Doenças

Gonorreia – Causas, Sintomas e Tratamento!

Por Alan Costa, em 22/06/2017 (atualizado em 05/11/2019)
Gonorreia

Gonorreia – Causas, Sintomas e Tratamento que todos devem fazer. Além disso, a Gonorreia é uma doença comummente transmitida sexualmente, às vezes referida como “aplauso”. Isso afeta anualmente milhares de homens e mulheres nos Estados Unidos.

A Gonorreia é facilmente tratada, mas pode causar complicações graves e às vezes permanentes. A doença inflamatória pélvica ocorre em mulheres quando a infecção da Gonorreia Afeta seu útero ou trompas de Falópio. A complicação mais grave associada à doença inflamatória pélvica é a infertilidade. Complicações em homens com Gonorreia incluem epididimite ( inflamação do tubo que transporta esperma) e infertilidade.

Causas da Gonorreia: A Gonorreia é causada pela bactéria Neisséria gonorrhoeae, também conhecida como gonococo. Qualquer indivíduo que tenha qualquer prática sexual pode contrair a Gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal ou anal.

A bactéria se prolifera em áreas quentes e úmidas do corpo, incluindo o canal que leva a urina para fora do corpo, a uretra. Pode ser encontrada também no sistema reprodutor feminino, que inclui as tubas uterinas, o útero e o colo do útero. Existe, ainda, a transmissão de mãe para filho durante o parto ou quando este ainda está dentro do útero. Em bebês, a Gonorreia costuma se manifestar principalmente nos olhos, na forma de conjuntivite grave, mas também pode haver infecção disseminada.

Sintomas da Gonorreia: Na maioria dos casos, a Gonorreia passa desapercebida. Quando há sintomas, alguns são bastante característicos, principalmente na região genital.

No Pênis, os Sinais mais Comuns da Gonorreia São:

  • Dor e ardência ao urinar.
  • Secreção abundante de pus pela uretra.
  • Dor ou inchaço em um dos testículos.

Já na Vagina, os Sintomas São:

  • Aumento no corrimento vaginal, que passa a ter cor amarelada e odor desagradável.
  • Dor e ardência ao urinar.
  • Sangramento fora do período menstrual.
  • Dores abdominais.
  • Dor pélvica.

Mas a Gonorreia Também Pode Surgir em Outras Partes do Corpo:

  • Reto: os sintomas comuns da Gonorreia na região anal são coceira, secreção de pus e sangramentos.
  • Olhos: Dor, sensibilidade à luz e secreção de pus em um ou nos dois olhos.
  • Garganta: Dor e dificuldade em engolir, presença de placas amareladas na garganta.
  • Articulações: Se a bactéria afetar alguma articulação do corpo, esta poderá ficar quente, vermelha, inchada e muito dolorida.

Tratamento da Gonorreia: O diagnóstico é basicamente clínico, não havendo necessidade de exames laboratoriais específicos. O tratamento é muito simples, além de medidas de higiene, e o uso de proteção (preservativo/camisinha) compreende o uso de antibióticos, sob prescrição médica e a medicação ministrada em dose única assistida pelo médico.

Quando não tratada, a blenorragia pode atingir vários órgãos. Nos homens, a infecção alcança o testículo e o epidídimo e pode causar infertilidade. Nas mulheres, chega ao útero, às trompas e aos ovários e provoca um processo inflamatório que, além da infertilidade, é responsável por uma complicação grave, às vezes, fatal, chamada doença inflamatória pélvicas.

Para Evitar a Propagação: Informe ao seu parceiro sexual sobre a existência da infecção. Abstenha-se das relações sexuais até terminar o tratamento e receber o aval de liberação do médico.

Tenha certeza de seu parceiro sexual também tenha consultado um médico e realizado o tratamento se necessário antes de ter relação sexual novamente. Uma vez que estiver curado e voltar a ter relações sexuais novamente, faça uso dos preservativos de látex masculinos ou femininos todas as vezes que for fazer sexo anal ou vaginal.

Sair da versão mobile