Doenças

Glaucoma – Causas, Sintomas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 28/04/2017 (atualizado em 11/11/2019)

Glaucoma – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, o glaucoma é uma doença degenerativa causada por um aumento da pressão no interior do olho (tensão ocular). O olho contém no seu interior uma água semelhante, que é constantemente renovado líquido, mas se o sistema de drenagem falhar, os aumentos de pressão intra-ocular e pode danificar o nervo óptico. O glaucoma é a segunda principal causa de cegueira, por trás das quedas, uma consequência que poderiam ser evitados em 95 por cento dos casos com o diagnóstico precoce.

Principais Causas do Glaucoma: As causas da doença, embora ele pode afetar vários membros de uma família são desconhecidos. Então se você tem uma história familiar, que é aconselhável para ir para o oftalmologista regularmente. Em qualquer caso, ele é recomendado revisar pelo menos a cada dois anos, porque a detecção do glaucoma é muito simples.

Existem alguns grupos de risco em que o glaucoma é mais comum:

  • Aqueles com mais de 60 anos.
  • Aqueles com parentes que têm glaucoma.
  • As pessoas de raça negra ou asiática.
  • Aqueles com um elevado grau de miopia.
  • Pessoas com outras doenças oculares como miopia, especialmente quando você tem cinco ou mais dioptrias.
  • Os pacientes tomando corticosteroides.
  • Os pacientes com diabetes ou hipertensão .

Principais Sintomas do Glaucoma: Na primeira, aumento da pressão ocular não produz quaisquer sintomas. eventos subsequentes podem incluir uma diminuição na visão periférica , leves dores de cabeça e sutis distúrbios visuais tais como halos ao redor de eletricidade ou ter dificuldade em adaptar-se à escuridão.

Finalmente, a pessoa pode acabar colocando a visão de túnel (um estreitamento final do campo visual faz com que seja difícil para ver objetos ambos os lados quando se olha para a frente).

Como Prevenir: Como o glaucoma pode passar despercebida durante as suas fases iniciais, são submetidos a avaliações periódicas com a medição da pressão intra-ocular, é o meio mais eficaz para detectar e deter o seu avanço. A correção usual é especialmente recomendado a partir de 45 anos de idade a partir do qual a doença é mais prevalente.

Tipos de Glaucoma: Glaucoma pode ser classificado de acordo com três variáveis, de acordo com a Associação de Pacientes com glaucoma e suas famílias (AGAF).

Segundo Arco Iridocorneal Abertura: O ângulo iridocorneano é que formada pela raiz da íris e da córnea. Quando é detectado o glaucoma pode fazer com que o arco fique:

  • Aberto: Também conhecido como glaucoma crônico simples. Ela produz perda progressiva da visão e olho pressão.
  • Fechado: Conhecido como glaucoma agudo. Ela provoca vermelhidão do olho e um monte de dor, tanto no olho e na cabeça. Às vezes, náuseas e vômitos causa.

Por Origem:

  • Glaucoma Primário: Este é um outro nome para abrir glaucoma. Geralmente não sabem a sua causa.
  • Glaucoma Secundário: Aqueles que são produzidos por uma causa conhecida, como uma droga ou condições, incluindo uveíte (infecção da camada média do olho) ou diabetes.

De Acordo Com o Tempo de Início:

  • Congênita: Aparece no nascimento por causas hereditárias.
  • Crianças: Antes de três anos.
  • Juventude: A partir de três anos.
  • Adulto.

Diagnóstico do Glaucoma: Através de medição da pressão intra-ocular (tonometria), um teste indolor realizado em um alguns minutos, você pode ser suspeito de existência de patologia. Pessoas com glaucoma tem um elevador anormal na pressão intra-ocular.

No entanto, nem todas as pessoas com pressão intra-ocular elevada tem glaucoma, é apenas um fator de risco para a doença. Nestes casos, dois testes adicionais são necessários para confirmar o diagnóstico: a perimetria ou exame de campo visual e oftalmoscopia ou observação do nervo óptico no fundo.

Tratamentos do Glaucoma: Dependendo sobre o tipo de glaucoma, vários tratamentos são aplicados. Glaucoma de ângulo primário aberto (90 por cento dos casos) geralmente ocorre entre as pessoas mais de 55 anos, diabéticos ou míopes. O tratamento de glaucoma primário pode ser controlada por medicação tópica ou cirurgia a laser ou a implantação da válvula, facilitar a drenagem.

Glaucoma de ângulo fechado (aguda) é menos comum e pode se manifestar como dor nos olhos, dores de cabeça, visão turva, náuseas e vômitos. O tratamento definitivo envolve o uso de laser, e também requerer a administração crônica de drogas tópicas.

Os medicamentos mais comuns em tratamentos de glaucoma são derivados de prostaglandinas, bloqueadores beta, simpatomimético, o inibidor da anidrase carbónica, parassimpatomiméticos e hiperosmótico. Geralmente, colírios contêm alguns destes fármacos de combinação.

Tratamentos Cirúrgicos em Três Modos: 

Cirurgia a Laser: Sua vez, apresenta tipos diferentes indicados para cada variedade de glaucoma. Trabeculoplastia é usado para abrir glaucomas, enquanto o iridotomia periférica de laser ou laser de YAG utilizado para o glaucoma citocoagulación fechada.

Cirurgia de Filtragem: Consiste na geração de uma nova via de drenagem para diminuir a pressão intra-ocular.

Drenagem: Uma válvula de modo que o fluxo pode conceber é inserido.

O tratamento do glaucoma é baseado em parar o desenvolvimento de glaucoma, porque a visão é perdida quando esta condição ocorre não pode ser recuperado, tal como estabelecido pelo Instituto de microcirurgia ocular (OMI). Que é por isso que a detecção precoce da doença é muito importante para obter a menor quantidade de visão possível é perdido.

Sair da versão mobile