Grãos e Cereais

Grão de bico: O que é? benefícios e como usar (com receita)

Por Alan Costa, em 07/11/2017 (atualizado em 12/04/2024)
grão-de-bico

O grão-de-bico, conhecido cientificamente como Cicer arietinum, é uma leguminosa que há séculos encanta os paladares ao redor do mundo.

Originário do Oriente Médio, o grão-de-bico é uma das primeiras plantas cultivadas pelo ser humano e desfruta de uma longa história gastronômica e cultural.

O grão de bico pode ser escolhido como fonte saudável, graças as suas propriedades que são ideais para nossa saúde. Além disso,  o grão de Bico é uma ótima fonte de proteínas e fibras quando comparados com outras plantas.

O que é o grão-de-bico

O grão-de-bico é uma leguminosa cultivada e consumida em todo o mundo. Também conhecida pelo seu nome científico Cicer arietinum, é uma planta anual da família das Fabaceae.

Os grãos de bico são sementes comestíveis encontradas dentro de vagens produzidas por essa planta.

Valor nutricional do grão de bico

Os grãos de Bico contêm:

Além de ser uma excelente fonte de proteína e fibra vegana e sem glúten, o grão-de-bico também contém níveis excepcionais de Ferro, Vitamina B6 e Magnésio.

Os aminoácidos são os blocos de construção de proteínas e são extremamente importantes para garantir que o corpo funcione corretamente.

Benefícios do grão de bico

beneficios do grão-de-bico

Agora confira detalhadamente os benefícios do grão de bico para saúde.

1. Combate as rugas

manganês presente no grão de bico faz com que as células da pele produza energia e combate os radicais livres que são causadores de rugas.

2. Combater inflamações

A colina no grão de bico ajuda com o sono, movimento muscular, aprendizado e memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

3. Aumentar a energia

1 xícara de grão de bico contém 64% do seu Cobre diário e 26% do seu Ferro diário. Esses dois minerais trabalham juntos como super-equipe para mantê-lo energizado. O Ferro precisa de Cobre para se misturar com glóbulos vermelhos e evitar a anemia.

4. Protege a pele

Os grão de bico agem como um protetor solar natural, com altos níveis de um nutriente chamado Manganês. Apenas uma xícara de grão de bico cozido contém 85% do seu valor diário do mineral, que funciona como um antioxidante nas células da pele.

5. Melhora a saúde da mulher

Os fitoquímicos ou saponinas em grão de bico, são extremamente úteis na prevenção do câncer de mama e da osteoporose. Também é ótimo para diminuir a incidência de calores após o início da menopausa.

6. Previne o câncer

Além disso, comer grão de bico em uma base regular pode ajudar a reduzir a chance de desenvolver sintomas de câncer. Os estudos também demonstraram que os grão de bico podem minimizar os sintomas do câncer de cólon.

7. Fortalece o sistema imunológico

O grão de bico é carregado com ferro. O ferro ajuda a transportar oxigênio através do corpo e é ideal para manter um forte sistema imunológico e um bom metabolismo.

8. Reduz o colesterol

Pesquisas mostram que incluir grão de bico na dieta diminui a quantidade de colesterol de lipoproteínas de baixa densidade (ruim) no sangue.

9. Fortalece o sistema nervoso

A proteína encontrada no grão de bico também ajuda na saúde do sistema nervoso. Os aminoácidos proteicos afetam neurotransmissores no cérebro e ajudam a funcionar corretamente.

10. Fortalece o cabelo

Os grão de bico são excelentes para fortalecer seu cabelo. As boas quantidades de proteína e Manganês ajudam a prevenir os cabelos grisalhos.

11. Regula a digestão

Devido ao seu elevado teor de fibras, o grão de bico ajuda a prevenir a constipação e promovem a regularidade de um aparelho digestivo saudável.

Como usar o grão de bico

grão-de-bico

Existem diversas maneiras deliciosas de consumir grão-de-bico. Aqui estão algumas sugestões:

  • Cozido: Os grãos-de-bico podem ser cozidos e consumidos inteiros. Basta colocá-los em uma panela com água e deixar ferver por cerca de 1 hora, ou até que estejam macios. Depois, podem ser temperados com sal, pimenta, azeite e ervas a gosto, e servidos como acompanhamento ou acréscimo a saladas e pratos principais.
  • Húmus: O húmus é uma massa cremosa feita à base de grãos de bico cozidos, tahine (macarrão de gergelim), suco de limão, alho e azeite de oliva. Pode ser consumido como um molho com pães, palitos de legumes ou como molho para saladas.
  • Falafel: O falafel é uma preparação frita ou assada feita com grãos-de-bico moídos, temperados com especiarias como cominho, coentro e alho, e formados em bolinhos. Pode ser servido como petisco, recheio de sanduíches ou como parte de pratos principais.

Malefícios do grão de bico

Algumas pessoas experimentam desconforto digestivo ao comer feijão, devido ao alto teor de fibras e amido. Se isso acontecer com você, tente preparar os feijões a partir do zero (forma seca) e mergulhe-os durante a noite. Isso ajuda a reduzir certos compostos que podem causar problemas digestivos, incluindo gás e inchaço.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5188421/

Sair da versão mobile