Nutrição

Goji Berry: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 22/11/2022

Quem ouve falar no goji berry pela primeira vez nem imagina que a frutinha asiática é consumida há milhares de anos pelo orientais em países como China, Tibete e Índia. Sensação do momento, a fruta é rica em minerais, vitaminas e ácidos graxos.

É rica também em aminoácidos essenciais, por isso contém proteína de alto valor biológico, o que é não é comum de se encontrar no reino vegetal. A goji berry conquista pelo baixo valor calórico, uma colher de sopa contém 50 calorias. Veja a lista de benefícios do goji berry.

 

Goji Berry: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios e malefícios

Benefícios 

  • Ação antioxidante: A fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias e distúrbios do sistema neurológico e imunológico. Graças à grande quantidade de polifenóis, como antocianina e revesratrol, ele protege o corpo do envelhecimento precoce. É conhecida como a fruta da longevi­dade entre os tibetanos.
  • Ação energética: O goji berry tem alta concentração de vitamina C, cerca de 100 gramas da fruta contém 2 gramas de vitamina C. “O consumo diário proporciona bem-estar em geral e aumenta o nível de energia e a qualidade do sono”, diz.
  • Ação imunoestimulante: A fruta possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B6. Segundo a nutróloga, essas vitaminas mantêm o sistema imunológico saudável e competente.
  • Ação oftalmológica: Ricas em carotenoides, as frutas com pigmentos vermelhos, como a goji berry, protegem os olhos. “A fruta contém também luteína e zeaxantina, dois carotenoides que previnem a degeneração macular senil, causa de cegueira nos idosos”, completa Tamara.
  • Ação fotoprotetora: Segundo a especialista, o betacaroteno, presente no goji berry, protege a pele dos danos causados pelo sol.
  • Ação anticancerígena: “O poder antioxidadante dos polifenóis, presentes na fruta, contribui para a prevenção do câncer”, explica a nutróloga.
  • Ação antilipêmica: Por conter ácidos graxos, como o linoleico, a fruta auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

 

Benefícios da Goji Berry para saúde

Para Diminui as Celulites:

O fruto é rico em beta-sisterol, nutriente com ação anti inflamatória que melhora a celulite, já que ela é caracteriza por uma inflamação. Além disso, o alto teor de fibras da fruta aliado ao beta-sisterol contribui para estabilizar os níveis do colesterol, que em excesso pode aumentar as celulites.

Para Melhorar o Sistema Imunológico:

O Goji berry é rico em vitamina C. Este nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater micro organismo e estruturas estranhas ao corpo.

A vitamina também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

Para Melhora a Visão:

O fruto é a maior fonte conhecida de carotenoides. Este nutriente é responsável por prevenir e auxiliar a saúde da visão. Alguns estudos também apontam que o Goji berry possui quantidades significativas de zeaxantinas que melhoram a função da retina.

Para Prevenir o Câncer:

A prevenção de câncer é um dos melhores e mais importantes benefícios do Goji Berry oferecidos ao consumidor. Na verdade, estes frutos brilhantemente coloridos são enriquecidos com antioxidantes potentes que eliminam os radicais livres causadores do câncer do sangue, mantendo assim longe diferentes tipos de câncer.

Para Pele: 

Os carotenoides presentes no Goji berry também irão proporcionar benefícios para a pele. Uma pesquisa da Universidade de Sidney sugere que o Goji berry pode oferecer foto proteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioletas.

Para Prevenir o Envelhecimento:

Outro benefício para saúde do Goji Berry associado com seu alto teor antioxidante e de fibra é a desaceleração do processo de envelhecimento. Não apenas reduz os sinais da idade, mas também assegura uma vida mais saudável, longa, por prevenir doenças.

A Fruta Ajuda a emagrecer?

Até o momento não foram realizados estudos que comprovem um efeito emagrecedor da goji berry. Ela tem potente ação estimulante, pode auxiliar no estímulo à prática de atividades físicas e, consequentemente, causar emagrecimento.

Como podemos encontrar o goji no mercado?

Há três formas de encontrá-la: na forma in natura (por ser importada, é bem raro de encontrar nos mercados), desidratada (em lojas e empórios especializados em produtos naturais) e na forma de suplementos, em cápsulas ou em pó (em farmácias de manipulação).

 

Como podemos encontrar o goji no mercado?

 

Qual a variação mais indicada para incluir na dieta?

A fruta desidratada não apresenta perda de nutrientes, além de ter poucas calorias e ser de fácil consumo durante o dia. Muitos estudos têm demonstrado que o efeito de consumir um suplemento com os princípios ativos benéficos das frutas e vegetais não trazem o mesmo benefício do que consumir a fruta em si. Nela, encontramos um pool de nutrientes e substâncias benéficas, algumas ainda desconhecidas.

Qual a quantidade diária recomendada?

Duas colheres de sopa ao dia ou 150 ml de seu suco. Ela pode ser incluída no lugar de outra fruta, preferencialmente pela manhã.

Como consumir o Goji Berry?

Podemos misturá-la a outras frutas, assim como a iogurtes, cereais, saladas ou batidas e sucos. Seu sabor é levemente amargo. Se consumido com iogurte, pode ser mais saboroso. Evite adicionar açúcar.

Existe alguma contraindicação?

Alguns estudos nos Estados Unidos apontaram que o consumo excessivo de chás com goji berry tem ação inibitória da warfarina (medicação utilizada para evitar trombose). Seu consumo não é recomendado para quem faz uso dessa medicação.

Supõe-se que alguma substância da fruta interaja com o P450 – local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados. Seu consumo não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão, por exemplo. Recomenda-se o consumo distante do uso das medicações diárias.

 

Existe alguma contraindicação?

 

Cuidados com o Goji Berry

Embora Goji Berry possua muitos benefícios para a saúde, uma palavra de cautela sobre os efeitos colaterais de Goji Berry é necessário.

Relações alérgicas: Os Goji Berry são conhecidos por serem alérgicos a algumas pessoas, causando reações alérgicas tais como facial angioedema, dispneia ou falta de ar, urticária, coceira na boca ou ouvidos, axila, erupções cutâneas, anafilaxia, rinite episódica e conjuntivite.

Varfarina: O Goji Berry também pode interagir com remédios e pode causar sangramento. A varfarina é uma das drogas que tem sido conhecido por ser reativo à Goji Berry. A varfarina é usado como um anticoagulante e reações durante o tratamento incluem sangramento induzido.

Pacientes submetidos a tratamento com warfari, relatou epistaxe, hematomas e sangramento no reto depois de tomar suco de Goji Berry. Além de usuários de varfarina, aspirina, heparina, ibuprofeno e naproxeno, também não deve consumir esta fruta.

Outros medicamentos: O Goji Berry também pode reagir com certos antibióticos, antifúngicos, antivirais, remédios anticâncer, antidepressivas, medicamentos para baixar o colesterol, remédios relacionadas com coração e vasos sanguíneos, medicamentos hormonais, imunossupressor e para osteoporose. Os usuários desses medicamentos não devem consumir esta fruta pois pode ocorrer reações.

Sair da versão mobile