamina B6 e antioxidantes que podem ajudar a prevenir rugas e outros sinais de envelhecimento.

11. Aumenta a produção de colágeno

inhame Contém uma grande quantidade de antioxidantes que protegem a pele de raios solares severos e riscos ambientais. Estimulando assim, a produção do colágeno da pele.

12. Acelera o crescimento capilar

O inhame é considerado como uma excelente fonte de compostos naturais promotores de saúde como antocianinas e beta caroteno. O inhame também contém Vitamina A, que é altamente benéfica para o crescimento capilar.

Usos do inhame

Receita 1: Para melhorar/aliviar os sintomas da catapora, o inhame pode ser usado como elixir, aplicado na pele, sobre as feridas. Comê-lo também ajuda na melhora.

Receita 2: Fazer compressas de inhame ralado ou cru ajuda na eliminação de abscesso, substituindo o inhame a cada uma hora e fazendo isso por pelo menos 4 horas.

Contraindicações do inhame

Quando tomado nas doses corretas, o elixir de Inhame dificilmente provoca efeitos colaterais, mas em casos específicos podem ocorrer náuseas e dores de estômago por conter saponina em sua composição.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3866735/

Sair da versão mobile