Doenças

Hiperidrose – Causa, Sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 26/06/2017 (atualizado em 11/11/2019)
Hiperidrose

Hiperidrose – Causa, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber. Além disso, a Hiperidrose é uma condição caracterizada por suor anormalmente aumentado, em excesso do necessário para a regulação da temperatura corporal. Embora seja principalmente um fardo físico, a Hiperidrose pode deteriorar a qualidade de vida de uma perspectiva psicológica, emocional e social.

Tanto o palavras diaforese e hidroses pode significar tanto a transpiração (em que sentido eles são sinônimo com suando ou excesso de transpiração, em cujo caso se referem a um estreitamente definida distúrbio clínico específico.

Causas de Hiperidrose: Suar ajuda a manter o corpo frio. Todas as pessoas suam, especialmente em dias em de temperaturas muito altas, após exercícios físicos ou durante uma situação estressante, que deixe a pessoa muito nervosa, com raiva, envergonhada ou com medo.

No entanto, o suor excessivo também pode ocorrer em outras situações. Pessoas com Hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional.

Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de Hiperidrose primária ou focal. A Hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população. Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico. Na maioria dos casos de Hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem que trata-se de um problema hereditário.

Se a sudorese ocorre como resultado de outra condição médica, é chamada Hiperidrose secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou em apenas uma área. Entre as condições que podem causar Hiperidrose secundária estão:

  • Acromegalia.
  • Condições associadas à ansiedade.
  • Câncer.
  • Síndrome carcinoide.
  • Determinados medicamentos e substâncias de abuso.
  • Distúrbios de controle de glicose.
  • Doença cardíaca.
  • Hipertireoidismo.
  • Doença pulmonar.
  • Menopausa.
  • Feocromocitoma.
  • Lesão na medula espinhal.
  • Derrame.
  • Tuberculose ou outras infecções.

Sintomas de Hiperidrose: Os sinais de sudorese surgem tanto na infância, na adolescência quanto na vida adulta. Algumas vezes há situações de histórico na família, entretanto, geralmente as razões para a predisposição são desconhecidas.

Durante o sono ocorre uma melhora dos sintomas. No dia a dia o suor escorre pelo corpo, podendo ser quente ou frio. Ele costuma afetar tanto o corpo como um todo quanto partes em específico, dependendo do organismo da pessoa.

Os locais mais acometidos são as axilas, o rosto, as mãos e o crânio, conforme mencionamos acima. No entanto, as costas, os pés, a região inframamária e a inguinal também podem ser facilmente afetadas.

Quando a sudorese ou Hiperidrose é muito grave costuma haver formação de fissuras na pele, além disto, o odor emitido pela pessoa é forte e desagradável. Esta condição acaba deixando muitos indivíduos deprimidos, visto que a aparência ao suarem é desagradável e o cheiro também. Pessoas que sofrem da condição devem procurar por auxílio médico, de forma a procurar uma solução para o caso.

Tratamento de Hiperidrose: A Hiperidrose excessiva pode ser um desafio para tratar e pode demorar um pouco para encontrar um tratamento adequado para você.
Os médicos geralmente recomendam começar com o tratamento menos invasivo primeiro, como antitranspirantes poderosos. As mudanças de estilo de vida também podem ajudar, incluindo:

  • Vestindo roupas soltas e leves.
  • Evitando gatilhos, como álcool e alimentos picantes, o que poderia tornar seu transpiração pior.
  • Vestindo roupas pretas ou brancas para ajudar a minimizar os sinais de Hiperidrose.

Se isso não ajudar, você pode ser aconselhado a tentar tratamentos como iontoforese (a área afetada é tratada com uma corrente elétrica fraca passada através da água ou uma almofada molhada), injeções de toxina botulínica e até cirurgia em alguns casos.

A Hiperidrose geralmente é uma condição de longo prazo, mas algumas pessoas experimentam uma melhora com o tempo e os tratamentos disponíveis geralmente podem controlar o problema.

Sair da versão mobile