Nutrição

Hibisco – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

Por Alan Costa, em 06/11/2017 (atualizado em 08/02/2024)
Hibisco

Hibisco – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais. Além disso, o Hibisco possui uma grande quantidade de nutrientes que são importantes para o corpo e o organismo. Com centenas de espécies e variações, o Hibisco é uma das flores mais tradicionais em solo brasileiro, uma vez que é natural de locais quentes e úmidos típicos de climas subtropicais e tropicais. O Hibisco também chamada de flor da Jamaica é Rosa da China, a flor é, inclusive, um dos principais símbolos do Havaí. Uma das espécies mais tradicionais e amplamente usadas para fazer o tradicional chá Hibisco é a Hibiscus sabdariffa, que floresce da vinagreira – planta muito usada para fins medicinais e orientais.

Confira as Propriedades e os Benefícios do Hibisco:
  • Ajuda a Manter a Saúde do Corpo;
  • Contém Nutrientes;
  • Ajuda no Emagrecimento;
  • Reduz o Colesterol;
  • Previne a Diabete;
  • Tem Ação Diurético;
  • Melhora a Função Intestinal;
  • Ajuda a Prevenir o Câncer;
  • Tem Ação Antioxidante;
  • Regula a Pressão Sanguínea.

Este artigo discute os vários benefícios do Hibisco que ajudará a manter o corpo humano saudável e em forma. Então, Confira detalhadamente Os 10 Benefícios do Hibisco Para Saúde:

Benefícios do Hibisco Para Manter a Saúde Em Dia: O Hibisco é um dos tipos de chá mais populares do mundo e em algumas localidades é usado inclusive, como bebida medicinal. Ele pode ser ingerido quente ou frio, possui baixas calorias e não tem cafeína, ao contrario das maiorias dos chás”.

Independente da forma de consumo, diversos estudos relacionam o Hibisco, quando associado a uma dieta saudável, com redução das taxas de colesterol, triglicérides e glicose, e o controle da hipertensão, além de contribuir para a queima de gordura corporal e a prevenção de doenças por causa de sua ação antioxidantes.

Benefícios do Hibisco Por Conter Nutrientes Para Corpo: O Hibisco é feito de nutrientes importantes para o corpo. Ele é rico e, fosforo magnésio, potássio e vitamina B1, B2 e C. “A vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo organismo, e também de antioxidantes que combatem os causadores de envelhecimento e doenças, como o câncer”, explica Caroline.

Já as vitaminas B1, B2 contribui para saúde da pele, do cabelo e dos ossos. Na forma de chá, o Hibisco é rico em flavonoides, polifenóis, ácidos orgânicos e vitamina A, que também neutralizam os radicais livres moleculares que, se presentes em excessos no organismo, provocam o envelhecimento das células e desencadeiam doenças.

Benefícios do Hibisco Para Emagrecer com Saúde: Não são poucos os que precisam a ajuda do Hibisco para emagrecer . Não é atoa: as flores são ricas em antioxidantes com ação termogênicos, que pode contribuir para a queima de gordura.

Estudos demostram que Hibisco pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), assim com a pressão arterial, além da prevenir doenças cardiovasculares, melhora o fluxo sanguíneo, afastar infecções na bexiga e ajuda a regular o funcionamento do intestino, devido a presença dessas substancias fito químicas.

A elevada concentração da antocianina presente no Hibisco combate as inflamações das células, fazendo com que as mesmas exercem corretamente suas funções e impedindo o acumulo de toxinas. A bebida também tem efeito diurético, contribuindo para a eliminação dos líquidos em excesso e combatem o inchaço”, complementa.

Outros Benefícios do Hibisco: O Hibisco possui muitos benefícios para a saúde, além dos citados acimas, o Hibisco possui muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:

Benefícios do Hibisco Para Reduzir o Colesterol: Nada menos que 80 milhões de brasileiros estão com taxas elevadas de colesterol, e a má notícia é que esse número não para de aumentar. Má alimentação, sedentarismo, estresse e fatores hereditários têm se combinado para deixar mais de um terço da população com o colesterol LDL acima da faixa ideal. O bom disso tudo e que o Hibisco é um ótimo remédio natural para lida com esses problemas.

Benefícios do Hibisco Para Prevenir a DiabetesAo lado da hipertensão e dos níveis elevados de LDL, o excesso de açúcar no sangue faz parte de um conjunto de condições que compõem a síndrome metabólica. O termo se refere a fatores de risco metabólico que se manifestam em uma pessoa e elevam as chances de desenvolver diabetes e complicações cardíacas.  O bom disso tudo e que o Hibisco é um ótimo remédio natural para lida com esses problemas.

Benefícios do Hibisco Por Ser Diurético: Com base na literatura científica disponível até o momento, pesquisadores têm observado que o efeito diurético do chá de Hibisco se deve à atuação da H. sabdariffa como uma antagonista da aldosterona.

Benefícios do Hibisco Para Melhorar a Função Intestinal: O Hibisco é levemente laxante, uma vez que seus compostos ativos melhoram a digestão e favorecem o trânsito intestinal. Para melhores resultados com o chá de hibisco, tome uma xícara do líquido logo ao acordar, ainda em jejum.

Benefícios do Hibisco Para Prevenir o Câncer: Assim como outros alimentos ricos em antioxidantes, o Hibisco contém fitonutrientes que podem retardar o crescimento de células cancerígenas através de uma redução na quantidade de radicais livres na circulação.

Benefícios do Hibisco Como Antioxidante: O Hibisco serve não apenas para reduzir as medidas como também para manter a saúde. Os antioxidantes das flores de Hibisco têm um papel importante na redução nos danos celulares causados pelo estresse oxidativo.

Benefícios do Hibisco Para Pressão Sanguínea: Um relatório da AHA (Associação Americana de Saúde), que foi publicado em novembro de 2008, afirma que o consumo de Chá de Hibisco reduz a pressão arterial em pré-hipertensos e levemente hipertensos adultos. Ele também afirma que 1/3 dos adultos nos Estados Unidos sofrem de pressão arterial elevada, que também é chamada de hipertensão. Outro estudo sugere que o Chá de Hibisco possui propriedades anti-hipertensiva e cardio-protetoras. que pode ser benéfico para pessoas que sofrem de hipertensão e os que estão em alto risco de doenças cardiovasculares cárie.

Como Usar o Hibisco: A parte utilizada do hibisco é a flor, e o chá dessa planta é muito utilizado para ajudar no emagrecimento. Para fazer chá de hibisco: adicionar 2 colheres de sopa cheias de flores hibisco seco, 2 sachês ou 1 colher de chá do pó em 1 litro de água em início de fervura. Desligar o fogo e abafar o recipiente por dez minutos, coar e beber.

Para emagrecer , deve-se tomar 3-4 xícaras de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições. Existem ainda as cápsulas que contêm hibisco em pó no seu interior. Estas cápsulas normalmente são vendidas para quem está tentando emagrecer e seu uso deve ser feito de acordo com as indicações da caixa, uma vez que variam de acordo com a marca.

Efeitos Colaterais: Apesar não acontecer em todas as pessoas, o Hibisco pode causar tonturas, fraqueza e sonolência porque ele ajuda na redução da pressão arterial. Assim, que sofre com pressão baixa não deve consumir o hibisco em grandes quantidades, nem sem recomendação médica. O hibisco reduz os níveis de estrogênio, não sendo indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais. Segundo uma pesquisa realizada na Índia, as propriedades estrogênicas do chá podem interferir na fertilidade feminina.

Sair da versão mobile